quinta,
Publicidade
x fechar anúncio
home / Liege Barbalho

Liege Barbalho

Desembargadora receberá Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Ayres Britto

Mérito Eleitoral

A desembargadora Zeneide Bezerra será agraciada com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Ayres Britto, concedida pelo Colégio de Presidentes de TREs. A solenidade acontecerá no dia 6 de outubro, em Salvador. A desembargadora presidiu o TRE/RN entre os anos de 2015 e 2016. O anuncio da homenagem foi feito ao presidente do TJ potiguar, desembargador Expedito Ferreira de Souza, pelo dirigente do Colégio de Presidentes de TREs, desembargador Mário Ferraz, que também é presidente do TRE/SP.

Membro

A ouvidora-geral da Associação dos Advogados do RN, advogada Magna Letícia, oficializou a adesão do desembargador aposentado Aderson Silvino a AARN. A chegada do mais novo membro da associação foi comemorada. “Para nós, é uma honra receber em nossa Associação o desembargador Aderson Silvino. Com sua experiência e capacidade, ele terá muito a contribuir com a AARN e com as questões relacionadas à advocacia no nosso Estado”, afirma a presidente da Associação, Rossana Fonseca.

Click Esperança

A equipe do quadro Click Esperança, exibido no programa Fantástico, esteve recentemente na Casa Durval Paiva, em Natal. Tendo como apresentadora a atriz Dira Paes, o grupo conheceu e gravou uma matéria sobre as crianças, adolescentes e mães atendidos pela Casa, além de mostrar o trabalho do grupo que traz expectativas e esperança de um mundo melhor. A exibição acontecerá neste domingo durante a atração da Rede Globo.

Simpósio de Psiquiatria

A Associação Norte-riograndense de Psiquiatria promovendo o II Simpósio de Psiquiatria de Mossoró. O evento acontecerá no próximo dia 26 de agosto, no auditório da UERN, e terá como tema “Ansiedade na prática clínica”.  Entre os palestrantes estão os médicos Adriane Caldas, Ana Lígia, Daniel Sampaio e Emerson Arcoverde. As inscrições podem ser feitas através do email psiquiatriamossoro@gmail.com.

Vídeos educativos

Um projeto inovado do Over Colégio e Curso acaba de lançar, vai ajudar estudantes de todo o Brasil a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares e concursos, de forma gratuita na internet. Trata-se do canal “Carlos André Over” no Youtube, onde são postados vídeos educativos, com dicas essenciais para os estudantes terem um melhor aproveitamento nos estudos, e aulas especiais com professores da escola. Para assistir, basta se inscrever no canal http://www.youtube.com/c/CarlosAndreOver

Melhores

A Universidade de Campinas foi eleita a melhor América Latina. O ranking, elaborado pela revista britânica Times Higher Education, é um dos principais indicadores internacionais no segmento.  Segundo os dados, o Brasil é o país latino-americano com o melhor desempenho na lista em 2017.  Há outras instituições brasileiras no “top 10”. A USP é a segunda colocada, a UNIFESP ficou em 7º lugar, a UFRJ em oitavo, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em nono. A UFRN aparece na 51ª posição.

Novo disco

A banda Plutão Já Foi Planeta lança seu segundo disco dia 20 de agosto durante apresentação no Teatro Riachuelo, às 17h. O álbum intitulado “A Última Palavra Feche a Porta” tem produção assinada por Gustavo Ruiz e participações de Liniker e Maria Gadu. O show é uma realização da banda em parceria com a B! Shows.

***Um pouco da banda. Em 2016, foi finalista do reality show “Superstar”, da Rede Globo, no qual apresentou sete músicas autorais ao longo do programa. A venda de ingressos já começou na bilheteria do Teatro Riachuelo e no site ingresso rápido. Além disso, há convênios com para descontos com Telepesquisa, Cabo Telecom e Unimed.

Congresso

Estão abertas as inscrições para o 11º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos e Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, em parceria com o Conselho Federal de Administração e o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte.

***O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, na sede da EGRN, no Centro Administrativo do Estado, em Natal. O encontro é destinado, principalmente, para servidores públicos de todas as esferas do Poder Público, além de estudantes e profissionais de Administração. Os interessados podem se inscrever no site http://www.congesp.rn.gov.br.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para o empresário Fernando Fernandes, o ex-deputado Leonardo Arruda Câmara, o fotógrafo João Neto, o advogado e presidente da Academia Norte Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima e a jornalista Romina Jácome.

Microcefalia

A prevalência da microcefalia em pequenos municípios brasileiros, significativamente mais alta que nos mais populosos.  É o que destaca um levantamento entre pesquisadores que suspeitam de fatores ambientais existentes no campo podem estar relacionados às malformações observadas em bebês após a infecção das mães pelo Zika vírus.

***Essa é a hipótese levantada em um artigo publicado este mês de julho no SciFed Virology Research Journal da Scientific Federation e assinado pelos professores Ion de Andrade, da Universidade Potiguar, e Massimo Giangaspero, da Universidade de Teramo, na Itália. Ainda neste semestre, a publicação resultará em uma pesquisa maior que tem o propósito de aprofundar as investigações.

Economia brasileira deve crescer 0,3% em 2017

O aumento da incerteza política e as dúvidas sobre as próximas medidas econômicas do presidente Michel Temer vão se refletir em um ritmo de recuperação da atividade mais contido, avalia o Fundo Monetário Internacional em relatório de atualização de projeções divulgado ontem durante evento na Malásia. A projeção é que a economia brasileira deve crescer 0,3% este ano, um dos menores níveis entre os principais mercados do mundo.

*** Segundo o portal Uol, o FMI projeta para 2018 a expansão de 1,3%, abaixo do 1,7% que previa no relatório “Perspectiva Econômico Mundial”, divulgado em abril, durante a reunião de primavera da instituição, em Washington. A redução é por causa da crise política e da fraca demanda doméstica, segundo o documento. Ao mesmo tempo, a estimativa para 2017 teve leve alta na comparação com o relatório de abril, de 0,2% para 0,3%.

*** Um dos pontos positivos ressaltados pelo Fundo sobre o Brasil no relatório divulgado hoje é a “forte queda” da inflação, que contrasta com o movimento de outros emergentes, onde os índices de preços têm tido comportamento mais estável e mesmo os países desenvolvidos, onde se esperava aceleração da inflação, movimento que vem ocorrendo em ritmo mais suave que o projetado.

Cidades inteligentes

Natal sediará o IEEE International Summer School on Smart Cities, evento sobre cidades inteligentes que será realizado em parceria do Instituto Metrópole Digital com a IEEE Smart Cities Initiative de 6 a 11 de agosto, no IMD. Trata-se da primeira edição mundial de uma série, cujo objetivo é promover um fórum para a troca de conhecimento entre indústria, comunidade científica e prefeituras em todos os campos de Cidades Inteligentes, a fim de beneficiar estudantes, pesquisadores e profissionais.

****São convidados professores e pesquisadores de renome nacional e internacional. A programação completa está disponível no http://s3c.imd.ufrn.br/pt-br

Segurança Pública

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte participou do Fórum de Segurança Pública do RN. Realizado na última sexta-feira, o evento contou com a participação da diretoria da OAB Seccional do RN e teve como objetivo discutir sobre a construção de uma pauta única de alternativas para mudar o atual quadro da Segurança Pública no Estado.

*** Para a diretoria do SINPEF/RN, a sociedade brasileira não pode continuar mantendo o atual modelo ultrapassado de Polícia e de má atuação do Estado em benefício dos excluídos, sem que se pague um alto preço por isso.

Equipamento

A partir de fevereiro do próximo ano, o Brasil passará a produzir equipamentos de radioterapia. Foi o que informou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo o ministro, a ideia é reduzir custos. “Isso vai baratear o custo de manutenção, que hoje é em dólares, com técnicos vindos do exterior e peças vindas do exterior. Teremos técnicos no Brasil e peças com preço em moeda nacional para a manutenção desses aparelhos”, ressaltou.

*** Por lei, o paciente com câncer tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde, no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único. Coisa que não acontece em nosso país!

Agosto Lilás

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres apresentou, hoje pela manhã na sua sede, a programação do “Agosto Lilás”, criado através da Lei Ordinária nº10.066. No decorrer de todo o mês, a SPM promoverá atividades em parceria com diversas entidades, órgãos e instituições públicas e privadas. Durante 30 dias, serão realizadas ações para conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres além de enfatizar que “violência contra a mulher não tem desculpa, tem consequências”.

Novidade

A linha Cuide-se Bem do Boticário incentivando as mulheres cada vez mais a reservarem um tempo para cuidar de si. A marca traz agora a família Cuide-se Bem Mini, composta por álcool em gel, creme de mãos e capinhas em silicones colecionáveis e “penduráveis”. Com 30 ml, os produtos têm o tamanho ideal para carregar na bolsa ou espalhar por lugares estratégicos. A novidade já está disponível nas lojas da grife, revendedoras e e-commerce da marca.

Torcida solidária

A Casa Durval Paiva e o Departamento de Marketing e Responsabilidade Social do ABC Futebol Clube firmaram parceria para a Campanha McDia Feliz 2017. A ação, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, sendo a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil. O torcedor alvinegro pode apoiar a iniciativa adquirindo o tíquete do sanduíche Big Mac, disponível também no Frasqueirão. Outras ações também serão realizadas em dias de jogos.

Nome social

Transexuais e travestis poderão ter o nome social incluído no documento de Cadastro de Pessoas Físicas. Para isso, basta que compareçam a uma unidade de atendimento da Receita Federal e peçam a inclusão. O cadastro será feito imediatamente e o nome social passará a constar no CPF, acompanhado do nome civil. O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.

Natal pode sediar nova edição do Campus Party

A capital potiguar pode sediar um dos maiores encontros de tecnologia do mundo ano que vem: a edição Nordeste da Campus Party. O embaixador do evento no Brasil, Dino Lincoln, está cumprindo agenda em Natal. A equipe organizadora colocou a cidade como uma das candidatas, considerando que a Cidade do Sol já faz parte da rede de Cidades Inteligentes e Humanas, e também pelo parque tecnológico que está para ser implantado.

*** A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital.

Sant’Ana

A deputada federal Zenaide Maia participou da abertura oficial da Festa de Sant’Ana, em Caicó. Bem recebida pela população, Zenaide Maia esteve presente na passeata, hasteamento da bandeira e na missa em Ação de Graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Edmundo Kagerer. A deputada ainda participou do XXXII Jantar de Sant’Ana e concedeu entrevistas para rádios locais.

Concurso público

Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região aprovaram a proposta para realização de concurso público para servidor. Com essa decisão, o TRT iniciará os estudos para definir um cronograma de providências a serem tomadas. Ainda não há uma data definida para o certame. O Tribunal tem atualmente 650 servidores lotados na capital e no interior do RN e 24 cargos vagos.

Novos dados

Aumentou o número de novos casos de AIDS no Brasil, em tendência contrária ao que se registra na média mundial. Dados divulgado pela UNAids, órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia, apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil teve um crescimento de 3% entre 2010 e 2016. Ainda segundo a agência Brasil, no mundo a taxa passou por uma diminuição de 11%.

Transito

Quem transita pela avenida Prudente de Morais deve ficar atento. A partir de hoje, a prefeitura do Natal vai iniciar o recapeamento asfáltico do trecho compreendido entre a rua Mossoró e a avenida Alexandrino de Alencar. O serviço será realizado por faixa e gradativamente nos dois sentidos.

*** Apesar de não acontecer intervenção total da via, a STTU pede ao motorista que evite o trecho para minimizar o número de veículos particulares na pista. A previsão é que os serviços sejam finalizados dentro de 20 dias.

Quinta Jurídica

Acontecerá no dia 03 de agosto mais uma edição do projeto Quinta Jurídica, promovido pela Escola de Magistratura Federal no Rio Grande do Norte. Na pauta, a colaboração premiada e o combate à corrupção. Os palestrantes serão o juiz federal Francisco Eduardo Guimarães, titular da 14ª Vara Federal no RN, a procuradora da República Cibele Benevides, autora do livro “Colaboração Premiada”, e o procurador da República Rodrigo Telles de Souza.

*** O evento acontecerá no auditório da JFRN, a partir das 19 horas. As inscrições podem ser feitas no https://www.jfrn.jus.br/quintaJuridica/quintaJuridica.xhtml.

Diabetes

As sociedades brasileiras de Diabetes, Hepatologia e Infectologia lançaram a campanha nacional de conscientização “Na ponta do dedo – faça o exame”, por trás da Diabetes tipo 2 pode estar a Hepatite C. O objetivo é estimular a população a fazer o exame que detecta o vírus da hepatite C.

*** Segundo as entidades, estudos mostram que o vírus da hepatite C é capaz de gerar alterações na insulina, impedindo a regulação do metabolismo da glicose no organismo. Pacientes com essas alterações têm quatro vezes mais chance de desenvolver o diabetes tipo 2. Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, há no Brasil cerca de 2 milhões de portadores do vírus, dos quais 70% desconhecem que o têm e 10% são tratados. Cerca de 90% das pessoas que adquirem o vírus não desenvolvem a doença.

Aniversário

Os parabéns da coluna hoje vão para o ex-vereador Pio Marinheiro, o médico e ex-deputado Lauro Bezerra, o empresário José Carlos Rego, Lorena Pacheco Dias, o colunista social maranhense, Jonas Ribeiro e o estilista Jardel Liter.

Cuidado!

Se você achava que o sol e a poluição eram os únicos inimigos de uma pele jovem e saudável, está enganado. Outro inimigo silencioso que está prejudicando a saúde da pele: são os celulares, tablets e computadores, aparelhos mais comuns no dia a dia. Os gadgets podem estar conspirando para que sua pele envelheça mais rápido. Isso porque eles – assim como as lâmpadas LED – emitem luz violeta que é capaz de causar pigmentação da cútis e liberação de radicais livres.

*** As consequências podem ser mais cruciais ainda para quem já tem problemas de pigmentação, pele muito sensível ou clara. Então, mesmo para quem fica dentro de casa ou do escritório o dia todo, o uso de protetor solar é absolutamente necessário, já que ele ajuda a filtrar a luz violeta.  É o que destaca matéria publicada pelo portal Marie Claire.

Jane Fonda e Robert Redford recebem o Leão de Ouro

Leão de Ouro
Ícones do cinema hollywoodiano, os atores americanos Jane Fonda e Robert Redford serão homenageados com o Leão de Ouro no 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O evento acontecerá no dia primeiro de setembro. Fonda e Redford protagonizam o drama “Our Souls at Night’ – Nossas Almas à Noite”, produção original da Netflix, que será exibida logo após a cerimônia de entrega do prêmio.

*** O Leão de Ouro é um dos prêmios mais importantes da indústria cinematográfica e homenageia a carreira de artistas que fizeram contribuições relevantes para o cinema. A badalada mostra italiana acontecerá de 30 de agosto a 9 de setembro.

Audiência Pública
Representantes da população de Caicó apresentaram diversas reivindicações e sugestões diretamente à Corregedoria-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte, em audiência pública realizada ontem no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Caicó.

*** A ação faz parte de um modelo de atuação que busca ser mais pró-ativo, tentando desenvolver o trabalho com foco no cidadão e na resolutividade. “O evento foi muito bom, me surpreendeu não só a presença dos cidadãos como também a participação de todos” destacou a promotora de Justiça Mariana Rebello.

Miss Seridó
O colunista Social do Seridó, Carlos Magno Dantas, movimentou a cidade de Parelhas no último final de semana com o seu tradicional concurso de beleza. Tendo como palco o Ginásio de Esportes Ovídio Dantas, o evento elegeu a Miss e o Mister Seridó 2017. A noite reuniu expressivos nomes do cenário político e social da referida região. O município tem como anfitriões o prefeito Alexandre Petronilo Dantas e sua primeira dama, Diana Melo.

Desafios da Advocacia

A Ordem do Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte traz a Natal, no próximo dia 28, às 10h, o advogado e doutor em Direito Penal e Criminologia, Jacinto Coutinho. Na oportunidade, o especialista abordará, em palestra única, “Os Desafios da Advocacia Criminal Contemporânea”. O evento acontece na sede da Seccional Potiguar e é voltado para comunidade jurídica, profissionais do direito e estudantes. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site da OAB-RN. As vagas são limitadas.

Fiscais federais
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizará concurso para a contratação de 600 funcionários. A autorização para selecionar auditores fiscais federais agropecuários foi publicada pelo Ministério do Planejamento, por meio da portaria nº232. Já a portaria nº 231 autoriza a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de até 300 médicos veterinários, por tempo determinado. Os prazos para publicação dos dois editais serão de até seis meses, contados a partir da publicação da portaria.

Celebrando
Para celebrar os 30 anos de atividades no Rio Grande do Norte, a Miranda Computação, que tem a frente o empresário Afrânio Miranda, reunirá amigos e colaboradores durante missa em ação de graças na próxima segunda-feira, às 19h30, na Igreja de Santa Terezinha. Ocasião para agradecer a Deus, comemorar a vida, o trabalho e empreendedorismo. Os cumprimentos da coluna para todos que integram o grupo Miranda Computação.

Projeto Leiturinha
A ala pediátrica do Hospital Municipal de Natal volta a ter um espaço dedicado à leitura. O ‘Projeto Leiturinha’, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente, foi implementado após a revitalização da biblioteca da unidade.

*** O projeto busca ajudar a diminuir o estresse causado pelos procedimentos dolorosos, saudade de casa, dos brinquedos, da escola e familiares, além de proporcionar um momento singular de interação entre os pacientes, desenvolvendo a afetividade, imaginação e emoção.

*** O Leiturinha é desenvolvido com através dos livros de literatura infantil doados. Quem quiser fazer doação, basta procurar a sala do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal de Natal e colaborar com a iniciativa.

Aniversário

Os parabéns da coluna hoje vão para o empresário Sami Elali, o médico Iaperi Araújo e Marlúzia Saldanha. *** Aniversariando amanhã, o ex-deputado Frederico Rosado, Aracele Pereira e Rosana Alves Vilar. *** No domingo, os vivas são para José Eduardo Wanderley, Ana Ilma Oliveira, Deise Caobianco e a querida Fátima Carreras.

Horário estendido

Com o objetivo de impulsionar as melhorarias no atendimento ao público, as duas Centrais do Cidadão da capital potiguar terão horário estendido para emissão de carteira de identidade. Na Central do shopping Via Direta, a expedição poderá ser realizada das 09h às 19h. Já no Alecrim, o atendimento será das 07h às 17h para primeira via, e das 07h às 14h para segunda e terceira vias.

Mercado das Pulgas

A primeira temporada do Mercado das Pulgas de Natal encerra-se neste domingo, após a realização de várias edições com sucesso. A programação começa a partir das 15h, na Arena das Dunas com a oficina “Aprender Brincando”, que reúne a garotada para fabricar brinquedos populares. Ás 17h30, a alegria fica por conta da Tropa Trupe no espetáculo “Combo”. Para fechar a noite com muito rock, às 19h a banda UsKaravelho sobe ao palco com o melhor do rock nacional.

Vereador debate significado do poder legislativo em palestra

Palestra

O vereador Kleber Fernandes marcou presença no II Congresso Brasileiro de Assembleias Legislativas Maçônicas, realizado no Aram – Natal Mar Hotel.  O encontro reuniu maçons de vários estados do país. Como palestrante, o parlamentar falou sobre “O Significado do Poder Legislativo” e abordou o cenário político brasileiro. Também destacou a importância da educação e da conscientização eleitoral como armas fundamentais para alavancar a mudança pela qual, de acordo com ele, a nação precisa passar urgentemente.

Audiovisuais

Considerado um dos mais importantes festivais audiovisuais do Nordeste, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa lançará oficialmente, nesta sexta-feira, sua 8ª edição. Tendo como palco o mini-auditório da DIAC do IFRN – Campus Natal Central, o evento terá início às 14h30. Na ocasião, serão divulgadas as novidades na programação desse ano, além de apresentar o tema do Festival de Curtas de 1 minuto, que premia a melhor produção com uma viagem internacional a cidade da Cracóvia, na Polônia.

Celebrando

Para celebrar 10 anos de atividades o Partage Shopping Mossoró brindará o público com um show especial em homenagem ao Dia do Rock. Ao som da banda Frequência 2, a apresentação acontecerá amanhã, a partir das 19h. O evento é totalmente gratuito, e a programação de aniversário continua até o final do mês de julho, com atrações para atender aos mossoroenses.

Solidariedade

Com a proposta de despertar a solidariedade entre os consumidores e arrecadar alimentos não perecíveis para abrigos de idosos de Natal, as lojas de cosméticos L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil, localizadas no Midway Mall, estão promovendo a campanha “Seu gesto vale um sorriso”. A iniciativa faz alusão ao Dia dos Avós, que é comemorado no dia 26 de julho.

*** As doações podem ser entregues até a próxima quarta-feira, das 10h às 22h, tanto na loja do terceiro piso, como no quiosque instalado no segundo piso do mall.  As empresas beneficiarão dois abrigos da capital potiguar, fazendo a entrega de forma surpresa dos mantimentos arrecadados. Qualquer alimento não perecível pode ser doado, exceto sal.

Criança Não é de Rua

Amanhã será lançada em todo Brasil a XI Campanha Nacional “Criança Não é de Rua”. Em Natal, quem vai sediar a mobilização é a ONG Atitude Cooperação juntamente com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Fórum DCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pop Rua e outras instituições que trabalham em prol das crianças e adolescentes do RN.  A ação acontece das 9h às 12h e será aberta ao público.

***A programação também incluirá uma roda de conversa com vários temas relacionados à campanha, além de panfletagem no semáforo da Avenida Mor Gouveia, que liga os bairros de Bom Pastor e Felipe Camarão.

*** A Campanha tem como objetivo envolver e mobilizar a comunidade em um tema de extrema importância, visando atingir os governos para que estes direcionem seus olhares para os jovens que crescem desprotegidos e abandonados, nas ruas da nossa cidade. Como também chamar a atenção da sociedade e da mídia para a tragédia cotidiana e invisível de crianças e adolescente que vivem nas ruas.

Validade

Numa parceria com a Associação dos Supermercados do RN, o Procon/RN lançou o Programa “De Olho Na Validade”. A ação funcionará da seguinte forma: o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo.

*** Esta medida só valerá antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso o cliente já tenha efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal. Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção.

*** Mas se o produto substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Mas, independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente. È bom ficar atento e fazer valer o nosso direito!

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para a querida Graciela Pinheiro, o procurador de Justiça Manoel Onofre Neto, o educador e pessonal traine, Leonardo Micussi Barbalho. Ainda em tempo de parabenizar Veruska Borges pela sua mudança de idade.

Mulheres Rurais

A campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos acaba de lançar o “Concurso vozes, imagens, histórias e experiências das mulheres rurais”. Para dar visibilidade ao empoderamento daquelas que trabalham no campo, nas águas e nas florestas, a iniciativa vai premiar relatos de agricultoras, bem como extensionistas rurais, que atuam pela redução das desigualdades de gênero no meio que vivem.

*** As experiências poderão ser apresentadas em forma de áudio, vídeo, texto, imagem ou fotografia.  O material deve ser enviado junto com o formulário para o e-mail campanhamulheresrurais@gmail.com.br, ou pelo WhatsApp (61) 9 9311.1820 até o dia 15 de agosto.  *** Mais informações podem ser encontradas no edital. As vencedoras irão participar da II Conferência de Mulheres Rurais, nos dias 27 a 29 de setembro, em Assunção, no Paraguai, onde acontecerá a premiação oficial.

Receita Federal paga segundo lote de restituição de IRPF 2017

Restituição

A Receita Federal já está pagando o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017. O valor ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser realizada por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no CAC, no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet.

Feijão Society

Para os amigos e leitores que quiserem conferir toda cobertura fotográfica do nosso tradicional “Feijão Society”, além das mídias impressas, também podem acessar os siteswww.liegebarbalho.com no link Álbuns, e no www.agorarn.com.br no link colunas. O registro fotográfico é do amigo Jovinho.

Agasalho

Gesto nobre e de solidariedade. O Praia Shopping lançou a “Campanha dos Agasalhos”. Podem ser doados lençóis, cobertores e agasalhos para os mais carentes. As doações devem ser deixadas nos setores de marketing e de segurança do shopping, nos horários das 10 às 17h e 18 às 22h, respectivamente. O material arrecadado será destinado à paróquia de Santa Rita de Cássia, que fará a distribuição juntamente com o Grupo Amigos da Rua para os moradores das ruas e demais necessitados.

Audiovisual

A TV Assembleia e o projeto Goiamum Audiovisual estarão promovendo nesta sexta-feira, a partir das 10h, no auditório Cortez Pereira da Assembleia Legislativa, um encontro sobre as oportunidades abertas no mercado do audiovisual brasileiro.

*** Destinado a estudantes, profissionais de comunicação e do setor do audiovisual, além de produtores culturais, o evento contará com uma palestra do jornalista e consultor em transmídia, Israel José do Vale, e terá entrada franca. A proposta é abordar os impactos econômicos no setor e inspirar reflexões sobre o potencial criativo no desenvolvimento econômico do país.

Custos

As Prefeituras das cidades de Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e São Bento do Trairi têm o prazo de 80 dias para adotar medidas de redução de pelo menos 20% das despesas com pessoal, incluindo custos com cargos em comissão, contratos temporários e funções de confiança.

*** Essas medidas estão previstas nas recomendações expedidas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte até que sejam reconduzidas as despesas dos sete municípios a patamar inferior ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 60%.

Riscos

O FBI fez um alerta aos pais sobre os riscos de privacidade e segurança dos brinquedos infantis conectados à internet. Em um aviso publicado em seu site, o órgão disse que tais brinquedos podem conter peças ou recursos como microfones, câmeras, GPS, armazenamento de dados e reconhecimento de fala que podem divulgar informações pessoais.

***Conversas normais com um brinquedo ou no ambiente circundante podem revelar o nome, a escola, gostos e atividades de uma criança, afirma o FBI. Em fevereiro, a Alemanha proibiu as vendas e a propriedade de uma boneca falante chamada Cayla feita pela empresa norte-americana Genesis Toys, citando risco de hackeamento associado ao produto.

Precatórios

A nova regra para gestão de precatórios, definida pela Lei Nº 13.463/2016, estabelece que todos os recursos depositados em contas judiciais de precatórios e Requisições de Pequeno Valor da União e das autarquias federais, não movimentados no período de dois anos, serão transferidos para os cofres do Tesouro Nacional.

*** Estima-se que o total de depósitos sem movimentação, nos últimos dois anos, atinja uma cifra superior a R$ 80 milhões. Parte desses valores estão parados por falta de interesse dos beneficiários. Para levantar os valores exatos e identificar os beneficiários que se encontram nessa condição, no âmbito da Justiça do Trabalho do RN, o juiz Michael Knabben solicitou aos bancos públicos um levantamento sobre o total depositado nessas instituições.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje com votos de felicidade vão para o advogado e imortal da ANL, Diógenes da Cunha Lima, o odontólogo Lenilson Carvalho e o querido Dério Manso Bezerra. Ainda em tempo de parabenizar Jussara Freire, Socorro Lawar e Manoel Onofre Neto pelo aniversário.

Carteira de Trabalho

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social passará a emitir as Carteiras de Trabalho e Previdência Social. A iniciativa faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Rio Grande do Norte e o executivo municipal. O acordo foi firmado hoje durante solenidade no Palácio Felipe Camarão.

*** O atendimento aos usuários para a emissão da Carteira de Trabalho será feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Unidade II, do Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda, localizada na Rua Padre João Maria, 78, Cidade Alta. Em caso de perda ou roubo do documento, a cidadão deve levar o boletim de ocorrência.

Pós-evento do Feijão Society de Liege Barbalho

Esta colunista feliz celebrando o sucesso do nosso “ Feijão Society”, que reuniu expressivos nomes da sociedade potiguar no sofisticado hotel Holiday Inn, no bairro de Lagoa Nova. Serviços cinco estrelas elogiadíssimo por todos presentes, estacionamento amplo e refinamento na ambientação, e é claro o buffet da feijoada.  O evento teve decoração assinada pela arquiteta Danielle Canuto, contou com os saborosos doces da Caffech e o talento do músico Rubinho, que agradou com um excelente repertório.

*** Hora de agradecer aos parceiros que contribuíram para realização do nosso evento: Fecomércio/RN, Cei Mirassol, Constel, Cirúrgica Bezerra, Tela Viva e Holiday Inn Natal. Como acontece há vários anos, o “ Feijão Society” conta com sorteio de brindes. Meu agradecimento a Arezzo, Boticário, Rio Center, Andréa Moura Acessórios, Mahogany, Daidaly, Maruska Home, Veloso Neto Show Room, Ótica Carol, Farmafórmula, Mary Kay e NT Make Up. Pelas lentes de Jovinho, a coluna traz mais clicks do evento.

Pizza com RH

Numa realização da Gomes de Matos acontece hoje , às 19h, a  34ª edição do Pizza com RH, tendo como  tema “Desenvolvendo o potencial de sua equipe: Com as estratégias de Coaching”. A palestrante é a administradora e professora de Coach, Regina Stefan.  Marcado para acontecer na sede da Fortes Informática, o evento é gratuito, mas a coordenação pede que cada participante contribua doando um livro. Interessados devem confirmar sua participação através do site doity.com.br/pizzacomrhrn34ed.

Hemonorte

Doar sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. A partir deste mês, o Partage Norte Shopping receberá, mensalmente, a unidade móvel do Hemonorte, que estará coletando doações para ajudar a abastecer o banco de sangue. As visitas acontecerão toda terceira quarta-feira do mês. As ações terão início amanhã, das 09h às 17h. O veículo estará estacionado na entrada do empreendimento, na Avenida João Medeiros Filho.

Certidão

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN, que tem na direção-geral o todo competente Marcos Brandão, começou a emitir atestado de antecedentes criminais através da internet. Atualmente, para retirar o documento, o usuário precisa se deslocar ao ITEP e fazer a solicitação e retirada. A requisição pode ser feita através dowww.itep.rn.gov.br. Como proceder, o usuário deve abrir a aba serviços e buscar o link para a emissão da certidão.

Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional decidiu que as cidades de Paris, na França, e Los Angeles, nos Estados Unidos, receberão os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. A ordem ainda será definida em reunião no dia 13 de setembro, em Lima, no Peru. Contudo, ambas as metrópoles estão asseguradas de que abrigarão uma edição da Olimpíada nestes próximos 11 anos.

Pausa

O Rappa anunciou que irá fazer uma pausa na carreira por tempo indeterminado. Mas antes disso, a banda vai cumprir toda a agenda até fevereiro de 2018. Em Natal, os integrantes do grupo já têm uma data para se despedir do público. Eles sobem ao palco da Arena do Imirá, na Via Costeira, no dia 15 de setembro.  Os ingressos estão sendo vendidos no site www.bilheteriavirtual.com.br.

Conectado

O novo perfil de turista brasileiro está conectado à internet e recorre às redes sociais antes de acertar a viagem e o destino. Por isso, a presença nessa plataforma é fundamental para quem possui negócios nesse setor. Para ajudar empresários do segmento a conquistarem um bom posicionamento nas mídias sociais, a consultora Marta Poggi realiza em Natal o curso ‘Gestão de Mídias Sociais: Facebook e Instagram na Prática’, nos dias 1 e 2 de agosto.

*** O curso é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Associação Brasileira de Agências de Viagens. A capacitação vai mostrar como os empresários podem utilizar as duas redes sociais para atrair o público desejado, vender os serviços e atingir bons resultados. As inscrições podem ser feitas pelo site www.iccabav.com.br.

Confira alguns flashes do Feijão Society

Emília e Helena Asfora com a magistrada Sandra Elali

Os irmãos Zélia e Getúlio Madruga

Prefeito Paulinho, Dep. Zenaide Maia e Jaime Calado

A Blonde com  Alex Viana e Gabriela Binderli

Simpatia de Bosco Pinheiro e Graciela

A colunista com o Des. Aderson Silvino e Zélia

José Euber Pereira, Kátia, Bruna Scaggion e Mário Felipe

Gilian, Eduardo Gomes, Fátima, Pedro Siqueira, Márcia e Alexandre Marinho

Com os vereadores Preto Aquino e Sueldo Medeiros

Desembargador Rafael Godeiro e Jó

Luzia Mara e Dinarte Alvarez Dantas

Dodora Pessoa e Joaci Araújo

Leandro Pacheco, Lígia Alves e Roberto Pacheco

Gorete Tito e Liege Barbalho

Sônia Fonseca e Kátia Nóbrega Pereira

Raquel Dodge é nomeada como procuradora-geral da República

O Diário Oficial da União publicou a nomeação de Raquel Dodge como procuradora-geral da República. Ela assumirá o cargo no dia 18 de setembro, em substituição a Rodrigo Janot, que termina o mandato após passar quatro anos à frente do Ministério Público Federal.

*** Raquel foi sabatinada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e aprovada por unanimidade. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo na PGR e terá mandato de dois anos, podendo ser reconduzida por igual período. Ao responder as perguntas de senadores, disse que, se necessário, vai aumentar as equipes responsáveis por operações do MP, como a Lava Jato.

Feijão Society

Amanhã, a partir das 12h30, esta colunista estará promovendo mais uma edição do “Feijão Society”. Ainda dá tempo de adquirir a pulseira que dará acesso e que está à venda na banca do Tota, na avenida Afonso Pena, em Petrópolis. O evento contará com feijoada completa, sobremesa, cerveja, caipifrutas, refrigerantes, água e os deliciosos doces da Caffech.

Moda potiguar

Oito marcas do Rio Grande do Norte terão a oportunidade de mostrar o potencial criativo da moda potiguar durante o SPFWDay. O evento, que tem formato parecido com a já tradicional mostra de moda e estilo São Paulo Fashion Week, acontecerá em várias cidades do país, tendo série de ações com foco no desenvolvimento sustentável de médio e longo prazo.

***No RN, o encontro acontecerá nos próximos dias 19 e 20, no Hotel Imirá Plaza, e contará com palestras e bate-papos acompanhada de uma exposição de moda multimídia. As grifes Ateliê Chris Iglesias, Jardim de Ideias, Dominique, S Design, Palone Design, Lush, Martersol e Vankoke são algumas das participantes. A ação faz parte de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design.

Primavera/verão

Ainda falando sobre moda. O consultor Veloso Neto é só alegria com o sucesso do seu show room multimarcas, que celebra a chegada das primeiras peças das coleções primavera/verão. As próximas estações terão como carro chefe os vestidos, blusas e macacões em tecidos fluidos, com toda leveza que o período pede. Destaque para as marcas Deep, Rosa Chiclê e Donna Diva, vendidas nas melhores lojas do pais e que trazem a tropicalidade brasileira em suas estampas, primando pelo bom gosto e caimento perfeitos.

Lote recolhido

Um lote do medicamento genérico Omeprazol foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A resolução determina que a fabricante Eurofarma Laboratórios retire do mercado todas as caixas de 40mg do lote 486773A, do remédio vendido na forma de pó liofilizado para solução injetável. Segundo comunicado, algumas unidades foram identificadas como outra substância, o Sulfato de Polimixina B.

Festival de inverno

Com sua hospitalidade e o charme peculiar das cidades serranas, Martins será palco da 11ª edição do seu tradicional Festival Gastronômico e Cultural. O evento acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto, oferecendo o melhor da gastronomia da região, com pratos elaborados pelos principais chefes da cidade, como também do Estado.  A ocasião ainda contará com exposição do artesanato local, além de apresentações musicais.

Simples Nacional

A Receita Federal enviará um comunicado a 25 mil micro e pequenas empresas, optantes pelo Simples Nacional, que podem ter declarado valores inferiores ao faturado nos anos de 2014 e 2015. As omissões podem chegar a R$ 15 bilhões de receita bruta. Atualmente, quase 152 mil empresas de micro e pequeno porte do Rio Grande do Norte estão inscritas nesse regime fiscal.

*** Os comunicados serão disponibilizados automaticamente no momento em que os contribuintes acessarem o Portal do Simples Nacional para gerar o documento de arrecadação mensal do imposto, entre os meses de julho a setembro. Os contribuintes que receberem a notificação, e concordarem com a diferença do imposto que deixou de ser pago, devem retificar o valor dos meses relacionados e pagar ou parcelar a quantia devida.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para Elizenir Rosado. *** Aniversariando amanhã os advogados Paulo Lopo Saraiva e Lúcia Jales, as gêmeas Dina e Carol Perez, os jornalistas Flávio Rezende e Ricardo Rosado, Roberto Cabral Fagundes e a chef Adalva Rodrigues *** No domingo, os vivas são para Garibaldi Cabral Fagundes, Carmen Lúcia Rocha e Nelson Freire.

Música na Arena

A Arena das Dunas sendo palco esta noite de mais uma edição do projeto “Música na Arena”. Dessa vez, quem anima a casa é a banda carioca Biquíni Cavadão, com o novo show “As voltas Que o Mundo Dá”. Em um formato mais intimista, a apresentação acontecerá a partir das 21 horas. Antes, se apresentam as bandas potiguares Sfinge e Uskaravelho.

Comenda

A vereadora de Parnamirim, Rhalessa Freire, apresentou Projeto de Lei que propõe a criação da “Comenda Jornalista Agnelo Alves” para homenagear os jornalistas de destaque no município. O projeto foi enviado à Comissão Permanente da Constituição, Legislação e Redação Final para análise. A honraria deverá ser entregue anualmente no mês de abril, próximo ao dia 7, data em que se comemora o dia do jornalista.

Academia Norte-riograndense de Letras celebra chegada de novos imortais

A Academia Norte-riograndense de Letras celebrando a chegada de novos imortais neste segundo semestre. Em agosto, acontecerão as cerimônias de posse do jornalista Wolden Madruga e do professor e escritor Roberto Lima. Já em setembro, será a vez do professor e médico Daladier da Cunha Lima. Em outubro, o agraciado com o título será o professor e escritor Humberto Hermenegildo.

Feijão Society

Terá realização neste sábado o nosso “Feijão Society”. Com  início às 12h30, o evento acontecerá  no hotel Holiday Inn Natal, na Av. Salgado Filho, Lagoa Nova. Nosso encontro promete reunir expressivos nomes da sociedade potiguar em ocasião elegante e de boas energias.

*** O acesso ao Feijão Society é uma pulseira, que está à venda na banca do Tota, na avenida Afonso Pena, em Petrópolis. No cardápio, feijoada completa, sobremesa, cerveja, caipifrutas, refrigerantes, água e os deliciosos doces da Caffech. O espaço terá ambientação assinada pela arquiteta Danielle Canuto e o comando musical de Rubinho, que apresentará o melhor da MPB.

Obras inacabadas

As obras paralisadas e inacabadas no Rio Grande do Norte foram alvo de um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado. A questão será o foco do I Seminário Integrado de Controle Externo, que acontecerá no próximo dia 19, no auditório do TCE/RN. O objetivo é abrir espaço para discussão e busca de solução para um problema que resulta em prejuízo para a sociedade.

***Em todo Estado, foram encontrados 313 empreendimentos nesta condição, o que representa um dano em torno de R$ 308 milhões para os cofres públicos. O encontro reunirá diversas instituições que vão apresentar seu posicionamento sobre a situação, além de discutir estratégias que apontem soluções.

Voos cancelados

A companhia aérea  LATAM Airlines Brasil anunciou que vai cancelar 94 voos e alterar os horários de outros 67 com origem ou destino ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, entre 11 de setembro e 10 de outubro deste ano. Neste período, a pista do terminal estará em obras.

*** A empresa informa que os clientes que adquiriram passagens para os voos remanejados já estão sendo informados sobre as mudanças. A companhia recomenda ainda que os passageiros utilizem o serviço “Status do Voo”, disponível no www.latam.com, para verificar a situação das operações.

Voo comercial

A cidade de Mossoró deverá ganhar, em breve, um voo comercial da Azul Linhas Aéreas. A afirmação foi feita pelo diretor da companhia, Marcelo Bento, ao governador Robinson Faria e ao secretário de Turismo, Ruy Gaspar, durante reunião em São Paulo. As atividades deverão ter início assim que o aeroporto Dix-Sept Rosado for liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

*** Ainda em audiência na capital paulistana, o governador solicitou a redução no preço das passagens aéreas para Natal ao presidente da Latam Airlines, Jerome Cadier, e diretoria da empresa. O trecho é, atualmente, um dos mais caros da região Nordeste.

Defensores dativos

O juiz Rainel Batista, da comarca de Nísia Floresta, abriu cadastro para atuação de advogados dativos. Em ofício enviado ao presidente da Ordem dos Advogados RN, Paulo Coutinho, o magistrado informa que a comarca não tem defensor público designado, embora conte atualmente com aproximadamente 1.200 processos criminais em tramitação. Assim, destaca a necessidade de defensores dativos para agilizar os feitos criminais existentes.

***Os profissionais interessados devem enviar e-mail para advdativo.nisia@gmail.com contendo os seguintes dados: nome completo, número de inscrição na OAB, endereço e telefone para contato. Os advogados serão remunerados com honorários advocatícios custeados pelo Estado, segundo tabela fixada no Código de Normas da Corregedoria Geral de Justiça do TJRN.

Meio ambiente

O projeto Logisverde da Cosern colhe seus bons frutos. Em oito anos de atividades, a iniciativa já preservou 13.954 árvores, sendo 1.584 no último mês de junho.  A atividade consiste na reutilização das bobinas, aquelas estruturas de madeira que transportam os fios, colocando-as novamente na cadeia produtiva com o auxílio da chamada logística reversa. Após o uso, os carretéis são desmontados, reciclados e revendidos aos fornecedores. Um detalhe importante: para produzir cada bobina é necessária a derrubada de 03 árvores com média de vida de 20 anos.

Minha Mãe É Uma Peça

Onze anos após sua estreia, o espetáculo “Minha Mãe É Uma Peça” volta aos palcos e promete arrancar gargalhadas da plateia com suas novas histórias. A apresentação acontecerá nos dias 09 e 10 de setembro, no Teatro Riachuelo. A nova turnê celebra o sucesso da trajetória de Dona Hermínia, personagem interpretada pelo ator Paulo Gustavo, que conquistou todo o país e que já levou mais de 2 milhões de espectadores aos teatros e 15 milhões aos cinemas de todo o Brasil.