BUSCAR
BUSCAR
Segurança
Termo de cooperação autoriza forças policiais do RN a agirem no enfrentamento a facções
Secretário diz que ter uma cadeira na Regional Nordeste vai auxiliar no combate ao crime organizado
Redação
16/01/2020 | 05:33

A portaria do Ministério da Justiça e da Segurança Pública publicada na última terça-feira, 14, que estabelece uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte e a Polícia Federal vai intensificar as ações de combate à criminalidade em território potiguar, mas também servirá para fortalecer o termo de cooperação já existente que autoriza a realização de operações conjuntas envolvendo as forças policiais do RN.

O objetivo da parceria, segundo o secretário da Segurança Pública do RN, coronel Francisco Araújo Silva, é priorizar ações de enfrentamento à criminalidade, como por exemplo o combate às facções que agem no Estado.

Recentemente, segundo Araújo, foi assinado um termo de cooperação entre os governos do Ceará e do Rio Grande do Norte com o Ministério da Justiça, “que nos autoriza a participar, efetivamente, do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISP-RNordeste), que fica na cidade de Fortaleza”.

O Centro Integrado, ainda de acordo com o secretário, é responsável por apoiar ações de inteligência e pela integração de todas as forças de segurança pública do Nordeste, como são as polícias Civil e Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e polícias técnicas, como é o caso do Itep, no Rio Grande do Norte.

“Ter uma cadeira na Regional Nordeste vai nos possibilitar traçar estratégias ainda mais eficazes contra o crime organizado. E isso é muito importante para as ações que estamos desenvolvendo no Estado”, ressaltou o secretário.

Como exemplo de ações conjuntas, Araújo citou um trabalho de inteligência que vem sendo realizado em parceria com as policiais de todo o Nordeste, principalmente os que fazem divisa com o Rio Grande do Norte, como Paraíba e Ceará, que enfrentam a atuação de facções que vêm agindo em várias cidades, causando muitas mortes em razão da disputa por território e o controle do comércio ilegal de drogas.

A portaria que detalha a parceria entre a Sesed e a PF foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira, 14. O documento é assinado pelo ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e estipula a disponibilidade do emprego da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), entidade ligada ao ministério, em apoio à Superintendência Regional de Polícia Federal no RN.

O objetivo da medida é permitir maior integração e troca de informações entre as instituições de segurança pública.

No Rio Grande do Norte, segundo o Ministério da Justiça, será designado um gerente de operações local para desempenhar as atribuições para integração do Estado no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional.

A operação da parceria terá o apoio logístico da Polícia Federal no RN, que deverá dispor da infraestrutura para o serviço. O número de pessoas que será deslocado para atuar no Rio Grande do Norte obedecerá ao planejamento do Ministério da Justiça, que já está em atuação.

PM prende suspeitos por tráfico de drogas em João Câmara
Prisão em João Câmara aconteceu nessa quarta 14
15/03/2024 às 17:43
Mossoró: Policial Militar reage a assalto e mata criminoso
Sargento foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia com um ferimento de bala no ombro
15/03/2024 às 12:19
Motorista de ambulância sofre tentativa de assassinato no RN
O motorista de ambulância conseguiu fugir e escapar dos disparos
13/03/2024 às 18:27
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.