quinta,
Sugestão
Vereador pede mudança em obra de recapeamento da Av. Prudente de Morais
Robson Carvalho pediu sensibilidade ao Executivo para que haja um novo cronograma que não atrapalhe o fluxo de veículos durante a hora do rush
José Aldenir / Agora Imagens
Robson Carvalho, vereador de Natal
Ciente da situação pela qual passa a malha viária da avenida Prudente de Morais, a prefeitura de Natal organizou um planejamento de recapeamento para tapar os buracos e imperfeições mais graves da via.  Todavia, o que parecia ser um ato elogiável pela população, saiu pela culatra. Isto, porque as obras estão acontecendo em horário considerado de pico, o que tem atrapalhado o trânsito natalense. O vereador Robson Carvalho (PMB), que já recebeu várias reclamações populares a respeito, se pronunciou, pedindo sensibilidade ao Executivo para que haja um novo cronograma que não atrapalhe o fluxo de veículos durante a hora do rush.

“Em Natal, especificamente na Prudente de Morais, vivenciamos momentos ainda mais difíceis. Não obstante as péssimas condições das nossa malha viária (muito em decorrência das chuvas), observamos o serviço de recapeamento e recuperação realizados em momentos de pico (rush), o que tem ocasionado revolta aos usuários das vias “beneficiadas”, disse.

Um dos principais desafios que motoristas de Natal enfrentam no cotidiano é desviar de buracos e acidentações que permeiam as principais vias da cidade. Uma delas é justamente Avenida Prudente de Morais, que passa por alguns dos principais pontos comerciais e desportivos da capital. O vereador lembrou os problemas pelos quais a população passa – não apenas ao trafegar pela Prudente.

“Suplico ao setor responsável da prefeitura para que se sensibilize com esse pleito que é oriundo do clamor da nossa sofrida população. Nossa capital tem enfrentado os mesmos problemas de trânsito das grandes cidades brasileiras. Aumento da frota e falta de planejamento estão entre as principais causas dos transtornos sofridos pelo povo”.

Para remediar a situação, Robson Carvalho sugeriu que a realização de obras de recapeamento ocorram no período noturno. Ele crê que as atividades neste horário contarão com um trânsito folgado e, por isso, não devem atrapalhar o fluxo de veículos em uma das principais avenidas de Natal. Para corroborar sua ideia, o parlamentar lembrou, inclusive, que este tipo de planejamento já é utilizado com sucesso em outras capitais brasileiras.

“Trago aqui a minha sugestão para que a administração municipal promova tais obras, que são bem vindas, no horário noturno. Agindo assim, não estrangularia o já comprometido trânsito de Natal, a obra seria feita de forma mais rápida e os funcionários trabalhariam num horário mais frio e confortável. São exemplos já executados em cidades como Brasília e Manaus”, apontou.

OBRAS
As obras de recapeamento da avenida Prudente de Morais foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) no dia 26 de julho. A previsão dada pela pasta é de que os trabalhos seriam finalizados em 20 dias – isto é, na próxima terça-feira 15. O serviço foi orçado no valor de R$ 1.264.193,00.

De acordo com o secretário adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro “o serviço será realizado por faixa e gradativamente nos dois sentidos. Primeiramente será realizado o recapeamento da via no sentido Centro/Bairro e posteriormente no sentido Bairro/Centro”, informou.