BUSCAR
BUSCAR
Prevenção

Apenas 6% das cidades têm serviço de mamografia no Rio Grande do Norte

Nove municípios potiguares têm mamógrafos credenciados para o atendimento do público e o tempo de espera do exame pode chegar a até 10 meses
Redação
15/10/2018 | 08:47

O Rio Grande do Norte contabiliza apenas nove municípios ofertando serviços de mamografia. Ao todo, são 27 mamógrafos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) – incluindo o sistema privado.

Natal concentra 24% de toda a oferta de mamógrafos do Estado. A cada quatro equipamentos de exame clínico, um deles está na capital.

mamografo

Atualmente, o serviço de mamografia está ativo em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz, Currais Novos, Parnamirim, São Gonçalo e Alexandria. As outras duas localidades estão em processo de contratação, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap).

Dos 27 mamógrafos, apenas cinco são capazes de identificar a posição exata do tumor para a realização de biópsia ou a retirada do tumor de forma precisa, que é chamada de estereotaxia. Os outros 22 são mamógrafos de comando simples, que realizam o exame preventivo e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na capital do Estado, são disponibilizados cinco serviços com mamógrafos simples e dois com estereotaxia, com capacidade para produzir cerca de 135 mil mamografias por ano. De janeiro a julho deste ano foram realizados 16 mil exames, com tempo médio de espera de 30 dias, segundo a Sesap.

Segundo o médico mastologista, Maciel Matias, a demora no diagnóstico é um fator determinante na cura da paciente. “O diagnóstico precoce, é na verdade, a única chance que a mulher tem hoje para fazer o seu tratamento com chance de cura”, declarou. “Um centímetro de tumor contém 1 bilhão de células. Se a mulher chega, como acontece na maioria das vezes, com tumor de mais de cinco centímetros, as chances dessa doença estar distribuída em todo seu corpo é muito maior”, explicou Maciel.

A Sesap informou ainda que intensifica as ações de prevenção por meio do Programa de Controle do Câncer de Mama. O mês de outubro também aborda o tema através da campanha outubro rosa. A iniciativa visa alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença. O parâmetro estabelecido pelo Ministério da Saúde é de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes.

Com os atuais 27 mamógrafos credenciado, o Rio Grande do Norte está dentro dos parâmetros. Contudo, a demanda pelo exame ainda é grande. A agricultora Terezinha Dias, de 47 anos, residente no município de Santa Maria, conta que está a quase um ano esperando para marcar o exame. “Estou há 10 meses esperando para marcar o exame de mamografia, procurei a secretaria municipal de saúde e ainda não consegui marcar”, explicou.

Em sua família já houve casos de câncer de mama e ela teme que possa acontecer com ela. “A gente nunca sabe se vai acontecer com a gente, por isso, faço anualmente o exame preventivo”, finalizou.

Popularidade em queda de Lula pode afetar candidatura de Natália em Natal
Pesquisas recentes mostram queda na aprovação do presidente e refletem na intenção de votos para a pré-candidata à Prefeitura de Natal, que tem Lula como padrinho político
25/04/2024 às 08:13
MMA e Consórcio Nordeste firmam parceria para criação de fundo de conservação da Caatinga
Ministra Marina Silva e governadora Fátima Bezerra se reúnem em Brasília para discutir iniciativa que visa a sustentabilidade e preservação do bioma
25/04/2024 às 07:55
“Esperava a mesma atenção que tive com ele”, diz Allyson Bezerra sobre Rogério Marinho
Prefeito de Mossoró afirma que se distanciou do senador por causa da cobrança de Rogério para que PL indicasse vice na chapa de reeleição
25/04/2024 às 07:23
OAB entrega a PEC da Sustentação Oral no STF para Pacheco
Texto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB em 15 de abril, com o apoio das 27 seccionais
24/04/2024 às 21:12
Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle
Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas
24/04/2024 às 17:49
Álvaro Dias descarta Joanna Guerra e promete anunciar apoio a Carlos Eduardo ou Paulinho em maio
Em entrevista a uma rádio, Álvaro Dias declarou que preferia indicar a secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), mas o nome dela não emplacou.
24/04/2024 às 17:44
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
24/04/2024 às 17:44
Ex-prefeita de Sítio Novo recebe ameaça de facção e diz é fake news de adversários
Ex-prefeita Wanira Brasil, do município de Sítio Novo publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira 24 desmentindo ameaças de facção criminosa
24/04/2024 às 17:34
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Projeto de Lei que reconhece como manifestação da cultura nacional blocos e bandas de carnaval foi sancionado pelo presidente Lula nesta quarta-feira 24
24/04/2024 às 17:25
Prefeito Allyson convida vereadores de Natal para o Mossoró Cidade Junina 2024
Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi recebido pelos vereadores Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira 24
24/04/2024 às 15:24
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.