segunda,
home / Liege Barbalho

Liege Barbalho

Zenaide Maia assume a presidência da Câmara Federal

A deputada Zenaide Maia assumiu a presidência da Câmara Federal na solenidade de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão, na última quarta-feira, em Brasília. Durante a cerimônia, um dos agraciados foi o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN, indicado pela parlamentar. A sessão aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A iniciativa destaca o trabalho de entidades e personalidades que atuam na inserção de pessoas com deficiência.

*** O Prêmio Brasil Mais Inclusão é destinado a empresas, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da admissão de pessoas com deficiência. A premiação acontece anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência – 21 de setembro.

Conferência evangélica

Natal sediará a 1ª Conferência Koinonia Jovem, que tem como tema “500 anos da Reforma Protestante – mandamentos e princípios”. Com realização nos dias 13 e 14 de outubro, o encontro acontecerá no auditório do Lainas Place Hotel, em Ponta Negra. Na programação, palestras e mesa redonda com teólogos, historiadores e pastores evangélicos a respeito das doutrinas reformadas. De acordo com a coordenação, o evento visa debater as heranças deixadas pelos reformadores aos cristãos atuais.

Ribeira Boêmia

O Projeto Cultural Feijoada Ribeira Boêmia se apresenta amanhã, com Roda de Samba, no espaço Mormaço, a partir das 15h. Na programação um repertório recheado de sucessos de sambas tradicionais.  Esta edição contará com Nara Costa, Ana Tomaz, André Anacleto, Dani Negro, Diana Rafaelly, Dodora Cardoso, Heli Medeiros, Ivando Monte, Josy Ribeiro e Lene Macêdo. Os ingressos estão sendo vendidos nas Lojas Le Postiche e Mormaço.

Tratamentos gratuitos

O Departamento de Fisioterapia da UFRN conta com projetos de pesquisa que podem ajudar a população. Um dos tratamentos gratuitos oferecidos é para pessoas com idades entre 20 e 70 anos, que tenham sofrido AVC há pelo menos 06 meses e caminhem com dificuldade. O acompanhamento é monitorado pelos docentes da Universidade. Os interessados devem entrar em contato através do número 981827551.

Humberto Gessinger

O cantor Humberto Gessinger volta a Natal, dessa vez, com o show “Desde Aquele Dia – 30 Anos a Revolta dos Dândis”. A apresentação será no dia 11 de outubro, às 21h, no Teatro Riachuelo. Vocalista, baixista, pianista, guitarrista, gaitista, violonista, acordeonista e escritor, Gessinger é considerado um dos artistas mais completos da atualidade.  No repertório, os maiores sucessos da sua banda, Engenheiros do Hawaii, como “Infinita Highway“, “Terra De Gigantes” e “Refrão De Bolero“.

Congresso Científico

Conhecido por abordar temas que vão desde filosofia, história, política, ética e comportamento, o prof. dr. Leandro Karnal desembarca em Natal no próximo mês. Ele será o palestrante da conferência de abertura do XIX Congresso Científico e Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate. Com realização de 4 a 6 de outubro, o evento acontecerá na Unidade Roberto Freire. As inscrições estão abertas através do siteunp.br/congressocientifico.

Teste prático

O Departamento Estadual de Trânsito do RN informa que ampliou o atendimento aos usuários que desejam agendar o teste prático de direção veicular.  Os condutores podem marcar a data na unidade do Shopping Via Direta, às segundas e sábados das 09h às 14h30, e de terça-feira à sexta-feira, das 09h às 20h. Antes esse agendamento só era feito na parte da tarde. Em Parnamirim, o atendimento é realizado das 8 às 17h, de segunda à sexta.

Hebe Camargo

Hebe,  O Musical, que traz a vida e obra da apresentadora Hebe Camargo, estreia no dia 12 de outubro, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. A peça tem roteiro assinado por Artur Xexeo e direção artística de Miguel Falabella.  O musical é o segundo passo da Plataforma Cultural Hebe Forever, que também contará com um filme, uma exposição com o acervo pessoal da artista, minissérie para TV, além de documentário e um livro fotográfico.

*** O espetáculo conta com 21 atores em cena, orquestra composta por 09 músicos e mais de 30 técnicos envolvidos, a personagem Hebe recebe o público que vai ao Teatro Procópio Ferreira e o convida a conhecer a sua história. A proposta é que a plateia acompanhe a grade de uma programação de TV típica dos anos 60. Com coreografias de Fernanda Chamma, direção musical de Daniel Rocha e preparação vocal de Guilherme Terra.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para o empresário Álvaro Mota, Diego Abrantes e Ana Maria Barbalho *** Amanhã quem muda de idade é o advogado Murilo Barros Júnior, Leôncio Queiroz, Carol Emerenciano e Fernando Barbosa *** E no domingo, celebram aniversário os empresários Jose Geraldo Medeiros e Beth Rego, e o publicitário Tertuliano Pinheiro.

Abrace esta causa

A atriz Dira Paes é a madrinha da Campanha Setembro Dourado 2017, promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer. Nas suas redes sociais a atriz convidou os fãs a vestirem a camisa e abraçar a luta contra o câncer infanto-juvenil. Veja no instagram.com/p/BY_HKvKgezL/. Quem quiser ajudar a Campanha #SetembroDourado pode adquirir a camisa na Casa Durval Paiva e ser um multiplicador adotando a moldura no Facebook através do linkhttp://bit.ly/2xPRxET

TRT promove Curso Aplicação do Novo CPC
  • Foto: José Aldenir / Imagens

Os ministros Cláudio Mascarenhas Brandão e Augusto César Leite de Carvalho, do Tribunal Superior do Trabalho, estarão na sede do TRT da 21ª Região amanhã, onde participarão do Curso Aplicação do Novo CPC no Processo do Trabalho, destinado a magistrados e servidores. Numa realização da Escola Judicial, o encontro objetiva analisar os impactos provocados pelo CPC e pela Lei nº 13.467/2017 ao processo do trabalho, especificamente quanto aos recursos.

Improbidade Administrativa

O advogado e professor Ricardo Duarte Júnior estará lançando hoje, na Livraria Saraiva do Midway seu novo livro. Intitulado “Improbidade Administrativa: Aspectos Teóricos e Práticos”, a publicação é da editora Lumen Juris e tem como principal objetivo aprofundar o tema da improbidade na administração pública. Esse é segundo título do autor, que iniciará a sessão de autógrafos às  19 horas.

Vem pro baile!

Neste sábado, a  Pink Elephant vai esta prá lá de movimentada com vários  ritmos. Entre as atrações, Aldair Playboy, André Luvi e Sax In The House. A festa “vem pro baile!” tem assinatura da B! Shows, 96 FM e 4 You Promo. O Sax in the House, que comemora seus oito anos estrada, traz o saxofonista Israel Galiza e o DJ Gabriel Sodré, que desenvolvem o projeto animando as noites pelo Brasil afora.

Fórum Cidadão Global

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, virá ao Brasil no próximo 05 de outubro, onde será o principal palestrante do Fórum Cidadão Global, em São Paulo. Tendo como tema “Mudar o mundo? Sim, você pode”, o evento é promovido pelo jornal “Valor Econômico” com apoio do Banco Santander.  O tema é referência à campanha eleitoral do ex-presidente americano em 2008 intitulada “Sim, nós podemos.”

Cascudo Bistrô

O charmoso Cascudo Bistrô, especializado em cozinha contemporânea, localizado em área privilegiada na Praça das Flores, em Petrópolis, reativou a promoção “dia do aniversariante ”. Para o cliente que for comemorar a data no local, na companhia de pelo menos cinco amigos, receberá o prato principal como presente. Vale ressaltar que a promoção é válida nos meses de setembro, outubro e novembro.

Simplificação do Registro

A Ordem dos Advogados Seccional do Rio Grande do Norte iniciou o processo de integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. Com isso, já é possível fazer a consulta prévia de nome das atividades empresariais de competência da OAB por meio do Portal Redesim RN. O próximo passo será a assinatura do convênio entre OAB Nacional e Receita Federal para que, após a liberação do registro na OAB, o CNPJ seja autorizado de forma automática.

A beleza da Transformação

O hair stylist Sinval de Souza confirma participação na Sempre Negócios, evento do  Empreende e da Escola de Gestão e Negócios da UnP, com realização hoje, no Espaço de Eventos da Unidade Roberto Freire. Com início às 19h, esta edição tem como tema “Empreender: A beleza da Transformação”. Também foram convidados para falar sobre a temática Lo-amy Fonseca, da Pulse Academia e Felipe Rocha, da Riachuelo. As inscrições podem ser realizadas através do www.unp.br/eventos.

Pastilha anti-dengue

Estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, desenvolveram uma pastilha natural que serve como inseticida contra a larva do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika. O produto foi apresentado ao público esta semana durante o Painel Científico 2017, promovido pela escola. Ideal para ralos, a “pastilha anti-dengue” foi produzida no laboratório de Ciências da instituição e passou por um processo de pesquisa, criação, observação e testes que durou cinco meses.

Corrida PRF 191

A capital potiguar irá receber a 1ª edição da Corrida PRF 191. O evento contará com um percurso inédito pela BR-101, em distâncias de 10 milhas, 5 milhas e 3 milhas. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo sitewww.corridaprf191.com.br/site. Promovida pela HC Sports e Fábrica de Esportes, a competição tem o objetivo de aproximar público da Polícia Rodoviária Federal e incentivar os cuidados com a saúde e qualidade de vida dos participantes.

Benefício para doadores

A Câmara Municipal de Natal aprovou a lei que autoriza os doadores de medula óssea a serem isentos do pagamento de taxa de inscrição de concursos públicos, válida para seleções realizadas pelo município. O vereador Robson Carvalho, autor da proposição, enfatizou que o transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Segundo o parlamentar, a matéria visa expandir de forma consistente e sistemática o número de colaboradores.

Aplicativo – Agilidade e comodidade

A partir do próximo mês, Natal passará contar com um aplicativo de consultas médicas que garantirá mais agilidade e comodidade para os usuários e pacientes, como também os profissionais da saúde. O app Bomédico estará disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android a partir do dia 1º de outubro.

***O aplicativo faz parte de uma plataforma de agendamento e gerenciamento de consultas que tem por objetivo promover uma maior agilidade na marcação, no gerenciamento das consultas e no relacionamento, reduzindo assim os custos administrativos. O paciente se cadastra informando a sua cidade e plano de saúde, localiza o profissional por especialidade, subespecialidade e gênero, e com apenas um toque já agenda a consulta.

Celebrando Saboya
  • Foto: Studio Fred Filho

Festa para beijar sol, mar, lua e estrelas, é assim que o colunista Chrystian de Saboya, dá o tom ao convite da comemoração do seu aniversário. Com realização no próximo dia 30, o evento terá como palco o hotel Porto do Mar, na Via Costeira. A festa terá início a 16 horas e com muita energia e alto astral, e prometendo um estilo bem despojado com pês na grama e a beleza do mar para celebrar a vida.

*** Sunset Bethoven, Sueldo Soares, Luiz Couto e Matheus Matje e Banda, farão a animação musical da noite que terá iluminação assinada por Daniel Rocha, som de Ajax e a estrutura da Muti Tendas. Para dá as boas-vindas a impecável equipe de JB Cerimonial. No quesito da gastronomia, Adriana Rocha comandará o buffet. A sessão de vivas para Saboya também contará com a arte de Lídia Quaresma e Alessandro Costa.

Sofia e Bruno

Contagem regressiva para a cerimônia da união matrimonial de Sofia Freire e Bruno Maia.  Os noivos dirão “ Sim” com as bênçãos de Deus e dos pais Nelson Hermógenes de Medeiros Freire, Soraya Morais de Souza Freire, José Otávio Maia Vasconcelos e Vilneide Gadelha Fernandes.

*** O elegante espaço do Chaplin Recepções que conta com uma visão privilegia da orla do centro de Natal, foi o lugar escolhido pelos nubentes para celebrar a união, o amor e família, com celebração marcada para as 17horas. Após a liturgia o casal receberá os cumprimentos no mesmo local.  Amiga de ambas famílias, esta colunista confirma presença.

Regiões turísticas

O   mapa do turismo do RN foi ampliado. Em referência ao ano passado, o estado inseriu 15 municípios na rota e manteve 60, totalizando 75 municípios com inclinação turística, distribuídos em 5 regiões do território potiguar. O levantamento completo pode ser conferido no Mapa do Turismo Brasileiro que foi divulgado pelo Ministério do Turismo.

*** No país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento expressivo com relação a 2016.  Os números revelam o resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

Seleção de Estagiários

A Comissão do Concurso Público para Seleção de Estagiários do Poder Judiciário do RN irá realizar seleção para preenchimento de vagas e para cadastro de reserva para do Programa de Estagiários do TJRN.  A inscrição será feita exclusivamente através da Internet, no período de 25 de setembro a 10 de outubro, no www.idecan.org.br.

*** Podem concorrer universitários de Administração, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Estatística, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, regularmente matriculados e que estejam cursando, no mínimo, o 5º período do curso em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. As vagas irão atender às necessidades das comarcas divididas por cinco polos: Natal, Assu, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Dez por cento serão reservadas a candidatos portadores de deficiência.

Samba Autoral

A Ribeira será palco hoje de mais uma edição do projeto cultural Samba Autoral Potiguar que acontece no Ateliê Bar & Petiscaria. Com entrada gratuita, esta é a quarta apresentação e contará com 17 músicas autorais inéditas. As canções foram escritas por expressivos nomes do cenário local, como Carlinhos Zens, Valéria Oliveira, Ivando Monte e André da Mata  . A direção musical tem assinatura de Raphael Almeida.

Fest Bossa & Jazz

A Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró, transforma-se em palco para receber a edição 2017 do Fest Bossa & Jazz, nesta sexta-feira e sábado. O evento promove intercâmbio entre nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional através de shows e Jam Sessions. Com programação diversa e totalmente gratuita, assume o lado da responsabilidade social através de oficinas socioambientais e workshops para músicos e estudantes.

 Burro Elétrico

O Burro Elétrico anunciando suas atrações para a edição de 2017 do Carnatal. Com a tradição de valorizar o artista da casa, o bloco levará para avenida o forró/brega de José Orlando e o axé de Zé Gotinha. O resultado desta salada musical promete movimentar a mais badalada micareta no primeiro dia de corredor da folia. Este ano, comemora 26 anos de história, o bloco e mantem o mesmo formado de animação, bebida free, petiscos da Gosto de Pão entre outros atrativos.

Retirada de insulina

O Ministério da Saúde estuda retirar a insulina do Aqui Tem Farmácia Popular, caso o preço pago pelo produto não seja reduzido. A pasta paga pela unidade do produto R$ 27 50, quase três vezes mais do que é desembolsado no distribuído na rede pública. Pela proposta, a que o jornal O Estado de São Paulo teve acesso, a distribuição do produto passará a ser feita somente nos postos de atenção básica.

Disque denuncias

Com a proposta de oferecer à população do Rio Grande do Norte um canal direto para denúncias de crimes em geral, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, órgão do Ministério Público do Rio Grande do Norte, agora conta com um Disque Denúncia. Basta o cidadão ligar gratuitamente para o número 127. A identidade da fonte será preservada.

****Além do telefone, as denúncias também podem ser enviadas por Whatsapp para o número 84 – 98863.4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br. Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No Whatsapp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

Constel marca presença no Feirão Band Imóveis

A Constel marca presença no Feirão Band Imóveis que acontece até o dia 24 deste mês no Natal Shopping.  A construtora expõe três empreendimentos.  O público pode conferir no estande montado no local todo material informativo. Apresentando o Green Life, com acessopor duas vias, a avenida Capitão Mor Gouveia, ou pela Jerônimo Câmara.

*** Voltado para o segmento empresarial, o Manhattan Business é o segundo empreendimento presente no Feirão, que localização privilegiada no bairro do Tirol. O mix de produtos da Constel no evento se completa com o elegante Manhattan Residence, que une qualidade tecnologia e qualidade de vida, além de design arrojado. São 54 unidades especialmente projetadas para um público exigente.

Setembro Dourado

A atriz Dira Paes é a madrinha oficial da Campanha Setembro Dourado 2017, promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer. Em suas redes sociais, a atriz convidou os fãs a vestirem a camisa e abraçar a luta contra o câncer infantojuvenil. Vídeo: instagram.com/p/BY_HKvKgezL/

*** Quem quiser ajudar a Campanha #SetembroDourado pode adquirir a camisa na Casa Durval Paiva e ser um multiplicador da causa adotando a moldura no Facebook através do link: http://bit.ly/2xPRxET

Cultural e gastronômico

A 13º edição do Festival Cultural e Gastronômico da Pipa movimentará o litoral sul potiguar de 22 a 30 de setembro. A programação que tem início esta semana,  será voltada para temas como, neurociência, terapia e ludicidade na cozinha. Uma das vivências mais aguardadas é a “Oficina Inclusiva: A Vida e Seus Sabores”, ação voltada para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral e seus familiares, tendo a gastronomia como elemento terapêutico.

*** Um encontro bastante esperado está agendado para o dia 23 de setembro, às 15h30,coordenado pelo chef Eugênio Cantídio. Outra palestra que pontuará o evento é ”Sabor da Mente: E ainda o uso da neurociência na gastronomia”, ministrada pela psicóloga Carla Correia nesta sexta-feira.

Rock’n’roll

Com mais de 50 anos de carreira, o grupo americano que imortalizou as canções Only You, Smoke Gets In Your Eyes e You’ll Never Know, o The Platters promete relembrar os grandes sucessos que embalaram a bem-sucedida carreira.

*** A banda que conquistou fama internacional pelo rock’n’roll da década de 50, vendeu ao longo da carreira mais de 100 milhões de discos e cultiva milhões de fãs pelo mundo. O público vai poder relembrar os saudosos anos dourados durante o show no dia 21 de outubro, às 21h, no Teatro Riachuelo.

Seminário Potiguar

Escritores, ilustradores, especialistas e educadores têm encontro marcado nos dias 21 e 22 de setembro, em Natal, durante a 11ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação, o evento tem como tema “Políticas Públicas de Leitura e de Bibliotecas: formação de leitores em questão” e conta com nomes nacionais da literatura infanto-juvenil, como Ana Maria Machado, Elma Neves de Moraes e Fábio Monteiro.

*** A programação é composta por palestras e debates dinâmicos, pensados para possibilitar trocas de conhecimento e diversidade de discussões, além de leituras públicas e sessões de autógrafos. O foco desta edição, que acontece das 8h às 18h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, Zona Oeste da capital, é o fortalecimento político da leitura, da literatura e das bibliotecas em território potiguar.

Ação social

O Hemocentro do RN está realizando hoje coleta externa de doação de sangue no Natal Shopping. A ação em parceria com o Detran/RN e Polícia Rodoviária Federal faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e tem como objetivo sensibilizar os motoristas e a sociedade em geral sobre a importância do gesto para a vida de outras pessoas. A ação é aberta a toda sociedade.

*** Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, jovens menores de idade só podem realizar doação com autorização dos pais ou responsável legal, estar bem de saúde e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. E não esqueça! É preciso levar documento original e com foto.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para a querida Luzi Bezerra, a ex-primeira dama de Parnamirim, Tânia Negócio, e o advogado José Pegado.

Semana do trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito está realizando até a próxima segunda-feira uma exposição diversificada em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. Este ano, o tema determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

*** A mostra propõe ao público visitante a interação participativa com as atividades propostas pelo Detran, além da apresentação de painéis e informações estáticas expostas na área. Entre a ações está a realização de jogos, a exemplo da roleta do trânsito, onde o cidadão pode testar seu conhecimento e ganhar brindes. Outro equipamento que poderá ser utilizado é o simulador prático de direção veicular

Grupo de Apoio à Prestação Jurisdicional passa de mil processos concluídos

Criado como ferramenta para auxiliar o cumprimento de metas demandadas pelo Conselho Nacional de Justiça e acelerar a resolutividade de processos, o Grupo de Apoio à Prestação Jurisdicional ultrapassou a marca dos mil processos concluídos em menos de dois meses de atuação. De acordo com um balanço apresentado pelos juízes coordenadores do grupo, pelo menos 1.200 processos foram sentenciados, receberam decisões ou foram despachados entre os meses de julho e agosto. É o que informa o TJRN.

***Vinculado ao Núcleo de Governança Estratégica do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Grupo de Apoio à Prestação Jurisdicional é subdividido em quatro equipes. Cada uma atua com varas judiciais específicas, auxiliando o juiz titular a sentenciar processos conclusos. Atualmente, as prioridades são os processos das Metas 2 e 4, definidos pelo CNJ.

Oportunidades de trabalho

Mesmo com a crise econômica, que resultou em fechamento de vagas em diversos setores da economia, algumas áreas têm conseguido reagir e abrir vagas de emprego.  Entre os setores que houve aumento no nível de emprego estão a indústria de transformação, comércio, serviços, agropecuária e construção civil.

*** Levantamento feito pelo Sesi mostra que segmentos ligados ao consumo – como vestuário, alimentos, eletrodomésticos e veículos – estão entre os que mais abriram oportunidades de trabalho. Tem saldos negativos os setores de utilidade pública, administração pública e extrativa mineral. De acordo com o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, candidatos com nível técnico podem ter mais chances de recolocação no mercado, já que 78% das ocupações industriais exigem esse tipo de formação.

Quero aprender

Os estudantes potiguares agora contam com mais uma ferramenta de estudo. Está disponível para download gratuito o aplicativo do Projeto #QueroAprender, desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso aos conteúdos do Enem trabalhados durante os aulões do projeto. O acesso é de maneira rápida e prática, podendo ser utilizado inclusive em modo off-line.

***O app encontra-se disponível na Google Play e pode ser baixado por todos os estudantes, tanto da Rede Pública quanto da Privada, e por qualquer interessado em ter acesso aos materiais.  A ideia surgiu dos profissionais do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Educação do RN em parceria com ESIG Software, que disponibilizou corpo técnico para a construção da ferramenta.

Turnê do Carmim

O grupo Carmin de teatro celebra 10 anos de estrada reunindo muitos aplausos por onde passa. Tendo encerrado recentemente a turnê da peça Jacy, que encantou expectadores de norte a sul deste pais, agora os artistas iniciam a temporada de “A invenção do Nordeste”.

***O texto narra a história de um diretor que é contratado por uma produtora para selecionar um ator nordestino que possa interpretar um personagem regional. Contudo, a tarefa não será tão simples quanto pensam. A peça foi apresentada recentemente na Casa da Ribeira, e dia 29 de setembro o grupo participará de um bate-papo sobre seu processo criativo na livraria Saraiva do Midway Mall.

Educação alimentar

Com a estimativa de que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, o colesterol alto tem sido cada vez mais comum devido ao aumento da obesidade. As informações são de um relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e a Organização Pan-americana de Saúde em parceria com a Organização Mundial de Saúde. E a obesidade infantil é a que cresce mais rapidamente no Brasil.

*** O cenário é agravado por hábitos alimentares de grande oferta calórica e menos atividades físicas nas horas de lazer.  Nosso país aparece em 5º lugar no ranking. A falta de uma orientação e educação alimentar é uma das grandes causas da doença. Por esse motivo as crianças estão se alimentando mal, cada vez mais sedentárias e adoecendo com mais frequência.

Mais bactérias

Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Arizona, revela que os aparelhos celulares podem ter dez vezes mais bactérias do que uma tampa de vaso sanitário.  Não só porque são limpos com muito menor frequência, e sim porque o próprio material pode permitir uma maior sobrevivência destes organismos.

***Para evitar possíveis contágios, o melhor que se pode fazer é lavar as mãos mais vezes e manter o celular longe de locais potencialmente contaminantes – como banheiros, hospitais ou transportes públicos, por exemplo. Pode e deve ainda tentar desinfetar este aparelho pelo menos uma vez por mês, com um tecido de microfibra e uma combinação de 60% água e 40% álcool isopropílico.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para o empresário Sérgio Cabral, o procurador da República, Marcelo Alves Dias, a médica Tânia Flor e o chef Eugênio Cantídio.

Nos embalos de sábado à noite

Para a turma que curte os hits dos anos 70,80 e 90, já pode se agendar para uma noite pra lá de animada na Pink Elephant. Com realização no dia 07 de outubro, o evento terá entre as atrações DJ Vadão, que já se apresentou nos EUA, Europa, Japão e Jamaica.  Vadão é uma referência musical nas pistas de danças em São Paulo e Rio de Janeiro.

*** E haja movimentação! O agito contará com a participação especial do apresentador Carlos Augusto Ferreira de Medeiros, o “Carlinhos da Oxydance”. Ele escolheu Natal para comemorar os 28 anos de sucesso do programa radiofônico “Oxydance”, que tem como atração a veiculação de músicas das referidas décadas. O apresentador é um dos principais sucessos da grade de programação da Tropical FM, de São Paulo.

Casacor apresenta instalações da edição 2017

Os organizadores da Casacor RN, César Revoredo e Luciano Almeida, receberam a imprensa ontem com brunch para apresentar suas instalações da edição 2017. A mostra, que tem início hoje e segue até 29 de outubro, está instalada em área privilegiada do Tirol, no Aeroclube de Natal, na avenida Hermes da Fonseca.

*** Esta colunista esteve presente e visitou os ambientes assinados pelas arquitetas, Samara, Ginany e Bruna Gosson, a Confraria com Ana Clara e Ceres Madruga, a Cozinha Urbana de Gladys Fernandes e Yeda Maria Leite, a Varanda Gourmet de Gracita e Sheila Lopes, o Loft Jovem Comospolita de Matheus Bulhões e André Carício, a Cozinha Conceito de Janice Diógenes e Ana Mirian, a Gelateria e banheiros públicos por  Mariana Lopes e Nathália Bocaiúva.

***Ainda falando sobre a Casacor, a exposição dispõe pela primeira vez de ambientes com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em sua edição potiguar. A ação é fruto de uma parceria da organização do evento com a empresa Adapte Acessibilidade, da arquiteta Danielle Sá. A mostra ainda realizará, entre os dias 19 e 22 de setembro, a Semana Casacor Inclusiva, para celebrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no dia 21.

Cabine da Noiva

Os parabéns da coluna para o hair stylist Sinval de Souza, que mais uma vez inova o mercado potiguar e passa a oferecer  um serviço exclusivo em seu espaço de beleza. Trata-se da “Cabine da Noiva” que, através dele, o sonhado dia do casamento se torna mais prático e econômico, porém com a sofisticação, o bom gosto e a qualidade consolidados no Estado. A noiva entra na cabine e já sai pronta, tendo make e penteado com assinatura da talentosa e criativa equipe.

Jovem Advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil no RN promoverá nos dias 21 e 22 de setembro, no seu auditório, o I Encontro Estadual da Jovem Advocacia Potiguar. O evento faz parte do calendário de atividades da OAB-RN no Projeto Setembro Cidadão, do Programa Brasileiro de Educação Cidadã, idealizado pela advogada Lígia Limeira e pelo juiz Jarbas Bezerra. O encontro terá como tema “Advocacia Cidadã: instrumentos de consolidação da Democracia”. As inscrições já estão abertas no site da OAB/RN.

Bosque encena

Neste domingo, o projeto Bosque Encena recebe a atriz Nara Kelly, do grupo Estação de Teatro, apresentando o espetáculo “1, 2, 3… Conto outra vez“. A peça tem início às 10h, no Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas. Através das histórias “O pote vazio”, “A Lagartinha Comilona” e “Pandolfo Bereba”, ela estabelece uma relação direta com o público, que é convidado a interagir com a trama de forma envolvente e divertida.

Artes visuais

A Pinacoteca Potiguar abre espaço para quatro exposições de artistas visuais nordestinos, que misturam retrospectivas e novas conceituações. Poderão ser visitadas pelo público de terça a domingo, das 08h às 17h, as mostras “Lux”, de Ricardo Bahia, “Simplesmente Rosa”, de Rosa MC; “Arte, Fé e Devoção”, de Damião Sobrinho; e “Múltiplas Visões”, de Allan. Mais uma opção de cultura e lazer na Cidade do Sol.

Suspensão

A Agência Nacional de Saúde Suplementar proibiu dez operadoras de comercializar 41 modalidades de planos de saúde. A suspensão decorre de reclamações feitas por clientes, durante o primeiro trimestre, quanto à cobertura assistencial, como recusa ou demora no atendimento. As operadoras e os planos suspensos para comercializados podem ser conferidos através do site www.ans.gov.br,  que dispõe da lista completa.

Prevenção e Conscientização

A Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Norte se prepara para o Outubro Rosa em Natal. A campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é realizada em todo o mundo.

***No RN, o presidente regional da SBM, o médico Flávio Rocha, e sua equipe, definem os últimos detalhes sobre as atividades que serão realizadas na capital. A importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos para prevenir o surgimento da doença, serão temas abordados durante o evento.

100 anos do samba

A Diretoria Regional dos Correios do RN realiza no próximo dia 29, às 19h, na Praça de Alimentação do Seaway Shopping, em Capim Macio, o lançamento do selo em comemoração ao aniversário de 100 anos do samba. O encontro acontecerá durante a Roda “Cores do Nosso Samba”, coordenada pela cantora e compositora potiguar, Valéria Oliveira.

***O centenário faz alusão à canção “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, que é considerado o primeiro samba gravado no Brasil, em 1917. Elementos de Art Nouveau emolduram o bloco que traz, na ilustração de Daniel Effi, o momento de reunião da roda de samba, fazendo referência à gravação da primeira música do ritmo, sobre um disco de vinil.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para o empresário Haroldo Azevedo, Elcinha Tavares, Ana Maria Elali e Irany Xavier Andrade. Amanhã os vivas são para Socorro Braz, a jornalista Virginia Coelli, o empresário Luiz Antônio Lacerda e Daniele Monte.

Contra corrupção

Mobilizar a sociedade no combate à corrupção. Este é o objetivo da Campanha #TodosJuntosContraCorrupção, que será veiculada em todo país, lançada essa semana pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília. A ação é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, que reúne mais de 70 órgãos e entidades em funcionamento no país.

***Todas as peças de comunicação estão disponíveis no hotsite www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br, poderão ser baixadas e compartilhadas pelos cidadãos. A página também traz orientações sobre como estabelecer parcerias para produção de cartazes, camisetas, banners e outras formas de divulgação do conteúdo.

Grupo Reviver participa do Outubro Rosa

Vista a camisa e propague essa ideia. Este é o tema da ação do Grupo Reviver, que ainda ressalta, “ o sucesso da campanha também depende de você! ”.  As camisetas na cor rosa já estão à venda nas lojas Mulher Rendeira da Avenida Afonso Pena e Midway, no valor de R$ 20,00. Toda renda será revertida em favor do mutirão de mamografias que será realizado pela instituição durante o “ Outubro Rosa”.

Cegonha

A família Pereira Gaspar celebrando a chegada da mais nova herdeira. A princesinha recebeu o nome de Denise, em homenagem a vovó paterna, Denise Pereira Gaspar. Filha da médica Cristiane e do empresário Sérgio Gaspar, Denisinha, como carinhosamente é chamada pelos familiares, veio para fazer companhia aos irmãos Júlia e Gabriel. A menina nasceu nesta terça-feira no Hospital Maternidade Promater, sob os cuidados da médica Luzinete Nascimento.

Casquinha do bem

Em setembro e outubro comemora-se o mês do sorvete e das crianças. Pensando nisso e aliando as celebrações à solidariedade, a fábrica STERBOM lança a Campanha da Casquinha do BEM. A iniciativa destina 50% do lucro nas vendas das casquinhas para três instituições filantrópicas natalenses: a Sociedade Amigos do Deficiente Físico, a Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. Vamos ajudar!

Solidariedade

Um grupo de concluintes do curso de pós-graduação em Assessoria de Comunicação da Faculdade Estácio Natal idealizou uma campanha em prol de 300 crianças e adolescentes de todo o Estado, assistidos pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer.  Com o apoio de diversos profissionais de mídia da cidade do Natal, o “Bazar Super Mídia” acontecerá no dia 10 de outubro no Espaço Pits da avenida Prudente de Morais.

Doação de sangue

Uma unidade móvel do Hemonorte estará estacionada hoje, das 9h até as 17h, no Shopping Cidade Jardim.  A iniciativa objetiva coletar sangue que ajudará a salvar muitas vidas em todo o Estado. A ação é resultado do Dia da Saúde, realizado no mês de julho deste ano, que contou com mais de 30 doadores.  O sucesso da primeira ação levou o Hemonorte e o Cidade Jardim a firmarem uma parceria para promover mensalmente um dia de doação de sangue no mall.

Beleza internacional

O esperado concurso Miss e Mister Rio Grande do Norte Internacional 2017 está marcado para acontecer no próximo dia 21 de setembro. Com realização no La Mouette Recepções, em Candelária,  o evento contará com a participação de 40 candidatos que concorrem ao posto de mais belos potiguares de 2017. Os vencedores representarão o Estado na etapa nacional que acontecerá de 17 a 22 de novembro, em Vitória/ES.

Multivacinação

Segue até o próximo dia 22 a Campanha Nacional de Multivacinação. Em Natal, todas as unidades de saúde estarão disponibilizando diversas vacinas para atualização de carteiras de crianças e adolescentes. A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de não vacinados, aumentar a cobertura de imunização, melhorar a homogeneidade e oportunizar o acesso às vacinas do Calendário Nacional. Este ano, o público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Dogs and Runners

A Federação Norte Rio-Grandense de Atletismo promove a Dogs and Runners, a primeira corrida de rua com cães oficial do Brasil. O evento será realizado no dia 22 de outubro, com largada às 6h30 no Natal Shopping. Com percursos de 4 km, 2 km e 1 km, o encontro foi pensado para ser uma experiência única para atletas profissionais, amadores e famílias inteiras que prezam pela qualidade de vida. As inscrições podem ser feitas através do sitedogsandrunners.com.br

Outubro Rosa

O Sistema Fecomércio está promovendo este mês mais uma ação em prol a prevenção e combate ao câncer. Através da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, um total de 1.400 mulheres poderão realizar exames gratuitos de mamografias e preventivos. Os agendamentos acontecem em setembro e os exames em outubro, na própria unidade móvel, que estará estacionada no pátio do Natal Shopping. Essa ação inicia a série de atividades que serão desenvolvidas pela instituição no Outubro Rosa.

*** Para agendar o exame, as interessadas devem se dirigir ao Sesc Cidade Alta, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, munidas de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Para as mulheres fora da faixa de rastreamento entre 50 a 69 anos, será exigido também a requisição médica. A faixa etária para os preventivos compreende mulheres de 25 a 64 anos. Além do shopping, a ação conta com a parceria do Instituto de Radiologia de Natal e portal Mulheres no FDS.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para a advogada Neuza Pacheco, a arquiteta Karla Motta, o empresário Roger Chaves Teixeira e a ex-secretária de Estado, Betânia Ramalho.

Setembro Cidadão

Numa parceria do Probec com o Partage Norte Shopping, a Zona Norte recebe ações do projetoSetembro Cidadão 2017.  Moradores da região contam com uma programação voltada paracidadania. Hoje, das 11h às 15h, os visitantes do shopping irão dispor de atendimento jurídico gratuito, com direito a receber orientações com advogados.

*** Na próxima quarta-feira acontecerá doação de sangue, quando será disponibilizado o serviço de coleta para quem quiser fazer esta boa ação. E no dia 21, que é celebrado o “Dia da Árvore”, haverá distribuição de mudas no shopping, com a participação das mascotes Edu e Cidinha, do “Setembro Cidadão”. A programação tem encerramento no 30 de setembro, com o espetáculo Cats, na praça de alimentação.

Cláudio Humberto é o novo colunista do Agora RN

O experiente e muito bem informado jornalista Cláudio Humberto é o mais novo colunista do Agora Jornal. Ele passa a escrever para o veículo, diariamente, sobre política nacional e os bastidores da Capital do Poder. Os parabéns da coluna para o jornalista e diretor do Agora, Alex Viana, pela sua visão empreendedora em trazer informações privilegiadas para o leitor natalense!

Corregedoria Geral do TJRN

Para apresentar a imprensa potiguar as ações realizadas na sua gestão neste primeiro semestre, a desembargadora Zeneide Bezerra, Corregedora Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, promoveu ontem café da manhã, na sede da Corregedoria. O encontro contou com as presenças do vice-presidente do TJRN, desembargador Gilson Barbosa, o desembargador João Rebouças, os juízes Fátima Costa Soares, Keite Ferreira de Souza, Undário Andrade e Fábio Ataíde.

*** Destacar as demais autoridades como o comandante do Catre, brigadeiro Farcic e dos oficiais da Polícia Militar do RN, coronel Alarico, coronel Carlos Leão, capitão Geórgia e o tenente Perteson. Os convidados foram recepcionados pela orquestra do projeto Estação Musical Ponto de Cultura, da cidade de Nova Cruz, a qual é mantida com recursos pecuniários daquela comarca, que tem a frente o magistrado Márcio Maia. Atendendo o convite da desembargadora Zeneide Bezerra, esta colunista esteve presente e traz alguns clicks da ocasião.

Prevenção e combate

A Fecomércio realiza em setembro, mais uma ação em prol da prevenção e combate ao câncer de mama. Através da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, 1.400 mulheres poderão realizar exames gratuitos de mamografias e preventivos. Os agendamentos acontecem durante este mês, e a realização dos exames em outubro, numa unidade móvel do Sesc, que estará estacionada no pátio do Natal Shopping.

*** Essa ação inicia a série de atividades que serão desenvolvidas pela instituição no Outubro Rosa. Para agendar o exame, as interessadas devem se dirigir ao Sesc Cidade Alta, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, munidas de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Nações e artes

Até o dia 1 de outubro, o potiguar poderá conferir, admirar e adquirir a arte de vários países do mundo sem sair de Natal. Isto porque a feira “Nações & Artes – Espaço Internacional de Artesanato e Decoração” chegou ao Midway Mall com exposição de peças produzidas em quatro continentes, desde as flores de madeira chilenas às taças folheadas a ouro da Turquia.

*** São sete artesãos internacionais, representando países como Turquia, Filipinas, Indonésia, Quênia, Paquistão, Dubai e Brasil. A feira acontece na praça de eventos do mall, contando com peças autorais exclusivas. O projeto é uma idealização do empresário Juliano Michei.

Filantropia

Os alunos do 9° ano do Colégio Salesiano São José estão participando do projeto beneficente, “Olhar o outro com alegria”. Nele, os estudantes buscam ajudar crianças e adolescentes carentes da Escola Dom Bosco, em Gramoré, por meio de doações. Roupas e calçados unissex, brinquedos, livros didáticos e paradidáticos estão sendo recebidos no Salesiano São José. Mais informações através do telefone 3211-4220.

Novo rótulos

Durante reunião na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, firmou uma proposta de atualização e aprimoramento do atual modelo de rotulagem nutricional no Brasil. De acordo com a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, o modelo busca oferecer informação clara, simples e compreensível sobre alimentos e bebidas, tendo em vista a dificuldade dos consumidores para entenderem os rótulos.

***O modelo de rotulagem proposto é a inclusão de um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultraprocessados, para indicar quando há excesso dos nutrientes críticos: açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além da presença de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade.

*** Os produtos que tiverem essa advertência não poderão apresentar informação que transmita a ideia de que o alimento é saudável, nem utilizar comunicação mercadológica voltada ao público infantil, como personagens e desenhos. Os alimentos in natura, minimamente processados e ingredientes culinários, que devem fazer parte de uma alimentação adequada e saudável, não deverão ter nenhum tipo de advertência.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para procuradora federal Zita Regalado, a jornalista Estella Dantas, o empresário Bira Marques, o produtor cultural Ronaldo Negromonte e Puebla Army Ribeiro.

Mostra cancelada

A voz do povo é voz de Deus, esse é um famoso dito popular que se fez valer neste fato absurdo! A exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, que estava em exibição desde o dia 15 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi cancelada após protestos em redes sociais.  A mostra, com curadoria de Gaudêncio Fidelis, ficaria em cartaz até 08 de outubro, mas o espaço cultural cedeu às pressões de internautas.

*** Os protestos acusam a exposição de blasfêmia a símbolos religiosos e de, em alguns casos, pedofilia e zoofilia. Algumas obras mostravam pessoas tendo relações com animais, imagens de crianças com os dizeres: obscenos, além de imagens religiosas cristãs em situações mundanas.

Corrupção no Brasil

Segundo o Estadão, o “escândalo” de corrupção no Brasil revela como a prática está profundamente enraizada em “todos os níveis de governo”. O alerta é do alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Al Hussein que, em um discurso ontem, apontou como o desvio de recursos públicos ameaça à democracia. O país foi um dos 40 citados por Zeid ao abrir os trabalhos do Conselho de Direitos Humanos da ONU, por conta de diversas violações. A menção ao Brasil foi feita explicitamente no contexto da corrupção e seus impactos.

*** O governo brasileiro, presente na sala do Conselho de Direitos Humanos no momento do discurso, deve dar uma resposta ao discurso hoje, quando governos terão a possibilidade de reagir aos comentários do número 1 da ONU para Direitos Humanos. Em fevereiro, ao reassumir o assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o governo brasileiro fez questão de declarar que suas instituições estão funcionando e que tem como um dos seus objetivos lutar contra a corrupção.

Procuradoria da Republica

A Procuradoria-Geral da República decidiu que a posse da nova procuradora-geral, Raquel Dodge, será na próxima segunda-feira, às 08h, na sede da PGR em Brasília. A cerimônia estava prevista para começar às 10h30, mas o horário foi alterado para garantir a presença do presidente Michel Temer, que tem uma viagem oficial programada aos Estados Unidos no mesmo dia.

*** De acordo com a procuradoria, a posse será presidida por Temer. Raquel Dodge vai substituir Rodrigo Janot, que deixará o cargo após quatro anos na chefia do Ministério Público Federal.

Setembro Cidadão

A história do Poder Legislativo potiguar estará a mostra no Midway Mall no período de 15 e 30 de setembro com exposição formada por painéis, quadros, documentos e objetos. O evento faz parte da programação do “Setembro Cidadão”, projeto pioneiro no Brasil com atividades voltadas para a formação cidadã.

*** A ação promove um passeio pela história potiguar que aos poucos vai revelando detalhes e preciosidades de uma boa parte dos 182 anos da casa legislativa e do trabalho dos deputados estaduais desde sua fundação. Tudo através de fotos, documentos, objetos, peças de vestuário, móveis antigos e outros artefatos que pertenceram aos parlamentares. Entre os documentos estão atos constituintes que marcaram a história do Rio Grande do Norte.

Moradia Cidadã

Com o objetivo de minimizar o déficit habitacional no interior do Estado, o deputado Carlos Augusto Maia está propondo ao Governo do RN a instalação do programa Moradia Cidadã para 13 municípios. Os requerimentos foram apresentados pelo parlamentar à Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

*** O pleito é direcionado aos municípios de Umarizal, José da Penha, Parnamirim, Rafael Fernandes, Ceará-Mirim, Rafael Godeiro, Almino Afonso, João Dias, Olho D´Água do Borges, Lucrécia, Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Touros. O programa executado pela CEHAB visa promover o acesso à aquisição da casa própria com preços diferenciados em relação ao mercado imobiliário.

Qualidade de vida

Os visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte passam a contar com mais um serviço oferecido gratuitamente para quem quer cuidar do corpo, da mente e obter qualidade de vida. Para participar, os interessados devem fazer inscrição pelo telefone 3232-3207, ou pessoalmente na biblioteca do Parque.

*** A yoga é um conceito originário da Índia e refere-se às tradicionais disciplinas físicas e mentais, estando associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. Os praticantes são chamados de iogue.

Trânsito no RN

A capital potiguar sediando o I Simpósio de Psicologia de Trânsito do Rio Grande do Norte, com realização de 21 a 23 deste mês, no auditório da sede administrativa do Detran/RN. O evento, promovido pela Insight Psicologia em parceria com a Vetor Editora, tem como tema: “Minha escolha faz a diferença: Contribuições da psicologia do trânsito”.

*** Com a finalidade de discutir a importância da psicologia do trânsito no Brasil, o simpósio traz experiências relacionadas a responsabilidade do cidadão enquanto agente inserido no tráfego. Outro ponto importante vai ser a promoção de treinamento e capacitação com a atualização sobre o processo de avaliação psicológica realizada pelos psicólogos credenciados ao Detran. Serão discutidos conteúdos que vão desde a realização de entrevistas até a aplicação dos testes e a elaboração de documentos.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para a médica Adriane Caldas Pinheiro e Gilian Varela, com votos de sucesso e vida longa.

Ação de cidadania

As empresas de terceirização de mão de obra do Rio Grande do Norte, que atuam no segmento de asseio e conservação, vão realizar um mutirão voltado para o recrutamento de pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho. A atividade acontecerá em  Natal, no dia 16 deste mês, e é realizada pelo décimo ano consecutivo.  A edição 2017 da ação de cidadania no RN, é liderada pelo Sindicato Patronal das Empresas Prestadoras de Serviço de Locação de Mão de Obra do RN e será executada em parceria com a CORDE/RN.

*** O recrutamento acontecerá na sede da CORDE-RN, localizada na Avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis. Recepcionistas, telefonistas, digitadores, porteiros, vigias, serventes e auxiliar de serviços gerais são apenas algumas das áreas que os trabalhadores com deficiência podem atuar no segmento de asseio e conservação.

UERN de Caicó se destaca entre as melhores faculdades de Odontologia do Brasil
  • Foto: Assessoria UERN

O Rio Grande do Norte tendo muito o que comemorar, em especial a região do Seridó.  É que a Revista QB publicou uma relação com as 50 melhores faculdades de Odontologia do Brasil. Destaque para o curso da UERN de Caicó, que ficou na 12ª posição, segundo o Ministério da Educação.

*** Os dados foram consultados através dos indicadores de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do governo responsável por fazer a avaliação do desempenho de corpo docente, infraestrutura, estudantes e recursos didáticos-pedagógicos das faculdades e universidades do Brasil.

Negócios do Nordeste

O Sebrae promoverá a 19ª edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, e pela segunda vez consecutiva, o evento será realizado no Rio Grande do Norte. Com realização de 08 a 10 de novembro, no hotel Holiday Inn-Lagoa Nova. O evento pretende bater recorde de negociações, aproximando empresas nordestinas de quatro setores de grandes grupos nacionais e internacionais.

*** Numa promoção do Sebrae e Federação da Indústria do Rio Grande do Norte, com patrocínio do Banco do Nordeste, o EINNE tem como objetivo dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e, assim, incrementar não só as exportações do país, mas também aumentar a quantidade de empresas do Nordeste na base exportadora brasileira.

Pai em Dose Dupla

Os personagens Mark Wahlberg e Will Ferrell estão de volta na comédia “Pai em Dose Dupla 2”. Depois das aventuras vividas pelos dois no primeiro filme, a família finalmente está pronta para ter um natal tradicional.  A película traz dois avôs vividos por Mel Gibson, machão e durão, e por John Lithgow, sensível e fofo.

*** A ideia de um feriado repleto de tradições natalinas cai por terra com as visitas. O elenco conta ainda com a atriz estadunidense Linda Cardellini e com a bela top model brasileira Alessandra Ambrósio. O filme estréia nas salas brasileiras no dia 30 de novembro, com distribuição da Paramount Pictures Brasil.

Reunindo a imprensa

A desembargadora Zeneide Bezerra, Corregedora Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, estará recebendo a imprensa com um café da manhã. O evento acontecerá amanhã, às 10h, na sede da Corregedoria, no bairro de Lagoa Nova. Na ocasião, a desembargadora irá apresentar as ações desenvolvidas e realizadas pelo órgão na sua gestão. Esta colunista confirma presença.

Dia do Administrador

A Câmara Municipal de Natal promoveu sessão solene em homenagem em ao “ Dia do Administrador”, celebrado em 09 de setembro. A cerimônia foi realizada numa proposição dos vereadores Ana Paula Araújo e Sueldo Medeiros. Na ocasião, foram homenageados diversos administradores da Cidade do Sol, entre eles, o presidente da Fecomércio /RN, Marcelo Queiroz.

Marca comemorativa

A UFRN publicou edital de lançamento do concurso que irá conceber a marca comemorativa aos 60 anos da instituição. Serão aceitas somente propostas originais e inéditas voltadas à finalidade do certame, produzidas por iniciativa dos participantes e registradas individualmente. As inscrições estarão abertas de 23 de outubro a 03 de novembro de 2017. O resultado final será divulgado no dia 08 de novembro do corrente ano.

Obras retomadas

Após cinco anos paradas, as obras de recuperação e modernização da Biblioteca Câmara Cascudo são retomadas. Estão sendo investidos R$ 2,5 milhões com recursos do Governo do Estado, viabilizados por meio de um empréstimo ao Banco Mundial, através do Programa Governo do Cidadão e do Ministério da Cultura. A reforma tem previsão de ser concluída até o final do ano, quando será iniciada a fase de instalação dos equipamentos.

Seminário

A Fecomércio RN, a Tribuna do Norte, a RG Salamanca Investiments, Fiern, a UFRN e o Ministério Público do Rio Grande do Norte convidando para o seminário “A participação do Estado na Economia: Como o Equilíbrio Fiscal Público Influencia o Mercado”. Na ocasião, especialistas e autoridades debaterão os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades para o desenvolvimento do RN. Com início às 08h, o encontro acontecerá no próximo dia 18, no hotel Holliday Inn -Lagoa Nova.

Violência

Esta notícia é estarrecedora! O mês de agosto é considerado o mais violento do ano no Rio Grande do Norte.   De acordo com o Observatório da Violência do RN, o mês de agosto registra 226 homicídios no estado, batendo o recorde de julho que teve 218 mortes. Nos oito primeiros meses de 2017, foram mortas 1.647 pessoas vítimas de crimes letais intencionais. No Ranking dos municípios mais violentos estão Natal com 418 mortes, Mossoró com 155, Parnamirim com 100 e Ceará-Mirim com 111.

Acervo histórico

Um rico acervo criado a partir da junção de exemplares de Henrique Castriciano e Câmara Cascudo, guarda parte da história da literatura produzida no Estado. Assim pode ser definida a Biblioteca da Academia Norte-riograndense de Letras. O espaço conta com “bens” de valor único como a edição francesa de “Três anos na Itália seguidos de uma viagem à Grécia”, de Nísia Floresta, com uma dedicatória de Henrique Castriciano, as primeiras edições de “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, entre outras obras de igual destaque.

**** No total são 17 mil títulos, sendo 3 mil de autores do RN. O local, que antes só podia ser visitado por imortais da ANRL, agora está aberto ao público. Segundo o novo diretor da biblioteca, o escritor e acadêmico Lívio Oliveira, visitas agendadas já podem ser feitas no período das 7h30 às 11h30, com acompanhamento de um dos secretários ou voluntários. Contatos através do número 3221-1143.

1 2 3 11