Educação
Fátima e Mineiro levam apoio à reeleição da presidente do Sinte-RN
Senadora e deputado estadual do PT registraram nas redes sociais o apoio a Fátima Cardoso, candidata a reeleição no sindicato dos professores
Mineiro, Fátima Cardoso e Fátima Bezerra no Sinte (Twitter)
Reprodução / Twitter Fátima Bezerra
Deputado Fernando Mineiro, presidente do Sinte, Fátima Cardoso, e a senadora Fátima Bezerra

Senadora potiguar e pré-candidato ao Governo do Estado, Fátima Bezerra, do PT, participou nesta segunda-feira, 11, da votação para escolha da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Sinte-RN. Na ocasião, a parlamentar destacou o voto dela na reeleição da presidente, Fátima Cardoso, que se envolveu em algumas polêmicas no período eleitoral da categoria.

“Estou no Sinte para votar na chapa 1- ‘Resistência, Experiência e Luta’! Minha categoria muito bem representada pelos companheiros Fátima Cardoso, Miguel e todos os que nos orgulham na defesa da nossa educação pública, gratuita e de qualidade”, registrou Fátima Bezerra pelo Twitter, em foto ao lado do deputado estadual Fernando Mineiro, também do PT.

Mais de 30 mil pessoas deverão participar da eleição do Sinte nesta segunda. A entidade é a maior do estado no quesito representação de classe e está presente em 151 municípios potiguares, tendo um orçamento anual de R$ 10 milhões. O valor é maior que a arrecadação de 159 cidades potiguares com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), inclusive.

Disputa

A chapa 1, “Resistência, experiência e luta”, é a situação e que comanda a entidade há 30 anos. A chapa 2, “Muda SINTE”, é uma dissidência do atual diretório. Já a chapa 3, “Oposição revolucionária – por um SINTE independente e de luta”, é formada por professores de municípios da região metropolitana de Natal.

Atual coordenadora geral da entidade, Fátima Cardoso, defende a continuidade da atual gestão. “Nós temos um perfil de negociação e trabalhamos para a valorização profissional”, disse. Candidata da Chapa 2, a professora Luciana Lima defende uma mudança de postura na direção sindical. “Queremos uma nova condução das lutas da nossa categoria”, explicou.

Por fim, a candidata da chapa 3, a professora Mônica Bezerra, aponta para a descentralização da entidade. “Queremos levar a discussão de defesa da escola pública para o interior do Rio Grande do Norte”, afirmou.

As eleições do Sinte das 7h30 às 21h30. Serão 304 urnas distribuídas por todos os municípios potiguares.

Polêmica

No período eleitoral, segundo série de matérias feitas pelo Portalnoar, a atual presidente Fátima Cardoso foi denunciada por agiotagem, ao emprestar dinheiro, a juros, ao Sinte.