Cuidado
Cachorro vomitando ração? Saiba o porquê disso e previna o pior
Vários motivos podem fazer com que o cachorro vomite a ração após uma refeição. É preciso identificar e tratar esse problema rapidamente
Reprodução/ Shutterstock
Geralmente os animais têm consciência de quanto alimento irá caber em seus estômagos

Quando um dono se depara com o seu cachorro vomitando ração, é comum que ele culpe o alimento pelo ocorrido. A qualidade do produto, assim como o tipo e tamanho dos grãos podem sim levar o pet a regurgitar o alimento. Entretanto, as principais razões tem raízes comportamentais.

Um cachorro vomitando ração provavelmente ingeriu o alimento de maneira errada, de modo que não conseguiu o segurar no seu estômago. Essa prática é mais comum em animais filhotes, mas pets de todas as raças e idades estão suscetíveis a sofrer esse mal.

O cão está comendo muito rápido

Na grande maioria dos casos, o cãozinho gosta tanto da ração (ou está a disputando com outros animais) que acabam ingerindo muito rápido. Isso faz com que o pet engula muito ar e que ração chegue ao seu estômago mal mastigada. Essa combinação de grandes bolos de alimento e muito ar faz com que o cachorro sinta um mal estar intenso, o levando a regurgitar. Tente separar o animal de outros pets no momento da alimentação, de modo que diminua a sua ansiedade.

A ração não é adequada para o animal

O tipo e tamanho da ração também pode influenciar no vômito do pet. Cachorros filhotes precisam comer grãos mais pequenos e maleáveis, de modo que os seus dentes ainda mal formados consiga quebrar o alimento e o engolir com eficácia. Existem diversas marcas e tipos de produtos voltados especialmente para animais filhotes no mercado. Um médico veterinário também poderá dar boas recomendações sobre qual ração comprar.

O pet é muito guloso

Entretanto, produtos secos, como grande parte das rações no mercado, podem inchar na barriga do pet quando está sendo digerido. Isso faz com que o seu volume aumenta, obrigado o pet a vomitar a sua comida.

Verifique as informações nutricionais do alimento e consulte um especialista, ele poderá te indicar qual é a dosagem ideal para o seu pet.

A transição alimentar não foi feita corretamente

Sempre quando for mudar a marca ou tipo de ração do animal é preciso ter cuidado. Uma alteração repentina na alimentação também pode fazer com que o pet vomite. Para evitar isso, misture quantidades crescentes do novo alimento com quantidades decrescentes do antigo.  Esse processo deverá durar sete dias.