sábado, 25 de fevereiro de 2017
Comportamento
Como os cachorros escolhem os cães que eles gostam ou odeiam?
A amizade ou desavença entre cães pode acontecer por diversas razões, não existe uma resposta única e específica, vai depender de cada caso
yri67
Ilustração
Nem todos os cães se dão bem uns com os outros. Por que isso acontece?

Alguns cachorros se encaixam bem em qualquer lugar e adoram qualquer ser vivo. Mas nem todos os cães são assim, muitos se dão bem com alguns cachorros mas com outros não.

Assim como os humanos, alguns cães se estranham e temos que tomar cuidado para que não briguem e se machuquem.

Mas como será que eles selecionam os cachorros que serão seus amigos ou rivais?

  • Raça – Cientistas e especialistas em comportamento animal afirmam que cães de raça reconhecem sua “espécie” e tendem a ficar juntos. Entretanto, alguns cães também podem julgar e rejeitar cachorros de determinadas raças. Não existe nenhuma evidência concreta de “racismo” entre cachorros, o que pode acontecer é um trauma relacionado com alguma circunstância específica. Por exemplo: um Beagle foi atacado por um Schnauzer, pode guardar um rancor em relação à essa raça.
  • Sexo – Cachorros do mesmo sexo costumam brigar (macho com macho ou fêmea com fêmea). Eles costumam preferir a companhia de um cão do sexo oposto. Às vezes é apenas uma questão de domínio, mas a maioria dos cães tenta manter a paz e evita o confronto. Por outro lado, se um cão estiver interessado em uma cadela, eles vão fazer tudo para chamar a atenção e espantar os rivais.
  • Sentido – Alguns estudos sobre comportamento canino notou que, às vezes os cachorros usam seus sentidos para decidir se vão gostar de outro cão ou não. O cachorro rival pode ter um odor estranho, uma postura arrogante ou ser muito submisso.

A amizade ou desavença entre cães pode acontecer por diversas razões, não existe uma resposta única e específica, vai depender de cada caso.

Se existir uma química, os cães vão brincar juntos. Caso contrário, devemos observar para que não briguem.

 

 

Fonte: Portal do Dog