Publicidade
100 dias
Fátima adota política do diálogo por resultados em áreas essenciais
No balanço dos 100 primeiros dias de gestão, governadora do Rio Grande do Norte reforça que os salários dos servidores vêm sendo pagos em dia e débitos atrasados serão quitados no decorrer do ano; segurança avançou e reduziu indíces de violência
José Aldenir / Agora RN
Governadora Fátima Bezerra (PT)

Em apenas 100 dias, a gestão de Fátima Bezerra começa dar o tom de como será a administração do Estado para os próximos quatro anos. Salários atrasados da gestão anterior ainda não foram quitados, mas secretários e a própria governadora já informaram que o assunto é prioridade e será liquidado com a entrada de receitas extraordinárias, com desta que para a cessão onerosa do pré-sal e os royalties da produção mineral.

No campo das finanças, o governo tem passado um pente fino com o objetivo de elevar a arrecadação, negociar com devedores do Estado, enquadrar sonegadores e cortar despesas o quanto for possível. A tônica do governo tem sido marcada pelo diálogo, paciência e muita negociação com os servidores. A governadora também tem ido a Brasília com o intuito de trazer recursos federais e negocia a instalação de mais empresas no Estado, com a finalidade de gerar empregos. Confira um breve resumo nas principais áreas de atuação.

SEGURANÇA

Dados estatísticos divulgados pela Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), nesta quinta-feira, 11, apontam uma redução no número de homicídios nos primeiros 100 dias de 2019, em relação ao mesmo período em 2018. Foram registradas 420 Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs), nos primeiros 100 dias deste ano, o que representa 203 vidas humanas poupadas em relação ao mesmo período no ano anterior, quando foram registrados 623, o que resultou uma diminuição em 33%. O Governo do RN firmou um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e receberá investimentos de R$ 80 milhões este ano. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), por meio do Instituto de Identificação, realizou no primeiro trimestre do ano a emissão de 70.494 documentos de identidade, garantindo cidadania aos potiguares.

Atualmente as carteiras de identidade são emitidas em 22 Centrais do Cidadão espalhadas pelo Estado, com agendamento eletrônico para marcação de dia e horário de atendimento. O Itep também realizou, nas áreas de Criminalística e Medicina Legal, 5,5 mil exames, o que inclui locais de crime e os tipos laboratoriais, DNA, toxicologia, traumatologia, necroscópicos, balística, papiloscopia, identificação veicular, psicologia e psiquiatria forense, entre outros.

SAÚDE

O Samu 192 RN comemora a integração de seis novas ambulâncias que irão se somar à frota de veículos do serviço de urgência e emergência. Entregues no último mês de março, as novas ambulâncias farão substituição de veículos que já estão com alguns anos de uso. A Unidade de Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) está realizando uma série de visitas técnicas às farmácias das unidades hospitalares, sob gestão da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes iniciou, no mês de março, o serviço de acolhimento com classificação de risco para ampliar ainda mais a humanização do atendimento à comunidade. Localizado em Caicó, o hospital busca com essa iniciativa cumprir mais uma diretriz da Política Nacional de Humanização.

EDUCAÇÃO

A rede estadual de educação retornou as aulas com 217 mil alunos, distribuídos entre as 608 escolas estaduais de ensino fundamental e médio. A Secretaria de Educação trabalhou para que as aulas fossem iniciadas no prazo estabelecido: 14 de fevereiro. No ensino médio, a rede estadual já conta com 40 escolas em tempo integral, sendo sete centros estaduais de educação profissional. O calendário escolar da Rede Estadual de Ensino, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) contém 200 dias letivos, e seguirá até o mês de dezembro de 2019, em todas as escolas das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura distribuídas por todo o Rio Grande do Norte. O Governo lançou o edital para contratação de educadores e técnicos agrários que atuarão na alfabetização de 2.500 trabalhadores do campo em 29 municípios do RN. O Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional conta com investimentos do acordo de empréstimo do Banco Mundial, via Governo Cidadão, e vai contratar 100 alfabetizadores e 100 técnicos agrários que, distribuídos em 100 turmas, têm como objetivo diminuir o índice de analfabetismo no RN. Além disso, o governo chamou 410 profissionais de educação aprovados em concurso. Também foram convocados outros 58 professores temporários. Estes irão atuar nas 57 escolas do Estado que possuem turmas de educação profissional. Por meio do projeto RN Vida, 600 crianças e adolescentes no contraturno escolar terão práticas artísticas e esportivas. Para participar do projeto, é necessário estar matriculado em escola pública e ter entre 7 e 16 anos de idade.

INFRAESTRUTURA

A rotatória das avenidas Itapetinga com Rio Doce, na divisa dos bairros Lagoa Azul e Potengi, está bem perto de ser tornar realidade. A obra, que contempla pavimentação, drenagem, calçada e iluminação das vias, está sendo executada desde o dia 11 de março e deverá ser concluída no prazo de 60 dias, conforme anunciado pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER-RN).

AGRICULTURA FAMILIAR

A Central da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes) – administrada pela Coofarn (Central de Cooperativas da Agricultura Familiar), em co-gestão com a Seara (Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária) já conta com 60 permissionários e representa dez associações e cooperativas formadas por famílias que ocupam as barracas da feira de alimentos in natura, que oferece produtos fresquinhos, naturais e sem agrotóxicos, colhidos de hortas, pomares e roçados de agricultores familiares, e os boxes de produtos processados de pequenos criadores, apicultores e artesãos que comercializam mel, queijos, manteiga da terra, ovos caipira, biscoitos, sequilhos, polpa de fruta etc, e utensílios decorativos. O lugar oferece vendas online através da loja virtual.

Publicidade
Publicidade