home / Liege Barbalho

Liege Barbalho

Natal se volta para 27ª edição do Carnatal

Com elegância de quem sabe receber, a grande dama da sociedade potiguar, Denise Gaspar, reuniu amigas em ocasião marcada pelo bom gosto, sofisticação e voltada para filantropia. Anualmente, Denise promove um encontro natalino e comemora seu aniversário antecipado, já que a data é em janeiro, mês de férias. Ela dispensa presentes e sugere lençóis brancos, que são doados para instituições de caridade.

*** A sessão de vivas aconteceu no salão Sunshine do Ocean Palace Hotel, tendo um momento especial todo voltado para agradecer a Deus, com as bênçãos do padre Robério. Festa impecável, sob o comando da anfitriã, que faz questão de coordenar todos os detalhes. Atendendo convite da aniversariante, esta colunista esteve presente e traz alguns cliques da celebração.

Carnatal

A cidade se volta para o clima do Carnatal, que dá início hoje à sua 27ª edição. No corredor da folia, o movimento do Bloco do GD, seguido pelo Burro Elétrico, um dos mais antigos do evento, e na sequência o Vumbora com Bel Marques. No camarote Skol, o ouriço do cantor Latino. Já no espaço Arena Elétrica, o agito ficará por conta da banda Som e Balanço e do grupo Fit Dance.

Cerimonialistas

Integrantes do segmento de Cerimonial do RN estarão reunidos na próxima segunda-feira  no tradicional “Baile dos Cerimonialistas”. Com realização Neuma Leão Buffet, o evento é de adesão, e terá animação musical de Rogerinho do Acordeon e Dan Castro, entre outas surpresas.

Internação

Uma ótima notícia para os donos de pets! A Policlínica Animal, que tem à frente o veterinário Tarcísio Barreto, acaba de implantar o serviço de internação 24h. Localizado no bairro de Lagoa Nova, o espaço funciona das 8h às 19h para atendimento ao público. O lugar conta com uma equipe qualificada e treinada para as mais diversas intercorrências, e também no sistema de plantão. Essa eu indico!

Turismo

Promover o destino e a infraestrutura da rede hoteleira do nosso Estado, foi o objetivo das capacitações realizadas essa semana pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN, na Embaixada do Brasil em Assunção e na cidade de Montevideu, no Paraguai. O evento contou com a presença de agentes de viagens, do Comitê Descubra Brasil, hoteleiros e receptivo. Para o encontro foi desenvolvido um material especial com informações.

SESI Big Band

No próximo dia 16, a SESI Big Band dá início as suas apresentações para este mês. A programação começa no largo da Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Mãe Luiza, quando a orquestra convida Mestrinho, o Rei da Sanfona. No dia 22, o convidado é a Camerata de Vozes para o “Concerto Natalino”, na Catedral Metropolitana de Natal. Ambas iniciando às 20h30. A SESI Big Band é uma orquestra de Jazz composta por instrutores/professores do projeto Sesi Arte do RN.

Prêmio ANA 2017

Os cumprimentos da coluna para Josivan Cardoso Moreno, diretor presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ele foi homenageado ontem em Brasília com o Prêmio ANA 2017. Conferida pela Agência Nacional de Águas, a premiação é um reconhecimento a atuação Josivan, que é gestor ambiental e mestre em engenharia Sanitária.

*** Dinâmico e talentoso, ele vem realizando seu trabalho principalmente no IGARN, buscando o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos. A ANA reconhece o mérito de iniciativas que contribuam para a administração e o uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil, promovendo o combate à poluição e ao desperdício.

Ricardo Chaves celebra 25 anos de Carnatal à frente do Bicho

A toda simpatia Luciane Benfica anunciando a sétima edição do “Réveillon da Praia”.  Localizado em área privilegiada na Via Costeira, o evento é sucesso desde a primeira edição, por seu serviço Premium. Este ano, a esperada festa acontecerá no novo espaço de eventos do Imirá Plaza Hotel.

*** Entre as atrações, presença da Bateria da Portela, escola de samba carioca, campeã do Carnaval 2017. E mais! A banda pernambucana  Patusco, o agito da Live Discoteque entre outros nomes a confirmar. O Réveillon da Praia contará com dois ambientes, Open Air Open Bar, Open Food, Espaço Kids, tradicional queima de fogos e amplo estacionamento.

É o Bicho!!!

O cantor e compositor baiano Ricardo Chaves comemorando 25 anos de Carnatal à frente do bloco Bicho. Para celebrar esse marco na sua carreira, ele convidou o renomado artista plástico potiguar Flávio Freitas para criar duas obras que vão estampar as camisas usadas pelo baiano nos dois dias em que ele animará o evento.

*** Ricardo Chaves,que é cidadão natalense, também é engajado em projetos solidários da capital potiguar e promove mais uma ação em prol do bem. Com produção e finalização da Arte Digitall, os modelos exclusivos usados pelo artista serão doados para a Associação Amigos do Coração da Criança-AMICO, que promoverá um leilão a fim de angariar fundos para a construção de sua nova sede.

Desburocratizar

Até que enfim menos burocracia! A partir deste mês, o cidadão que for tirar o passaporte precisará apresentar um número menor de documentos. A dispensa dos comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e do comprovante de pagamento da taxa começará a ser implementada gradualmente a partir do fim dezembro e valerá para todo país até o final de 2018.

*** A medida faz parte do programa do governo federal “Brasil Eficiente”, que foi criado em março deste ano.  O programa tenta desburocratizar a oferta deste serviço como também reduzir os custos. Além da emissão do passaporte, já estão programados outros serviços que passarão pelo processo.

Turismo religioso

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, recebeu esta semana um grupo de agentes de viagens e empresários especializados em turismo religioso, no Monumento aos Santos Mártires, em Uruaçu. A visita teve o objetivo de inserir o município nas rotas das empresas que atuam nesse segmento em todo país.

*** Além de Uruaçu, o grupo visitou a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, com sua beleza arquitetônica e imagens sacras, peças do século XIX tombadas pelo patrimônio histórico nacional.  O Mercado de Artesanato foi outro ponto de apresentação aos visitantes, que conheceram a produção de peças artísticas confeccionadas em argila, preciosidades da cidade.

E-título

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, lançou hoje pela manhã, na sede da Corte Eleitoral, o aplicativo E-título. Através da tecnologia, os eleitores poderão acessar uma via do título por meio de um aplicativo no seu smartphone ou tablet. Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível na App Store e no Google Play.

*** A versão digital do título de eleitor trará novidades em relação à via tradicional, impressa. O documento terá a foto do eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização.

 Alerta!!!

É bom ficar atento! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária passou a recomendar que a vacina da dengue, vendida na rede privada na maior parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença. A partir de agora, a imunização é considerada segura apenas para aqueles que já foram infectados pelo vírus.

*** A “Dengvaxia”, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, passou por testes de segurança. De acordo com informações, alguns indivíduos apresentaram formas mais graves da doença após a aplicação – isso ocorreu em pessoas que não haviam tido um contato prévio com o vírus. Por enquanto, a bula será atualizada. A Anvisa disse que irá analisar os resultados completos para se posicionar novamente.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para as queridas Crystianne Grandi e Idaísa Motta, e o empresário Cantídio Neto. Amanhã, os vivas são para o publicitário Pedro Vilela , a geógrafa e professora Mylene Oliveira. E no domingo, quem brinda aniversário é o engenheiro civil João Augusto da Cunha Melo, e as charmosas Lilian Cabral e Anna Tereza Motta.

Clube Turismo

 A Clube Turismo, que foi eleita este ano como melhor franquia na categoria “ Lazer”, pela revista Pequenas Empresas & Grande Negócios, chega a Natal. A marca aporta no tradicional e elegante bairro de Petrópolis, área nobre da capital potiguar. Presente em 22 estados brasileiros, a franchising conta com 50 lojas e centenas de representantes espalhados por todo país.  Localizada na rua Potengi, a Clube Turismo será apresentada hoje aos natalenses, a partir 18h. A sessão corta fitas tem assinatura da Mosaique Comunicação, que assina assessoria do evento.

Natal é destaque nos EUA com projeto urbanístico

Natal foi destaque em Washington-EUA, quando participou do concurso urbanístico UrbanLab, assinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O evento escolheu o projeto “Olhos da Ribeira“, elaborado por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como vencedor. Traçado por Marcela Farkat, Dmetryus Targino, Nicholas Saraiva, Mariah Oliveira, o projeto tem a orientação assinada pela professora Ruth Ataíde.

 *** “Olhos da Ribeira” tem como foco a participação de pequenos investidores que poderão financiar ações de revitalização do tradicional bairro, por onde a cidade começou. O projeto dos estudantes potiguares superou os finalistas: “Reviva Ribeira”, feito por alunos da Universidade de São Paulo e “Retoma Ribeira“, de estudantes da Universidade de Brasília.

Encontro de corais

A Associação das Ex-alunas da Escola Doméstica de Natal, que tem na presidência a atuante e querida Márcia Marinho, estará promovendo nesta terça-feira o “ENCONED- Um Canto para a Vida”.   O Encontro de Corais na Escola Doméstica de Natal, este ano chega a sua sétima edição cheio de bossa, encantando e conquistando mais apreciadores.

*** Com início às 18h, o evento promete apresentar um belíssimo espetáculo que tem como foco o período natalino, ao mesmo tempo em que promove a integração e o congraçamento dos que fazem a ED. Vale salientar para o público, que a organização sugere como acesso a doação de um brinquedo para a campanha Jú solidário.

Jornada

Tem início hoje no   Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN, a 1ª Jornada de Ensino e Pesquisa da instituição. A iniciativa é direcionada para o estímulo ao comportamento inovador e ao debate e desenvolvimento de competências no ensino em saúde e na prática de pesquisas.

*** O evento, que reunirá nomes reconhecidos nacionalmente, será aberto aos estudantes e profissionais de saúde de outras instituições.  As palestras serão realizadas no auditório da Faculdade de Farmácia da UFRN. Toda programação está disponível no site www.huol.ebserh.gov.br.

Você é o que lê

Fazer uma abordagem dinâmica e criativa da literatura como prazer e diversão. Esta é a motivação do bate-papo “Você é o que lê”, que chega à Natal, depois de passar por várias cidades brasileiras no último ano. O evento reúne no palco três autores e representantes da atual cena literária, jornalística, artística e cultural brasileira: Maria Ribeiro, Gregório Duvivier e Xico Sá. O encontro acontecerá no próximo dia 08 de dezembro, no Teatro Riachuelo.

*** O elenco compartilha com o público seu amor pela leitura em uma conversa descontraída em que tudo se transforma em literatura: redes sociais, correntes do WhatsApp, ganhadores do prêmio Nobel – o que importa para os três é o encantamento por um bom livro e por boas histórias. A ideia é atrair leitores fiéis e futuros leitores para uma abordagem da literatura como prazer e diversão. Um detalhe importante: expectadores que levarem um livro não-didático pagarão meia entrada.

Jota Quest

Para celebrar seus 20 anos de sucesso e com muita história para contar, a banda mineira Jota Quest retorna ao Rio Grande do Norte. O grupo subirá ao palco do esplêndido Teatro Riachuelo, em única apresentação, com o seu mais novo show “Jota Quest Acústico – Músicas Para Cantar Junto”.

*** Com realização no dia 04 de janeiro, o show contará com 02 horas de duração, que incluem 25 canções, novo espetáculo e ressalta a trajetória de sucesso do grupo apresentando seus grandes clássicos em versões acústicas inéditas, além de apresentar três novas canções, compostas especialmente para o projeto que está em turnê pelo nosso Brasil.

 Mudança do BC

A compensação de cheques de qualquer valor passará a ser feita em um dia útil, inclusive os de valor menor a R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis. A mudança foi divulgada pelo Banco Central.  Os bancos e a Centralizadora da Compensação de Cheques terão 180 dias para se adequar à nova sistemática.

*** Segundo o BC, com a redução da quantidade de cheques em circulação e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais de uma faixa de valores para compensação deixou de ser necessária. Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados mensalmente pela compensação caiu de 170 milhões para 42 milhões. 

Mérito industrial

O presidente do Sistema FIERN Amaro Sales, anunciou durante reunião na Casa da Industria, os nomes das personalidades que serão agraciadas este ano com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore.  A cerimônia acontecerá no dia 15 de dezembro, onde serão homenageados os empresários e industriais:  Fernando Bezerra, Flávio Rocha, Severino Dantas – in memorian, e o deputado federal Rogério Marinho, relator da reforma trabalhista.

Nordeste brasileiro

O semiárido brasileiro passou a contar com mais 73 cidades. Com a região afetada por uma das piores secas dos últimos anos, o Governo federal acolheu o pedido de estados e municípios para garantir apoio aos locais atingidos. Agora, o mapa do semiárido conta com 1.262 municípios. Das cidades incorporadas, 9 delas estão na Bahia, 10 no Ceará, 2 no Maranhão, 6 em Minas Gerais, mais 24 na Paraíba, 1 em Pernambuco e 21 no Piauí. Além desses estados, a região abrange municípios de Alagoas, Sergipe e do Rio Grande do Norte.

O Natal está chegando!

O período natalino se aproxima e com ele a prática da solidariedade. É nesse clima que a loja Officina Interiores promove amanhã um vernissage com mesas ornamentadas para o natal. Tendo como tema “ Mesas Solidarias”, o evento tem cunho filantrópico. Os convidados devem levar doações de fraldas geriátricas, que serão repassadas para o Lar do Idoso de Mãe Luiza. A coluna cumprimenta as anfitriãs Clarissa Alves e Érika Raposo pelo nobre gesto.

Parlamentar do Ano

Os cumprimentos da coluna para o deputado George Soares, que foi eleito pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o “Parlamentar do Ano”.  A eleição, que ocorre anualmente na Sala de Imprensa daquela egrégia Casa, foi realizada ontem. George Soares, que representa a região do Vale do Assú, obteve 24 votos.  No ano anterior, quem ficou com o título foi a deputada Cristiane Dantas.

Royal Salute

Neste sábado, na Pink Elephant Natal, o empresário Bosco Galindo e o DJ Solon Silvestre assinam noitada tendo como ponto alto, um recall a boate “Royal Salute”, concorrido espaço que movimentou a noite natalense nos anos 80 e 90. Entre as atrações, destaque para o DJ carioca Memê e mais Nando Du B, além da participação especial de Solon Silvestre, que promete agitar a pista de dança com os hits da época áurea da Royal Salute. Camarotes e senhas estão à venda no local.

Baía Formosa

A praia de Baía Formosa, no litoral sul do RN, estará movimentada neste final de semana com realização da 8ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa. Com o tema “O Pescador”, o evento pretende destacar a pesca, umas das atividades mais tradicionais desenvolvidas no litoral potiguar. Este ano, o público será presenteado com programação cultural gratuita, com direito a muito cinema, música e atividades desportivas no mirante de Baía Formosa. Mais informações no www.fincbf.com

SUS, estou aqui

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal, aprovou ontem o Projeto de Lei que institui a ação “SUS, estou aqui”. De autoria do vereador Preto Aquino, o projeto de número 247/2017 determina a obrigatoriedade de identificação de todos os estabelecimentos privados conveniados ao Sistema Único de Saúde, integrantes da rede complementar de assistência à saúde do município de Natal. A coluna parabeniza o vereador por sua atuação.

Homenagem

O Sistema Fecomércio RN foi homenageado como parceiro do Núcleo de Ações e Programas Ambientais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Com realização no auditório do TJRN, a solenidade também marcou os dez anos de atuação do NAPS.

*** O presidente da instituição, Marcelo Queiroz, recebeu o certificado das mãos da desembargadora Judith Nunes. O Núcleo de Ações e Programas Ambientais é coordenado pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que promove outros projetos como: Justiça na Praça e Justiça na Escola.

Hanseníase

O Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, está coordenando entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro ações de atendimento à Hanseníase nas três maiores cidades do Estado. O Projeto Carreta da Saúde Final na Hanseníase é realizado num caminhão itinerante.

 *** A unidade atua como um centro de saúde móvel, que atenderá Natal de 29 de novembro a 05 de dezembro, Mossoró nos dias 07 e 08 de dezembro e em Parnamirim no dia 11 de dezembro.  A ação acontece em conjunto com o Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e a empresa Novartis.

Não à violência

A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, praticada pelo Poder Público e por diversos atores da sociedade civil engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, a iniciativa conquistou a adesão de cerca de 160 países.

*** Mundialmente, a ação se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Joedson do Sax

Ainda em tempo de registrar a participação especial do músico Joedson do Sax na festa comemorativa ao aniversário do jornalista Rodrigo Loureiro, realizada no último domingo no Versailles Recepções de Cidade Jardim. Pedido aceito, registro feito. E falando na celebração de Loureiro, a coluna traz hoje mais alguns clicks da sessão de vivas!

Ciência e tecnologia

A cidade de Caicó sediando a terceira edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN.  O evento é aberto ao público e reúne estudantes, servidores e a população. Com realização na Ilha de Santana, essa edição da Secitex conta com 07 eventos: XIII Congresso de Iniciação Científica, o V Simpósio de Extensão, V Mostra Tecnológica, II Prêmio de Empreendedorismo Inovador, a IV Exposição Científica, Tecnológica e Cultural, a II Mostra Coletiva de Arte e a III Olimpíada de Robótica.

Huck: brasileiro se apega ao fascínio da simpatia e popularidade

O Teatro Riachuelo será palco hoje, à partir das 20h, da cerimônia de premiação da 15º edição do Prêmio Hangar de Música. O espetáculo “Morada da Memória Elino Julião” foi indicado na categoria Show do Ano.  A obra é ressaltada através das vozes dos artistas potiguares Isaque Galvão, Khrystal, Alessandra Macêdo, o trio Os forrozeiros e Araken Batista, embaladas pelos acordes da Orquestra Sinfônica do RN, nas canções memoráveis de Elino Julião.

*** A edição comemorativa de 15 anos do Prêmio Hangar homenageia os 70 anos da cantora Rita Lee, considerada a rainha do rock nacional. Idealizado e dirigido por Marcelo Veni, o evento irá premiar 12 categorias, entre elas, artistas com atuação no rock, pop, samba, rap, gospel e em experimentações solos e coletivas.

Meu Seridó

O talento da atriz Titina Medeiros pode ser acompanhado e aplaudido de perto em terras potiguares através do espetáculo “Meu Seridó”, que tem estreia nesta quinta-feira, às 18h, no Tecesol. A peça tão sonhada por Titina, tem direção de César Ferrario e texto de Filipe Miguez.  O espetáculo percorrerá os bairros de Natal com apresentações gratuitas em praças públicas.

*** Segundo Patrícia Kogut colunista do jornal O Globo, a peça poderá virar especial da TV Globo.  Com fortes questões norteadoras, o enredo traz a condição da mulher no sertão, a extinção do indígena em detrimento do boi e a desertificação, na luta diária pela sobrevivência como força bruta do ser.

Dia de doar

Oito instituições filantrópicas do RN tentam mobilizar hoje o nosso Estado com a ação #diadedoar. A Casa Durval Paiva, Adote, Apae, Gacc, Hospital Varela Santiago, Liga, Instituto do Bem e Suvag estão com tudo pronto para receber doações materiais e depósitos bancários, dos norte rio-grandenses. A campanha visa estimular os potiguares a abraçarem a causa, a partir do uso da hashtag #diadedoar nas mídias sociais.

*** A Casa Durval Paiva, em parceria com a Rede de Supermercados Nordestão, estará sensibilizando clientes para doarem alimentos, produtos de limpeza e fraldas descartáveis, nesta terça-feira, das 10 às 16h, nas 08 lojas da Rede, com equipe de colaboradores e voluntários da instituição devidamente credenciados e identificados. O doador também pode manter contato através do número 4006-1600.

Sensatez

Descrente de tudo e de todos no segmento da política, o povo brasileiro, digo, a grande massa, se apega ao fascínio da simpatia e popularidade. E pode chegar até a cometer um grande erro, pois quem comanda um programa de TV, não quer dizer que tem a capacidade de comandar uma nação. O povo americano que o diga!

*** Depois de todas as possibilidades terem sido cogitadas, Luciano Huck confirmou que não será candidato à Presidência da República, em 2018. Em artigo publicano na “Folha de S. Paulo”, o apresentador do TV Globo afastou as especulações sobre a sua candidatura e ressaltou que está fora da corrida presidencial.

Atendimento virtual

O Tribunal Superior Eleitoral iniciou o atendimento virtual via Twitter, que permite aos usuários ter acesso a diversos serviços e orientações no ambiente de Mensagens Diretas. A solução, criada a partir da Twitter Business Solutions, plataforma que tem como foco facilitar a comunicação de perfis com seu público, já está disponível no perfil do @TSEjusbr.

***O TSE é a primeira instituição federal a lançar esse tipo de serviço, graças a esta importante parceria, que alia informações e agilidade. No início do próximo ano, novos recursos estarão disponíveis no atendimento digital para eleitores no Twitter, trazendo ainda mais comodidade e praticidade aos cidadãos.

Telecomunicações

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações aprovou o cronograma de implantação do bloqueio de novos terminais móveis irregulares. Com início em 09 de maio de 2018, o bloqueio não afetará os terminais exclusivos para dados, é o que informa a agência, que ainda acrescenta:  não seria possível encaminhar as mensagens informativas aos aparelhos.

*** O projeto piloto será iniciado em fevereiro do próximo ano no Distrito Federal e em Goiás, com o envio de mensagens para os usuários de celulares irregulares.  A medida vale para aparelhos conhecidos como piratas.  O projeto tem por objetivo coibir o uso de telefones móveis não certificados pela Anatel, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude.

Celebrando no Versailles Recepções

Para brindar sua mudança de idade, o jornalista Rodrigo Loureiro reuniu amigos no  domingo com sua Feijoada.com, no Versailles Recepções Cidade Jardim. A ocasião também foi de celebração ao programa Conceito na Band Natal, que através do diretor da emissora no RN, promoveu a entrega do prêmio de “ Olho na Folia”, pela cobertura do Carnatal nesses 27 anos da micareta.

*** Evento para celebrar a vida e amizade, tendo nas boas vindas a competente equipe de JB Cerimonial, com o toque das delicias de Rafaela de Fontes no buffet de sobremesas, o bolo de aniversário assinado pelo talentoso cake designer Robinson Câmara. No quesito musical, a cantora Jaina Elne deu início a programação, seguida pela banda Ponto 4, que movimentou a comemoração. A colunista marcou presença e traz clicks da sessão de vivas, que também podem ser conferidos no site liegebarbalho.com

Senado aprova PL que permite prorrogação de prazos das bolsas de estudo

Tem início hoje e segue até a sexta-feira a XII Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário, que tem como tema “Conciliar: nós concordamos”. No Rio Grande do Norte, magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, estão mobilizados para realização das audiências de conciliação que serão realizadas na capital e interior do estado.

*** Em Natal, estão programadas aproximadamente 500 audiências que acontecerão, das 8h às 17h, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e vão reunir pautas com trabalhadores e empregadores para tentativas de conciliação. Além das partes do processo, o CEJUSC-Natal está recebendo pedidos para inclusão de processos em pauta de advogados e de grandes devedores como hotéis, bancos, construtoras e da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte

Prêmio Educador

Promovido pela Quizlet, o “Prêmio Educador Inspirador” chegou em sua fase final. Após indicações de alunos de todos o país, será a vez da seleção de até três semifinalistas por estado e votação popular para definir seu representante. Já são conhecidos os 27 professores que seguem disputando a premiação do concurso: uma viagem aos EUA para conhecer a sede da Quizlet, uma das maiores plataformas de ensino do mundo, em São Francisco, na Califórnia.

*** No Rio Grande do Norte, o mais votado foi José Maria Dantas de Lima, professor de Educação Infantil da Unidade de Educação Infantil Dulce Escóssia Nogueira, de Mossoró. Na próxima fase, consultores da Revista Nova Escola, uma das mais conceituadas em educação no país, vão analisar o perfil de cada concorrente para decidir o vencedor. O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro.

Alerta!!!

A Casa Durval Paiva vem a público denunciar um golpe que está sendo vinculado através do Whatsapp, no qual criminosos criaram um perfil falso do presidente da entidade Rilder Campos, para pedir doações. O “Alerta de Fraude” foi veiculado no perfil na Casa no Instagram, informando que “não utiliza dessa ferramenta para angariar recursos, nem credencia terceiros para pedirem doações em seu nome”, além de não receber valores por meio de perfis no Whatsapp.

*** “Quem receber tal mensagem considere como um golpe. Para doar de forma segura basta acessar o site www.casadurvalpaiva.org.br, na nossa fanpage do Facebook/casadurvalpaiva ou pelo telefone (84) 4006-1600”, explicou o presidente da instituição.

Projeto de Lei

O Senado aprovou o Projeto de Lei   que permite a prorrogação dos prazos de vigência das bolsas de estudo concedidas por agências de fomento à pesquisa nos casos de maternidade e adoção. O texto estabelece que a prorrogação das bolsas será por um período de 120 dias e se destina a estudantes que derem à luz, adotarem crianças ou obtiverem a guarda judicial de crianças para fins de adoção.

*** A matéria segue para sanção presidencial. O projeto beneficia as bolsistas de mestrado, doutorado, alunas de graduação, pós-doutorado ou estágio sênior que tenham bolsa de estudo com duração mínima de 12 meses, concedidas pelas agências de fomento para a formação de recursos humanos.

Benefícios do café

Uma pesquisa que reuniu dados de mais de 200 estudos anteriores traz uma boa notícia para fãs do café. Segundo as informações, indivíduos que tomam três ou quatro doses da bebida por dia têm mais chances de desfrutar de certos benefícios à saúde do que pessoas que não o fazem.

*** Entre estes benefícios, estão um risco menor de doenças cardíacas e de morte prematura. Na pesquisa, o hábito de beber café também se mostrou ligado a menores riscos de diabetes, doenças no fígado, demência e até de alguns cânceres. Realizado por cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, o trabalho foi publicado pelo periódico British Medical Journal.

Licita Fácil

Um portal para socializar as informações e as regras de praticamente todas as aquisições feitas por órgãos da administração pública, nas esferas municipal e estadual, de todo o Rio Grande do Norte. Essa é a proposta do Licita Fácil (http://licitafacil.tce.rn.gov.br), que será lançado amanhã, às 17h30, no Tribunal de Contas do Estado.

*** Depois de funcionar em período experimental, o portal foi aperfeiçoado e faz parte das ações de um acordo de cooperação técnica, assinado no ano passado, entre o Sebrae e o TCE-RN. O portal permite que o empreendedor encontre os pregões públicos mais compatíveis com o perfil da empresa e o tipo de serviço ou produto comercializado.

Confraternizações

Final do ano chegou e as sessões de confraternizações também!  Reunir amigos e familiares para celebrações das conquistas, como também dá vivas e brindar o ano vindouro. Pensando nisso, o Vinhedos Bistrô, no Natal Shopping, elaborou o “Menu Momentos Especiais” e o “Menu Grandes Momentos”, voltados para as comemorações e congraçamentos do período, aliados as muitas borbulhas e uma variada carta de vinhos.

Laboratório

O laboratório de DNA forense do Instituto Técnico-Científico de Perícia está sendo construído no Complexo da Degepol, no bairro de Cidade da Esperança. Atualmente, a obra encontra-se com 25% dos serviços concluídos e tem previsão de entrega para março de 2018. A instalação será no antigo imóvel de Análises Químicas da Emparn, ao lado da Central de Flagrantes. O investimento é de R$ 287.075,13 com recursos próprios do ITEP.

Torneio Gastronômico é atração em Natal

Tem início hoje a 1ª edição do Roda de Boteco. A competição, que segue até dia 16 de dezembro, promete movimentar a capital potiguar, estimulando a gastronomia de boteco, como também aguçando o resgate da boemia. A partir do voto do público, o concurso vai eleger o Melhor Bar/ Boteco e o Melhor Atendimento.

*** Para participar, é preciso consumir o petisco elaborado por cada estabelecimento, especialmente para o evento, e solicitar a cédula de votação. Ao todo, são 30 casas inscritas. Saiba mais no www.rodadeboteco.com.br.

Parlamentar do ano

Os trabalhos dos deputados da 61ª legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte serão avaliados na próxima terça-feira, com a eleição do Parlamentar do Ano, por sua atuação em 2017. A votação acontecerá no horário das 8h30 às 11h30, na Sala Jornalista Alexis Gurgel, sede do Comitê de Imprensa no Palácio José Augusto.

Celebrando

O jornalista Rodrigo Loureiro ultimando os preparativos para mais uma edição da sua “ Feijoada.com. Ele reunirá amigos neste domingo em ocasião comemorativa à sua mudança de idade no Versailles Recepções Cidade Jardim. Na oportunidade, o aniversariante também estará comemorando o aniversário de 2 anos do seu programa Conceito, na Band Natal.

Quartas Clássicas

Como o nome já diz, o projeto “Quartas Clássicas” volta ao palco no Teatro Riachuelo, na próxima quarta-feira, ás 20h, com mais um concerto da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do RN. Sob regência do maestro Dr. Linus Lerner, o evento contará com a participação do Guzheng Larry Leung. O espetáculo tem entrada gratuita. Mais informações no site www.orquestrasinfonicadorn.com.br.

Invasão Pet RN

No próximo dia 03 de dezembro, a Invasão Pet RN realizará sua 4ª edição.  Tendo como palco o estacionamento da Leroy Merlin Natal, o evento vem se tornando uma tradição na capital potiguar.  O encontro tem como proposta oferecer atrações que acolham toda a família, além de ser uma vitrine para empreendedores da área. Em exposição uma variedade de produtos, e acesso a informações com especialistas sobre saúde e qualidade de vida dos pets. 

Sesc Mossoró

A maior unidade do Sistema Fecomércio em espaço físico no nosso Estado, erguida na década de 1970 pelo então presidente da Confederação Nacional do Comércio empresário potiguar Jessé Freire, o Sesc Mossoró será reinaugurado no próximo dia 30. A estrutura irá duplicar sua área construída e sua capacidade de atendimento, ganhando, entre outras coisas, uma nova Escola Sesc, Clínica Odontológica, Restaurante, Ginásio, Campo de Futebol e Parque Aquático.

*** Com a reforma e ampliação no novo Sesc Mossoró, a unidade conta com estacionamento e um bloco administrativo. O espaço também com uma nova Central de Relacionamento, para atender o público interessado nos serviços oferecidos pelo Sistema. E o restaurante também está de cara nova, com climatização, passando a oferecer 1.600 refeições/dia.

Educação

A Secretária de Educação e Cultura do RN, Cláudia Santa Rosa, assinou o Termo de Cooperação Técnica com o presidente do Instituto Tecnológico Brasileiro, Paulo de Paula.  A iniciativa tem por objetivo oferecer 15 mil vagas em Cursos de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional, na modalidade Educação à Distância.

*** As vagas são destinadas a profissionalização de alunos e servidores da rede estadual de ensino, sem ônus para o Estado.  O ITB/Prospere vai disponibilizar na sua Plataforma Virtual de Aprendizagem mais de 160 cursos de qualificação profissional visando contribuir com o fortalecimento das Políticas Públicas fomentadas pelo próprio instituto. Para participar, o interessado precisa estar vinculado a um dos programas, projetos e ações em andamento na Secretaria.

Mudanças

A partir de agora, as certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes. Os novos registros, alterados pelo Conselho Nacional de Justiça, contam, entre outras coisas, com o número do CPF. O CNJ justifica que a intenção é que o novo documento se torne o número de identidade civil único. Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo “filiação” e não mais o termo “genitores”.

*** De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil. 

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para o deputado Ricardo Mota, a jornalista Rosalie Arruda e o empresário Mário Rosado. Amanhã, os vivas são para a elegante Marisa Motta, o empresário e ex-deputado Manoel do Carmo, e a simpática Denise Pereira Alves. E no domingo quem celebra aniversário é o empresário Aluízio Alves Neto e o jornalista Luciano Kleiber.

No Teatro Riachuelo

Chega a Natal, no próximo dia 03 de dezembro o espetáculo infantil “Carinha de Anjo”. O show será apresentado a partir das 16h no Teatro Riachuelo.  A divertida Irmã Fabiana e a amada Tia Perucas estarão ao lado das crianças Dulce Maria, Frida, Bárbara, Valentina, Adriana Emílio e Zé Felipe em uma nova aventura criada especialmente para os palcos. A peça contará com a participação virtual da blogueira Juju Almeida através de uma tela gigante, interagindo com elenco e plateia.

Tribunal de Justiça do RN é certificado na categoria Ouro

O Tribunal de Justiça do RN foi certificado na categoria Ouro e recebeu o Selo Justiça em Números, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça. O selo é um reconhecimento aos tribunais que se destacaram por sua excelência em gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional.

*** A homenagem foi entregue ao presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, durante o 11º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que aconteceu em Brasília. O Tribunal potiguar alcançou a pontuação de 447 pontos na avaliação, dos 590 possíveis. Nos últimos dois anos, o TJRN recebeu o Selo na categoria Bronze.

Novos Rumos

Ainda falando sobre justiça, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região realizou ontem, no auditório do Tribunal Pleno, palestra voltada para o tema Trabalhando com Reeducandos. O encontro teve como objetivo apresentar os benefícios do projeto Novos Rumos e esclarecer dúvidas de magistrados e servidores sobre a experiência de ressocialização de apenados.

*** O projeto será implantado no TRT-RN, numa parceria com o TJRN e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.  Os apenados trabalharão 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, e receberão um salário mínimo pago pelo TRT-RN, sendo 80% diretamente ao beneficiário e 20% depositados em caderneta de poupança. Eles também terão vale-transporte e almoço durante os dias de efetiva prestação dos serviços.

Ampliação

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que tem na presidência o médico potiguar Kleber Morais, cuja atuação resultou na inaugurou na última semana de novos espaços no Hospital Universitário Ana Bezerra, da UFRN, localizado na cidade de Santa Cruz.

*** Foram disponibilizados novos leitos de UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, novas instalações da Enfermaria da Unidade de Saúde da Mulher e o Anexo I Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Sem dúvida, a ampliação traz um importante reforço no atendimento à saúde da população daquela região.

Carnatal

A Destaque Promoções anunciado mais uma vez a presença o Camarote Skol no Carnatal. Segundo a organização, o espaço promete conforto e animação para os foliões. Além do tradicional deck para aproximação e visualização dos trios e blocos, os participantes do Camarote Skol terão visão privilegiada da micareta com um corredor da folia exclusivo.

*** Com capacidade para 5 mil pessoas, vale ressaltar que o camarote contará com open bar entre atrações.  Os abadás estão sendo comercializados na Central do Carnatal, no Natal Shopping, no www.ingressorapido.com.br e www.semhora.com.br.

Wikipédia

Instituições brasileiras como o Arquivo Nacional, o Museu do Ipiranga, a Matemateca e o Museu da Imigração estão disponibilizando parte de seus acervos na plataforma Wikimedia Commons, da Wikipédia. O material consiste em imagens de pinturas, documentos, fotografias históricas, artefatos e outras obras.

*** Esse um processo, viabilizado por voluntários da Wikipédia, segue a tendência de museus estrangeiros como Metropolitan, MoMA, British Museum e Museo Picasso, mas também diz respeito à busca por transparência no Brasil, foi o que noticiou o portal do Estadão.

Horário de verão

 O Tribunal Superior Eleitoral sugere ao governo federal mudança da data do horário de verão do próximo ano. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, entregou ao presidente Michel Temer um ofício solicitando que em 2018, o horário de verão comece após o segundo turno das eleições gerais.

*** O TSE publicou uma nota no seu site explicando o porquê da solicitação. “A razão do pedido é garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”.

*** Ainda segundo Tribunal, por causa dos fusos, o horário de verão agrava o problema do início e fim da votação das eleições ordinárias. “Por exemplo, as urnas no Acre são fechadas três horas depois de a contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste”.

Circuito Gourmet Potigás

O presidente da Potigás Beto Santos, reuniu jornalistas no Versailles Recepções para apresentar o 1º Circuito Gourmet Potigás. Trata-se de uma experiência gastronômica que reúne sabor, criatividade e praticidade. Com realização de 23 de novembro a 02 de dezembro, o circuito traz menus autorais exclusivos ao preço de R$ 49,90 e R$ 59,90, elaborados por chefs que utilizam o gás natural canalizado da Companhia Potiguar de Gás nas cozinhas dos restaurantes.

*** O evento contará com a participação dos restaurantes como: Cascudo Bistrô, Flor de Sálvia, Freddy’s, Yuru, Temaki Lounge, Le Soleil do Ocean Palace Resort, e o Sunrise. Os potiguares terão oportunidade de saborear a um menu elaborado especialmente para o circuito, composto por entrada, prato principal e sobremesa.

Vem aí mais uma edição do Feijoada.com

Neste domingo, o jornalista Rodrigo Loureiro estará reunindo amigos no Versailles Recepções Cidade Jardim, com mais uma edição da sua “ Feijoada.com”. O evento é comemorativo a sua mudança de idade, e também ao aniversário de 2 anos do programa Conceito na Band Natal. Na ocasião, também será apresentado o camarote Band Carnatal.

Romaria

Para quem não conseguiu assistir a primeira exibição do show “Romaria”, da cantora Khrystal, surge uma nova oportunidade. Desta vez, nesta quinta-feira, em uma única sessão: às 20h30. A apresentação que homenageia Elis Regina, tem direção do talentoso produtor musical João Marcelino. O espetáculo faz um misto de reencontro e homenagem à saudosa Elis.

Agito de verão

A Hemotion White Party vem aí. O empresário Herculano Júnior e a Hemotion já estão nos preparativos para a festa que celebra 12 anos de sucesso. O evento, um dos mais concorridos da estação, promete muitas novidades para surpreender ainda mais o público. Nos próximos dias, a label estará revelando os primeiros segredos para a ocasião. Para ficar sabendo de tudo em primeira mão, basta seguir o novo perfil oficial no Instagram: @hemotionwhite.

Cartola

O cantor e rapper Emicida estará em Natal nesta sexta-feira apresentando sua turnê “Emicida canta Cartola”, no Teatro Riachuelo. Com início às 21h, o show é uma releitura da obra de Cartola. Os sucessos O Sol Nascerá, Disfarça e Chora e Alvorada estarão no repertório do músico. Além disso, Adoniran Barbosa também será homenageado na famosa Saudosa Maloca.

Já é Natal!

Os empresários Anchieta Júnior e Ricardo Coelho estão com tudo organizado para atender os clientes da Pão&Companhia no período de Natal. A tradicional empresa já está recebendo as encomendas especiais para ceias natalinas e confraternizações de fim de ano.

Quartas Clássicas

O projeto “Quartas Clássicas” volta ao palco no próximo dia 29 com mais um concerto da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do RN. Sob regência do maestro Dr. Linus Lerner, o evento acontecerá no Teatro Riachuelo, às 20h, e contará com a participação do Guzheng Larry Leung.  Com entrada gratuita, os ingressos estarão disponíveis com reserva prévia nos dias 22 e 23 de novembro no site www.orquestrasinfonicadorn.com.br

MPB Jazz

Inspirado no French Quarter Festival, realizado na cidade americana de New Orleans, e mantendo a proposta de promover o intercâmbio entre artistas potiguares e norte-americanos atuantes na referida cidade, o MPB Jazz chega a 6ª edição.

*** O Solar Bela Vista estará sediando o evento nos dias 01 e 02 de dezembro.  Serão 10 atrações musicais que se revezarão em três palco durante os dois dias, com shows de artistas potiguares interpretando mestres ou homenageando intérpretes da música. O encontro terá entrada franca, limitada à capacidade do espaço. Saiba mais no https://pt-br.facebook.com/mpbjazzrn/.

Maranathá

A comunidade católica de Natal, através da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de Neópolis, realiza no próximo domingo, a 4º edição do Maranathá. A micareta católica, comandada pelo Padre Nunes, percorrerá as principais ruas do bairro. O evento tem por objetivo reunir grande público, em momento de louvor e agradecimento pelo Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

*** Este ano, a festa contará também com a animação da Banda Divina Luz, agitando no trio elétrico, Ministério Autorizado a Prosperar, e o show de encerramento com a atração nacional, Ministério Adoração e Vida.  As camisetas já podem ser adquiridas através do site www.maranathanatal.com.br.

Conciliação

Tem realização em todo Brasil de 27 deste mês a 01 de dezembro a XII Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário, que abordará o tema “Conciliar: nós concordamos”. O objetivo da mobilização é promover a conciliação e demonstrar que a decisão de conciliar é das partes envolvidas e só acontece se houver comum acordo.

*** No RN, magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região já estão mobilizados para realização das audiências de conciliação, que ocorrerão na capital e interior do Estado. Em Natal, as audiências acontecerão no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Caso o advogado, empresário ou trabalhador deseje incluir algum processo em pauta no âmbito da Justiça do Trabalho do RN, basta enviar um pedido pelo email semana@trt21.jus.br

Empretec em 2017

O Sebrae no Rio Grande do Norte abriu o período de entrevistas para os candidatos que querem integrar a última turma do Empretec em 2017. O seminário será realizado em Natal entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro. Os interessados em participar podem obter informações sobre o agendamento pelo telefone 0800 570 0800.

*** Serão 60 horas de capacitação com atividades práticas, que ajudam o participante a identificar oportunidades, ter maior segurança nas tomadas de decisões e melhorar o desempenho profissional. O Empretec identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor, tendo como mote dinâmicas que ajudam os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos.

“Joias do Ballet Russo” chegam a Natal em dezembro

Os potiguares terão o privilégio de assistirem o espetáculo “Joias do Ballet Russo”, que reúne  os melhores bailarinos dos principais teatros da Europa, como Bolshoi, Mariinsky e Mikhailovsky. O majestoso e encantador repertório é composto por trechos das obras Lago dos Cisnes, Corsário e Quebra-Nozes.

*** Em Natal, a apresentação acontecerá no dia 01 dezembro, no Teatro Riachuelo.  No elenco que passará pelo Nordeste, cinco dos principais solistas consagrados mundialmente. Entre eles, Alexander Volchkov, um dos expoentes do balé russo atual e membro do elenco principal do Bolshoi há 20 anos e a bailarina absoluta do Stanislavsky, Natalia Ledovskaya.

Natal sem fome

Quem passar pelo Natal Shopping no período 24 de novembro a 16 de dezembro poderá contribuir com o combate à fome no Brasil, com doações de alimentos. A campanha é coordenada pela ONG Ação da Cidadania que, pela primeira vez, tem parceria com duas agências da ONU: UNESCO no Brasil e a FAO.

*** Os shoppings da rede Ancar Ivanhoe também estarão incentivando o “Troco Solidário”, ação que permite que os clientes doem a quantia excedente do pagamento do estacionamento. A ação objetiva arrecadar um grande volume de cestas básicas para ser entregue às famílias cadastradas nos comitês da Ação da Cidadania em 18 estados do Brasil, entre eles, o Rio Grande do Norte.

Ação social

Numa inciativa do Sistema Fecomercio, a 12ª edição do projeto “Ver para Aprender” entregará 455 óculos de graus nos meses de novembro e dezembro aos beneficiados nos municípios de São Paulo do Potengi, Mossoró, Nova Cruz, Caicó e Natal. A ação é realizada através Serviço Social do Comércio do RN.

*** Na capital potiguar, o projeto contou com a parceria das Óticas Diniz, que doaram as armações e lentes. Nas cinco cidades contempladas, o “Ver Para Aprender” realizou 538 consultas oftalmológicas entre alunos dos projetos educacionais do Sesc, de escolas municipais, de grupos de idosos e de outras instituições.

Novembro Negro

O mês de novembro também é lembrado pelo combate ao racismo, sendo intitulado de “ Novembro Negro”. Aliado da causa, o deputado Carlos Augusto Maia destacou, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do RN, a importância das ações de igualdade social e racial. Incluindo a Lei de sua autoria, que insere o RN na realização de medidas eficazes para a cultura negra.

*** O parlamentar destacou a “Semana de Igualdade Social” e ressaltou que essas medidas “precisam ser colocadas em prática constantemente e não apenas durante esse período de reflexão”. Ele enfatizou que o Estado tem aspectos culturais presentes na capoeira e danças típicas e que, através do artesanato, os povos têm o poder de transmitir os seus costumes e tradições.

Brasil – Alemanha

O Rio Grande do Norte sediará o Encontro Brasil Alemanha em 2019. O anúncio foi feito na cidade de Porto Alegre, pelo presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales de Araújo. O EEBA é o maior evento da agenda bilateral brasileira, numa iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias Alemã em parceria com Federações de Indústrias. Realizado na última semana, este ano foi sediado na capital gaúcha.

*** Durante o EEBA 2017, um total de 97 empresas alemãs e 532 empresas brasileiras participaram de rodadas de negócios. A proposta é que ocorressem mais de 400 reuniões empresariais, com expectativa de US$ 10 milhões. As indústrias participantes são dos setores de alimentos, couro e calçados, energias renováveis, química e petroquímica, saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Protocolo de Montreal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos aderiu à ação de celebração aos 30 anos de implementação do Protocolo de Montreal e instalou um painel na Estação Natal além de adesivar um VLT com imagens sobre o tema. A iniciativa visa disseminar informações sobre as ações realizadas para eliminar as substâncias destruidoras da camada de ozônio.

 *** Além disso, através da interatividade, os usuários poderão enviar fotos e mensagens pelas redes sociais via hashtag #30AnosProtocoloDeMontreal. Em 30 anos, os países integrantes do Protocolo eliminaram totalmente o consumo e produção dos clorofluorcarbonos, halons, brometo de metila para fins agrícolas.

Aniversários

Ainda é tempo de cumprimentar a arquiteta Ceiça Wanderley pelo seu aniversário. *** Os parabéns da coluna hoje vão as advogadas Tásia Simonetti e Cláudia Rocha, a elegante Nídia Mesquita, o empresário George Ramalho e o fotógrafo Alex Costa.

Diagnóstico Precoce

É celebrado em 23 de novembro o Dia Nacional, Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Para marcar a data, a Casa Durval Paiva promoverá o XII Fórum do Diagnóstico Precoce. Com realização no auditório da CTGás, o evento terá início às 08h, e é voltado para profissionais da área de saúde, estudantes e demais interessados na temática. Inscrição: uma lata de leite em pó. Saiba mais em http://bit.ly/2hxvsZv

1 2 3 15