Prestativo
Peixe Limpa-Vidro: pet companheiro na hora da faxina no aquário
Ele passa a maior parte de seu tempo “descansando” ou se alimentado de algas sobre folhas, vidros e outros objetos do aquário
Divulgação / YouTube
Ele deverá ser mantido preferencialmente em aquário densamente plantado

Muito popular no aquarismo, muitas vezes são vendidos erroneamente como peixes faxineiros que se alimentam de restos de alimentos ou fezes de outros peixes. Embora de fato possam se alimentar de rações que cheguem ao substrato, sua dieta primária consiste em raspar algas que ficam aderidas sobre superfície do vidro, plantas ou qualquer outro adorno do aquário.

Apresenta índole tímida e estão se alimentando a todo momento, podendo não competir por alimentos com outros peixes. Por esta razão, sua taxa de mortalidade nas primeiras semanas pode ser alta quando inseridos em novo aquário. Observe atentamente antes de adquiri-los, se estiver com a barriga muito seca evite comprar. Se estiverem nesta condição e ainda assim pretende adquiri-los, procure isolá-los num aquário a parte por alguns dias e forneça rações específicas para peixes de fundo e alimentos alternativos (vide alimentação abaixo), até estarem mais encorpados e aptos a irem para o aquário principal. Caso não consiga isolá-los em outro aquário, forneça rações de fundo a vontade após cerca de uma hora quando apagar as luzes, desta forma poderão se alimentar sem competir com outros peixes.

Ele deverá ser mantido preferencialmente em aquário densamente plantado, uma vez que passa a maior parte de seu tempo “descansando” ou se alimentado de algas sobre folhas, vidros e outros objetos do aquário.

Apresenta comportamento extremamente pacífico, ignorando outros peixes do aquário. Deve ser mantido em grupo de pelo menos seis indivíduos para que sintam mais seguros e mostrem seu comportamento natural. Evite criar com peixes de porte muito maior, pois serão alvos fáceis por ficarem expostos constantemente.

 

 

Fonte: Aquarismo Paulista