Ato
Milhares de separatistas da Catalunha protestam por liberdade para líderes
Manifestações foram organizadas por dois grupos favoráveis à independência da região do restante da Espanha, a Assembleia Nacional Catalã e o Omnium
Manu Fernandez / AP
Milhares de pessoas protestam na praça Sant Jaume, próximo ao palácio do governo catalão, durante uma greve geral em Barcelona

Milhares de separatistas catalães marcharam neste domingo no centro de Barcelona. Eles exigiam a libertação de seus líderes políticos que estão na cadeia.

As manifestações foram organizadas por dois grupos favoráveis à independência da região do restante da Espanha, a Assembleia Nacional Catalã e o Omnium. Os líderes desses grupos estão detidos à espera de julgamento por sua participação na tentativa de declarar a independência catalã.

Os dois principais sindicatos da Espanha se declararam a favor do protesto, apesar de que alguns de seus integrantes não desejam a secessão.

O movimento pela independência da Catalunha provocou a pior crise institucional em décadas na Espanha. Os partidos favoráveis à independência mantiveram uma maioria apertada no Parlamento regional, após as eleições de dezembro. Fonte: Associated Press.