BUSCAR
BUSCAR
Tensão
Al-Qaeda ameaça atacar judeus após decisão de Trump de reconhecer Jerusalém
Líder do braço iemenita do grupo disse que ‘os muçulmanos da região ocupada devem matar todos os judeus, atropelando-os ou esfaqueando-os’
Estadão
23/01/2018 | 13:56

Um líder do braço da Al-Qaeda no Iêmen convocou os militantes do grupo a cometer ataques com facas e carros contra judeus em resposta à decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, informou nesta terça-feira, 23, a ONG SITE Intelligence Group, que monitora a atividade terrorista no mundo.

Citando uma gravação de vídeo feita pela Al-Qaeda, o SITE disse que Khaled Batarfi, considerado número dois do grupo na Península Arábica, também alertou que nenhum muçulmano tinha o direito de ceder parte alguma de Jerusalém.

“Os muçulmanos da região ocupada devem matar todos os judeus, atropelando-os, esfaqueando-os ou usando qualquer arma contra eles, ou queimando suas casas”, disse Batarfi na gravação de 18 minutos intitulada “Nosso dever em relação à nossa Jerusalém”, de acordo com o SITE. “Todo muçulmano precisa saber que os americanos e o Ocidente descrente, e acima de tudo os britânicos e franceses, são a razão original por trás da existência dos judeus no território palestino.”

O líder do grupo disse ainda que os muçulmanos nos países ocidentais, incluindo os EUA, foram obrigados a focar nos interesses dos judeus e dos americanos. “Devem estar ansiosos para se preparar assim que possível e conduzir operações jihadistas contra eles”, acrescentou.

Trump despertou a fúria dos palestinos em dezembro após anunciar que os EUA reconheciam Jerusalém como capital de Israel, e disse que tinha a intenção de transferir a embaixada americana para a região.

O vice-presidente americano, Mike Pence, em uma visita a Israel, disse na segunda-feira que a embaixada dos EUA será transferida de Tel-Aviv para Jerusalém até o fim de 2019.

Batarfi é um dos 150 membros da Al-Qaeda na Península Arábica presos que foram libertados quando o grupo militante, considerado um dos braços mais mortíferos da rede fundada por Osama bin Laden, capturou o porto da cidade iemenita de Mukalla em 2015. / REUTERS

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário
Corpo celeste poderá ser visto com uso de binóculo e telescópio
19/04/2024 às 18:35
Itamaraty mostra preocupação com aumento da tensão entre Israel e Irã
Agência iraniana nega ocorrência de explosões no país
19/04/2024 às 17:46
Homem é preso por suspeita de entrar com bomba na embaixada do Irã em Paris
Caso acontece no mesmo dia em que Israel fez ataques contra o Irã; ainda não há confirmação se as ocorrências têm relação
19/04/2024 às 11:16
Taylor Swift lança álbum ‘The Tortured Poets Department’
O álbum é duplo e apresenta uma versão extra contendo 15 faixas adicionais, além das 16 músicas previamente anunciadas
19/04/2024 às 10:01
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.