BUSCAR
BUSCAR
Em cima
Estados Unidos aumentam pressão sobre FMI e Banco Mundial
Secretário do Tesouro dos EUA sugeriu que o Banco Mundial se concentre mais nos resultados de seus projetos e em garantir que eles sejam eficientes
AFP
22/04/2017 | 10:51

O governo americano de Donald Trump manifestou nesta sexta-feira sua oposição ao projeto do Banco Mundial de aumentar seu capital para reforçar a capacidade de crédito, e exortou o FMI a melhorar sua vigilância sobre os “desequilíbrios” econômicos.

O Banco Mundial defende há vários meses a necessidade de um aumento de seus recursos para melhorar as possibilidades de ajuda aos países mais pobres e financiar a expansão econômica de gigantes econômicos como China e Índia.

“Pensamos que um aumento de capital é necessário se queremos responder às aspirações de numerosos países”, declarou na quinta-feira o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, ao abrir em Washington as assembleias anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Estados Unidos, primeiro acionista do Banco Mundial, é contrário a esta posição. Em um comunicado publicado no encerramento das reuniões, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, avaliou que o debate “não é necessário e nem realista”.

“Pensamos que se pode fazer mais para otimizar o balanço financeiro do Banco Mundial e se evitar uma rápida queda de seus empréstimos”, disse Mnuchin, que exortou a instituição a se concentrar mais nos “resultados” de seus projetos de desenvolvimento e em “garantir uma real eficiência” dos mesmos.

Em outro comunicado, Mnuchin exortou o FMI a adotar uma “maneira mais robusta” de monitorar os desequilíbrios econômicos que contribuem para difundir a impressão de que o sistema financeiro “não beneficia a todo mundo”.

“Isto deve incluir uma análise sólida da política de taxas de câmbio dos países e dos desequilíbrios externos”.

O governo Trump pretende reduzir os déficits comerciais dos Estados Unidos com países como China e Alemanha.

“De acordo com nossa análise, tanto os grandes excedentes comerciais como os grandes déficits comerciais não contribuem para um sistema comercial livre e equitativo”, concluiu Mnuchin.

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria “um grande erro”
Líder ucraniano criticou possível visita do presidente brasileiro à Rússia para a Cúpula dos Brics e o convidou para participar da Cúpula da Paz, na Suíça, em junho
18/04/2024 às 17:42
Fóssil descoberto por criança de 11 anos é do maior réptil marinho conhecido
Pesquisadores acreditam que a criatura, chamada Ichthyotitan severnensis, tinha mais de 25 metros de comprimento
18/04/2024 às 11:48
Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão que pode desabar no mar
O Monte Ruang, de 725 metros de altitude, entrou em erupção pelo menos cinco vezes desde terça-feira, expelindo lava e nuvens de cinzas a milhares de metros de altura, segundo agência de vulcanologia
18/04/2024 às 11:36
Saiba qual foi o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 no Brasil
Para historiadora, houve "contribuição efetiva" norte-americana
15/04/2024 às 07:25
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.