Marco
Tailândia transformará caverna em museu sobre resgate de meninos perdidos
Após regate dos 12 meninos e seu técnico de futebol, que ficaram presos em complexo de cavernas ao se abrigarem de chuva, país pensa em criar museu como homenagem
Royal Thai Navy via AP
Operação de resgate em caverna na Tailândia foi finalizada nesta terça-feira, 10

Um complexo de cavernas da Tailândia onde 12 meninos e seu técnico de futebol ficaram presos por mais de duas semanas até serem resgatados será transformado em um museu sobre o resgate, disse o chefe da operação nesta quarta-feira, 11.

Dois mergulhadores britânicos encontraram os meninos e seu treinador em uma caverna no sistema de cavernas inundado de Tham Luang, situado na Província de Chiang Rai, no norte tailandês, na segunda-feira passada, nove dias depois de eles se perderem durante uma excursão.

Todos eles foram resgatados sãos e salvos após uma missão repleta de obstáculos que foi encerrada na noite de terça-feira, 10. Um mergulhador de resgate tailandês morreu na sexta-feira, 6,ressaltando os perigos da empreitada.

“Essa área se tornará um museu vivo, para mostrar como a operação transcorreu”, disse o chefe da operação de resgate, Narongsak Osottanakorn, em uma entrevista coletiva.

“Uma base de dados interativa será criada”, disse. “Será mais uma grande atração para a Tailândia.”

Autoridades tailandesas disseram que o drama dos meninos e do resgate multinacional colocou a caverna definitivamente no mapa e existem planos para convertê-la em um destino turístico.

Mas ainda na terça-feira o primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, disse que precauções adicionais terão de ser implantadas dentro e fora da caverna para garantir a segurança dos turistas.

Um guia de viagem descreve a caverna relativamente inexplorada de Tham Luang dizendo que ela possui uma “câmara de entrada impressionante” que leva a um caminho demarcado e de lá a uma série de câmaras e seixos.

Moradores de um vilarejo dizem que ela é sujeita a enchentes, e muitos exortaram as autoridades a instalarem sinais de alerta mais claros.

Chongklai Worapongsathorn, vice-diretor-geral do Departamento Nacional de Parques, Vida Selvagem e Conservação da Flora, disse que a caverna ficará fechada a partir de quinta-feira, mas não informou por quanto tempo.

Ele disse haver planos para “reviver” um parque nacional adjacente onde centenas de agentes de resgate e militares montaram acampamento durante a operação de busca e resgate.

Tailandeses supersticiosos se impressionam com uma lenda sobre o local, cujo nome completo significa “caverna da dama reclinada”, segundo a qual uma linda princesa fugiu para a caverna com seu amante plebeu. Seu pai então enviou soldados para matá-lo, levando-a a cometer suicídio. As montanhas ao redor assumiram a forma de seu corpo.