segunda,
Cuidados
Saiba de três problemas que podem deixar o seu cão mancando
Ferimentos nas pernas, contusões, machucados nas almofadas das patas e até unhas muito grandes podem fazer com que seu animal ande mancando
Ilustração
A maioria dos tutores de cachorros já se deparou com o seu animal andando mancando

Assim como nós, humanos, cães também podem apresentar problemas em suas pernas, no caso deles nas patas, que causam cansaço, câimbras e faz com que eles passem a andar mancando.

A maioria dos tutores de cachorros já se deparou com o seu animal andando mancando em algum momento da vida. Apesar do susto que dá, nem sempre a causa é grave, mas é preciso sempre um cuidado para que o cão melhore e volte a andar normalmente.

Confira a seguir três condições e problemas nas patas que podem fazer o seu cachorro andar mancando:

1 – Machucados e contusões nas pernas

As causas mais comuns para esse tipo de problema são os machucados, como feridas mesmo, e as contusões, lesões musculares mais difíceis de encontrar sem exames.

Os ferimentos normalmente são acompanhados de sangue, podem acontecer por diversos motivos e podem ser pequenos ou mais graves. Já as contusões costumam acontecer durante algum exercício físico, enquanto o animal corre, pula ou brinca, e também podem ser das mais simples até as mais graves.

Se você perceber algum machucado no cachorro, cuide da ferida para que ela cicatrize e o animal melhore. Se você reparou que o cão ficou mancando após alguma atividade, o médico veterinário indicará a melhor forma de tratar aquela lesão.

2 – Osteoartrite

Com a idade avançada, os cachorros também começam a sentir fraqueza musculoesquelética. A osteoartrite, que causa rigidez nos ossos e articulações, afeta o cão independente de sua saúde e os cães idosos são os mais atingidos.

Se o seu animal já tem certa idade e está apresentando uma dificuldade em se locomover e em se levantar ou alguma rigidez nas patas, procure um médico veterinário para que ele indique qual o melhor tratamento para o cão.

3 – Problemas nas patas

Às vezes, o problema não é nem na perna do animal, mas especificamente na pata, e as causas podem ser várias. Ferimentos, machucados nas almofadas, unhas muito grandes ou quebradas, dedo fraturado e até uma unha cortada errada podem fazer com que o cão ande mancando.

Ao ver o seu cão mancando o ideal é dar uma verificada nas patas e pernas do animal para tentar identificar algum machucado nessa área e ver se as unhas do cão não estão muito grandes.

Em qualquer caso, você identificado ou não o que está fazendo o seu cão mancar, o ideal é levar o animal ao médico veterinário para ter a certeza do que o bichinho tem e começar o tratamento mais indicado para ele.

 

 

Fonte: Portal do Dog