terça, 30 de maio de 2017
Saiba mais
Descubra dez coisas que os gatos querem dizer com seus gestos
Roçar as bochechas por aí? Trazer insetos mortos para dentro de casa? Miar sem parar? Saiba o que isso significa
Ilustração
O rabo de um gatinho é como um termômetro de seu humor

Os gatos podem ser animais enigmáticos. Eles têm maneiras particulares de mostrar afeto ou pedir algo. CEO da empresa Pet Anjo, a especialista em comportamento animal Carolina Rocha explicou o significado de dez atitudes comuns dos bichanos. Confira abaixo:

  1. Fazer contato visual e piscar suavemente

Ao olhar para o dono e fechar os dois olhos calmamente, os gatos mostram que amam e confiam nessa pessoa. É quase como um beijo, uma conexão de amor e confiança.

  1. Ronronar

O barulho de “motorzinho” não indica apenas coisas boas. Os felinos ronronam para avisar que algo irá acontecer, quando usam a caixa de areia… Mas o som mais potente é deixado somente para momentos de felicidade ao lado de quem gostam.

  1. Roçar as bochechas por aí

Quando um bichano se sente confortável, seja pela companhia ou pelo ambiente, passa as bochechas em móveis, nas pernas e mãos do tutor quando é acariciado…

  1. Encostar a testa em você

Seu animal já olhou para você, abaixou a cabeça e a encostou em sua testa, queixo ou bochechas? Este gesto é demonstrado para os tutores muito amados, como um carinho.

  1. Deitar no seu colo

O fato é: gatos adoram lugares quentinhos e confortáveis para dormir, como uma caminha ou travesseiro (quem não gosta?). Mas ao preferir seu colo para a soneca, mostram que escolheram dormir junto de você. Óun.

  1. Entortar a pontinha do cauda

O rabo de um gatinho é como um termômetro de seu humor. Quando fica esticado, quer dizer que o pet está assustado, por exemplo. Mas quando a mascote está perto e passa com a pontinha torta da cauda, é porque confia em você.

  1. Trazer ratos, pássaros e insetos mortos para casa

Pode até parecer um “presente de grego”, mas não é. Gatos gostam de ser apreciados por seus atos. Depois de caçarem, um ratinho, um pássaro, um inseto morto ou até mesmo um rabo de lagartixa podem aparecer em seu travesseiro. Para os humanos pode ser nojento, mas o bichano vê como um sinal de amizade.

  1. Parar do nada e se esparramar no chão

É um jeito do pet se alongar. Também pode significar um pedido para brincar.

  1. Fazer xixi fora da caixa de areia

Muito seletivos, os felinos gostam de areia limpa e podem rejeitar alguns formatos de caixas. Se ela estiver em um lugar com muita gente circulando em volta, os pets também costumam não gostar. O ideal é sempre ter uma caixa a mais do que o número de gatos na casa. Além disso, o bichano pode estar sentido alguma dor ou ter algum problema de saúde. Nestes casos, procure um veterinário.

  1. Miar toda hora

Há diversos motivos para os miados. Trata-se do método de comunicação mais direto dos felinos com os humanos e costuma funcionar, já que os donos respondem a esse comportamento – e quanto mais responderem, mais ele se repetirá. O animal pode estar em busca de atenção, carinho ou comida (ou mesmo de coisas simples, como um pedido para abrir a porta). É possível também ser um sinal de stress, desconforto ou de percepção de mudanças no ambiente, situações novas para ele.

 

 

 

Fonte: Veja