Confira
Saiba quais alimentos não podem ser dados para um coelho
Batata crua e banana são alguns dos alimentos que podem fazer mal para a saúde dos coelho; fique de olho
Reprodução/Shutterstock
Os cogumelos estão entre os alimentos terminantemente proibidos

Com a alimentação não se brinca, por isso, é uma preocupação geral dos donos saber o que o pet pode comer. O coelho, por ser um animal herbívoro, consome apenas frutas, legumes e feno. Oferecer todos esses alimentos é a melhor maneira de construir uma dieta balanceada e suprir todas as necessidades nutricionais.

No entanto, não é porque o coelho se alimenta de plantas que todos os tipos devem ser oferecidos. Existem algumas frutas e legumes que são tóxicas para o roedor, por isso seu consumo é proibido. Veja quais são e mantenha-os bem longe do seu bichinho.

Frutas proibidas

As frutas, no geral, já são alimentos de consumo controlado por causa do alto teor de açúcar. Mas, dentre elas, existem aquelas que são proibidas ou pelo menos devem ser evitadas. É o caso da banana e do figo. Apesar de ricos em vitaminas e com propriedades importantes, ambos contêm alta taxa de açúcar e são difíceis de digerir. Precisam ser evitados ou, no caso da banana, oferecido só em pequenas porções.

No caso do damasco, nêspera, ameixa e pêssego, todos contêm cianeto na semente. Por isso, é preciso cortá-los e lavá-los antes e nunca oferecer pedaços com semente. A presença dessa substância provoca lentamente o aparecimento de tumores e doenças relacionadas ao sistema intestinal. Então, na dúvida, sempre retire as sementes e lave bem as frutas.

Já a graviola tem muito açúcar e excesso de gordura. O consumo só é recomendado em pequenas porções e de maneira espaçada. Por fim, o abacate. Ele contém um composto tóxico chamado pernis que é muito prejudicial à saúde do coelho e de outros pets. Jamais deve ser oferecido.

Vegetais proibidos

A batata e o inhame contêm uma grande quantidade de solanina, um alcaloide extremamente tóxico. É possível eliminar essa substância com a fervura, mas os alimentos continuam sendo calóricos e ricos em amido e açúcar. Por isso, evite o consumo de ambos. O nabo e as favas são opções indigestas para o organismo do coelho, por esse motivo não são recomendados. Porém, as folhas do nabo podem ser consumidas e o pet adora.

A cebola e o alho-poró também causam má digestão, mas tem efeitos colaterais ainda mais graves. A cebola contribui para a perda de glóbulos vermelhos, provocando fraqueza e tontura. Consumida em longo prazo pode causar anemia e a morte. Já o alho-poró provoca gases que o coelho não pode expulsar.

Os cogumelos estão entre os alimentos terminantemente proibidos. Todas as variedades são perigosas, pois provocam o aparecimento de tumores. Vegetais como ervilhas, ruibarbo e cherovia contém alto teor de açúcar, podendo originar problemas intestinais, cerebrais e nos rins.

Por último o alho. Durante muito tempo ele foi oferecido em pequenas porções para evitar o aparecimento de parasitas intestinais. Entretanto, é um alimento que causa desarranjos estomacais graves. Por isso, o consumo só pode ser de forma regular e diluído.

Outros alimentos proibidos

Comidas com excesso de hidratos de carbono são prejudiciais para os coelhos, pois são difíceis de digerir e, em grandes quantidades, provocam a fermentação do estômago, danificando o sistema intestinal. Os alimentos com esse composto são: arroz, pão, bolacha, nozes, aveia, feijão, milho e cereais açucarados.

 

 

Fonte: iG