domingo,
'Monstro'
Saiba mais sobre o Cane Corso: um dos cães mais robustos do planeta
Com o passar dos anos, ele se tornou um ótimo cão de guarda, pois ficam sempre atentos a invasores de seu território
Divulgação/Reprodução
É um cachorro bem equilibrado, corajoso, teimoso e ousado

A raça Cane Corso é de origem italiana, com descendência diretamente do Cane Pugnax, um cão da raça Mastiff existente na Roma antiga. Uma raça forte e resistente, antigamente o Cane Corso era utilizado como cão de caça, atuando diretamente em confronto corpo a corpo com animais selvagens, como cervos, ursos e javalis durante o dia, a noite protegia fazendas e currais contra possíveis invasões de estranhos.

O nome da raça tem relação com sua origem italiana, na época do Império Romano. Cohors, que em latim significa guardião e protetor. O Cane Corso tem história desde a época do Império Romano, mas a criação dessa raça começou na década de 80, quando um grupo de criadores estabelecidos na região Norte da Itália deu início à criação organizada da raça. Desde então, o Cane Corso desenvolveu e popularizou de forma muito rápida na Itália, onde foi reconhecido em 1994. A raça foi oficialmente reconhecida pela FCI em 1997, entidade internacional que organiza a criação de cães de raça.

O Cane Corso teve seu desenvolvimento e popularização no Brasil em 1997, graças ao Fausto Silva, um dos maiores apresentadores da TV Globo e uns dos primeiros proprietários da raça no Brasil, apresentou seus cães durante o seu programa de domingo. Ocasionando uma legião de fãs por todo o país.

É um cachorro de grande porte, o macho varia de 64 e 70 cm podendo pesar 50 kg, a fêmea pode chegar a medir 66 cm e pesando, aproximadamente, 45 kg. A pelagem do Cane Corso é bem curta, resistente e abundante, o que proporciona uma impermeabilidade muito eficaz, principalmente em dias frios, quando surge uma segunda camada de pelo por todo o corpo do cão. A coloração prevista para essa raça são o preto, tigrado, cinza e fulvo. E ainda tem possibilidades de encontrar exemplares de uma máscara preto ou cinza, cuja, a pelagem sejam das cores cinza e fulvo. Essa máscara não pode ultrapassar a altura dos olhos. Sua calda é grossa na raiz e fina na ponta, mantendo-se sempre ereta.

Temperamento

É um cachorro bem equilibrado, corajoso, teimoso e ousado. E um cachorro muito apegado com seus proprietários e com as crianças da família e com visitantes conhecidos. Sempre se mostra um cão dócil, carinhoso e leal com sua família e muito protetor de seu território. Um cão que está sempre em alerta a qualquer situação de risco, sendo muito reservado com pessoas estranhas e, às vezes, desconfiado na presença de desconhecidos.

Apesar da sua aparência, é um cachorro calmo, não tem o costume de fazer barulho excessivo, só latem quando for preciso.

Curiosidades

Na 2º Guerra Mundial, o Cane Corso era utilizado para puxar carretas com medicamentos, armamentos e até mesmo carregava soldados feridos. Além de atuar no exército italiano no front de batalha. Durante muitos anos defendeu áreas rurais, era pastor de gado, protegia manadas de possíveis predadores e bandidos.

Por terem um senso de defesa extremamente alto, alguns exemplares de cães da raça Cane podem ser vistos constantemente pelas ruas junto com a polícia americana, auxiliando na captura de bandidos.

Dicas

O Cane Corso é um cão que precisa ter bastante espaço para se movimentar e praticar atividades, o ideal é que tenha um jardim ou um quintal grande para que possa desfrutar diariamente. Porém, é aconselhável que o dono tenha um espaço reservado todos os dias para esses cães para uma longa caminhada, assim seu cão vai ter uma vida saudável, tanto física quanto mentalmente. Por esse motivo, não é um tipo de animal para viver em locais pequenos, como em casa e apartamentos, por exemplo.

Saúde

O Cane Corso tem uma expectativa de vida que gira em torno de 10 anos, por serem uma raça de grande porte, precisam ter um cuidado muito grande por parte de seu dono. O Cane pode apresentar vários problemas de saúde com os passar dos anos, quem deseja ter um cão dessa raça é preciso que fazer visitas periódicas ao médico veterinário para manter a saúde e o bem-estar do animal em dia.

Os problemas mais comuns da raça são: atrofia ou displasia de retina (degeneração das células da retina), entrópio (quando os cílios nascem virados para dentro), epilepsia, torção gástrica e displasia coxo-femoral e de cotovelo.

Preço

O Cane Corso pode ser encontrado em sites vendas especializadas e por criadores por todo o território brasileiro, o filhote dessa raça pode variar um preço de R$ 3,000 a R$ 7,000.

 

 

Fonte: Encontros Pet