sexta,
home / Liege Barbalho

Liege Barbalho

Tribunal de Justiça do RN é certificado na categoria Ouro

O Tribunal de Justiça do RN foi certificado na categoria Ouro e recebeu o Selo Justiça em Números, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça. O selo é um reconhecimento aos tribunais que se destacaram por sua excelência em gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional.

*** A homenagem foi entregue ao presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, durante o 11º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que aconteceu em Brasília. O Tribunal potiguar alcançou a pontuação de 447 pontos na avaliação, dos 590 possíveis. Nos últimos dois anos, o TJRN recebeu o Selo na categoria Bronze.

Novos Rumos

Ainda falando sobre justiça, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região realizou ontem, no auditório do Tribunal Pleno, palestra voltada para o tema Trabalhando com Reeducandos. O encontro teve como objetivo apresentar os benefícios do projeto Novos Rumos e esclarecer dúvidas de magistrados e servidores sobre a experiência de ressocialização de apenados.

*** O projeto será implantado no TRT-RN, numa parceria com o TJRN e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.  Os apenados trabalharão 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, e receberão um salário mínimo pago pelo TRT-RN, sendo 80% diretamente ao beneficiário e 20% depositados em caderneta de poupança. Eles também terão vale-transporte e almoço durante os dias de efetiva prestação dos serviços.

Ampliação

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que tem na presidência o médico potiguar Kleber Morais, cuja atuação resultou na inaugurou na última semana de novos espaços no Hospital Universitário Ana Bezerra, da UFRN, localizado na cidade de Santa Cruz.

*** Foram disponibilizados novos leitos de UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, novas instalações da Enfermaria da Unidade de Saúde da Mulher e o Anexo I Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Sem dúvida, a ampliação traz um importante reforço no atendimento à saúde da população daquela região.

Carnatal

A Destaque Promoções anunciado mais uma vez a presença o Camarote Skol no Carnatal. Segundo a organização, o espaço promete conforto e animação para os foliões. Além do tradicional deck para aproximação e visualização dos trios e blocos, os participantes do Camarote Skol terão visão privilegiada da micareta com um corredor da folia exclusivo.

*** Com capacidade para 5 mil pessoas, vale ressaltar que o camarote contará com open bar entre atrações.  Os abadás estão sendo comercializados na Central do Carnatal, no Natal Shopping, no www.ingressorapido.com.br e www.semhora.com.br.

Wikipédia

Instituições brasileiras como o Arquivo Nacional, o Museu do Ipiranga, a Matemateca e o Museu da Imigração estão disponibilizando parte de seus acervos na plataforma Wikimedia Commons, da Wikipédia. O material consiste em imagens de pinturas, documentos, fotografias históricas, artefatos e outras obras.

*** Esse um processo, viabilizado por voluntários da Wikipédia, segue a tendência de museus estrangeiros como Metropolitan, MoMA, British Museum e Museo Picasso, mas também diz respeito à busca por transparência no Brasil, foi o que noticiou o portal do Estadão.

Horário de verão

 O Tribunal Superior Eleitoral sugere ao governo federal mudança da data do horário de verão do próximo ano. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, entregou ao presidente Michel Temer um ofício solicitando que em 2018, o horário de verão comece após o segundo turno das eleições gerais.

*** O TSE publicou uma nota no seu site explicando o porquê da solicitação. “A razão do pedido é garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”.

*** Ainda segundo Tribunal, por causa dos fusos, o horário de verão agrava o problema do início e fim da votação das eleições ordinárias. “Por exemplo, as urnas no Acre são fechadas três horas depois de a contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste”.

Circuito Gourmet Potigás

O presidente da Potigás Beto Santos, reuniu jornalistas no Versailles Recepções para apresentar o 1º Circuito Gourmet Potigás. Trata-se de uma experiência gastronômica que reúne sabor, criatividade e praticidade. Com realização de 23 de novembro a 02 de dezembro, o circuito traz menus autorais exclusivos ao preço de R$ 49,90 e R$ 59,90, elaborados por chefs que utilizam o gás natural canalizado da Companhia Potiguar de Gás nas cozinhas dos restaurantes.

*** O evento contará com a participação dos restaurantes como: Cascudo Bistrô, Flor de Sálvia, Freddy’s, Yuru, Temaki Lounge, Le Soleil do Ocean Palace Resort, e o Sunrise. Os potiguares terão oportunidade de saborear a um menu elaborado especialmente para o circuito, composto por entrada, prato principal e sobremesa.

Vem aí mais uma edição do Feijoada.com

Neste domingo, o jornalista Rodrigo Loureiro estará reunindo amigos no Versailles Recepções Cidade Jardim, com mais uma edição da sua “ Feijoada.com”. O evento é comemorativo a sua mudança de idade, e também ao aniversário de 2 anos do programa Conceito na Band Natal. Na ocasião, também será apresentado o camarote Band Carnatal.

Romaria

Para quem não conseguiu assistir a primeira exibição do show “Romaria”, da cantora Khrystal, surge uma nova oportunidade. Desta vez, nesta quinta-feira, em uma única sessão: às 20h30. A apresentação que homenageia Elis Regina, tem direção do talentoso produtor musical João Marcelino. O espetáculo faz um misto de reencontro e homenagem à saudosa Elis.

Agito de verão

A Hemotion White Party vem aí. O empresário Herculano Júnior e a Hemotion já estão nos preparativos para a festa que celebra 12 anos de sucesso. O evento, um dos mais concorridos da estação, promete muitas novidades para surpreender ainda mais o público. Nos próximos dias, a label estará revelando os primeiros segredos para a ocasião. Para ficar sabendo de tudo em primeira mão, basta seguir o novo perfil oficial no Instagram: @hemotionwhite.

Cartola

O cantor e rapper Emicida estará em Natal nesta sexta-feira apresentando sua turnê “Emicida canta Cartola”, no Teatro Riachuelo. Com início às 21h, o show é uma releitura da obra de Cartola. Os sucessos O Sol Nascerá, Disfarça e Chora e Alvorada estarão no repertório do músico. Além disso, Adoniran Barbosa também será homenageado na famosa Saudosa Maloca.

Já é Natal!

Os empresários Anchieta Júnior e Ricardo Coelho estão com tudo organizado para atender os clientes da Pão&Companhia no período de Natal. A tradicional empresa já está recebendo as encomendas especiais para ceias natalinas e confraternizações de fim de ano.

Quartas Clássicas

O projeto “Quartas Clássicas” volta ao palco no próximo dia 29 com mais um concerto da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do RN. Sob regência do maestro Dr. Linus Lerner, o evento acontecerá no Teatro Riachuelo, às 20h, e contará com a participação do Guzheng Larry Leung.  Com entrada gratuita, os ingressos estarão disponíveis com reserva prévia nos dias 22 e 23 de novembro no site www.orquestrasinfonicadorn.com.br

MPB Jazz

Inspirado no French Quarter Festival, realizado na cidade americana de New Orleans, e mantendo a proposta de promover o intercâmbio entre artistas potiguares e norte-americanos atuantes na referida cidade, o MPB Jazz chega a 6ª edição.

*** O Solar Bela Vista estará sediando o evento nos dias 01 e 02 de dezembro.  Serão 10 atrações musicais que se revezarão em três palco durante os dois dias, com shows de artistas potiguares interpretando mestres ou homenageando intérpretes da música. O encontro terá entrada franca, limitada à capacidade do espaço. Saiba mais no https://pt-br.facebook.com/mpbjazzrn/.

Maranathá

A comunidade católica de Natal, através da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de Neópolis, realiza no próximo domingo, a 4º edição do Maranathá. A micareta católica, comandada pelo Padre Nunes, percorrerá as principais ruas do bairro. O evento tem por objetivo reunir grande público, em momento de louvor e agradecimento pelo Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

*** Este ano, a festa contará também com a animação da Banda Divina Luz, agitando no trio elétrico, Ministério Autorizado a Prosperar, e o show de encerramento com a atração nacional, Ministério Adoração e Vida.  As camisetas já podem ser adquiridas através do site www.maranathanatal.com.br.

Conciliação

Tem realização em todo Brasil de 27 deste mês a 01 de dezembro a XII Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário, que abordará o tema “Conciliar: nós concordamos”. O objetivo da mobilização é promover a conciliação e demonstrar que a decisão de conciliar é das partes envolvidas e só acontece se houver comum acordo.

*** No RN, magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região já estão mobilizados para realização das audiências de conciliação, que ocorrerão na capital e interior do Estado. Em Natal, as audiências acontecerão no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Caso o advogado, empresário ou trabalhador deseje incluir algum processo em pauta no âmbito da Justiça do Trabalho do RN, basta enviar um pedido pelo email semana@trt21.jus.br

Empretec em 2017

O Sebrae no Rio Grande do Norte abriu o período de entrevistas para os candidatos que querem integrar a última turma do Empretec em 2017. O seminário será realizado em Natal entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro. Os interessados em participar podem obter informações sobre o agendamento pelo telefone 0800 570 0800.

*** Serão 60 horas de capacitação com atividades práticas, que ajudam o participante a identificar oportunidades, ter maior segurança nas tomadas de decisões e melhorar o desempenho profissional. O Empretec identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor, tendo como mote dinâmicas que ajudam os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos.

“Joias do Ballet Russo” chegam a Natal em dezembro

Os potiguares terão o privilégio de assistirem o espetáculo “Joias do Ballet Russo”, que reúne  os melhores bailarinos dos principais teatros da Europa, como Bolshoi, Mariinsky e Mikhailovsky. O majestoso e encantador repertório é composto por trechos das obras Lago dos Cisnes, Corsário e Quebra-Nozes.

*** Em Natal, a apresentação acontecerá no dia 01 dezembro, no Teatro Riachuelo.  No elenco que passará pelo Nordeste, cinco dos principais solistas consagrados mundialmente. Entre eles, Alexander Volchkov, um dos expoentes do balé russo atual e membro do elenco principal do Bolshoi há 20 anos e a bailarina absoluta do Stanislavsky, Natalia Ledovskaya.

Natal sem fome

Quem passar pelo Natal Shopping no período 24 de novembro a 16 de dezembro poderá contribuir com o combate à fome no Brasil, com doações de alimentos. A campanha é coordenada pela ONG Ação da Cidadania que, pela primeira vez, tem parceria com duas agências da ONU: UNESCO no Brasil e a FAO.

*** Os shoppings da rede Ancar Ivanhoe também estarão incentivando o “Troco Solidário”, ação que permite que os clientes doem a quantia excedente do pagamento do estacionamento. A ação objetiva arrecadar um grande volume de cestas básicas para ser entregue às famílias cadastradas nos comitês da Ação da Cidadania em 18 estados do Brasil, entre eles, o Rio Grande do Norte.

Ação social

Numa inciativa do Sistema Fecomercio, a 12ª edição do projeto “Ver para Aprender” entregará 455 óculos de graus nos meses de novembro e dezembro aos beneficiados nos municípios de São Paulo do Potengi, Mossoró, Nova Cruz, Caicó e Natal. A ação é realizada através Serviço Social do Comércio do RN.

*** Na capital potiguar, o projeto contou com a parceria das Óticas Diniz, que doaram as armações e lentes. Nas cinco cidades contempladas, o “Ver Para Aprender” realizou 538 consultas oftalmológicas entre alunos dos projetos educacionais do Sesc, de escolas municipais, de grupos de idosos e de outras instituições.

Novembro Negro

O mês de novembro também é lembrado pelo combate ao racismo, sendo intitulado de “ Novembro Negro”. Aliado da causa, o deputado Carlos Augusto Maia destacou, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do RN, a importância das ações de igualdade social e racial. Incluindo a Lei de sua autoria, que insere o RN na realização de medidas eficazes para a cultura negra.

*** O parlamentar destacou a “Semana de Igualdade Social” e ressaltou que essas medidas “precisam ser colocadas em prática constantemente e não apenas durante esse período de reflexão”. Ele enfatizou que o Estado tem aspectos culturais presentes na capoeira e danças típicas e que, através do artesanato, os povos têm o poder de transmitir os seus costumes e tradições.

Brasil – Alemanha

O Rio Grande do Norte sediará o Encontro Brasil Alemanha em 2019. O anúncio foi feito na cidade de Porto Alegre, pelo presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales de Araújo. O EEBA é o maior evento da agenda bilateral brasileira, numa iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias Alemã em parceria com Federações de Indústrias. Realizado na última semana, este ano foi sediado na capital gaúcha.

*** Durante o EEBA 2017, um total de 97 empresas alemãs e 532 empresas brasileiras participaram de rodadas de negócios. A proposta é que ocorressem mais de 400 reuniões empresariais, com expectativa de US$ 10 milhões. As indústrias participantes são dos setores de alimentos, couro e calçados, energias renováveis, química e petroquímica, saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Protocolo de Montreal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos aderiu à ação de celebração aos 30 anos de implementação do Protocolo de Montreal e instalou um painel na Estação Natal além de adesivar um VLT com imagens sobre o tema. A iniciativa visa disseminar informações sobre as ações realizadas para eliminar as substâncias destruidoras da camada de ozônio.

 *** Além disso, através da interatividade, os usuários poderão enviar fotos e mensagens pelas redes sociais via hashtag #30AnosProtocoloDeMontreal. Em 30 anos, os países integrantes do Protocolo eliminaram totalmente o consumo e produção dos clorofluorcarbonos, halons, brometo de metila para fins agrícolas.

Aniversários

Ainda é tempo de cumprimentar a arquiteta Ceiça Wanderley pelo seu aniversário. *** Os parabéns da coluna hoje vão as advogadas Tásia Simonetti e Cláudia Rocha, a elegante Nídia Mesquita, o empresário George Ramalho e o fotógrafo Alex Costa.

Diagnóstico Precoce

É celebrado em 23 de novembro o Dia Nacional, Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Para marcar a data, a Casa Durval Paiva promoverá o XII Fórum do Diagnóstico Precoce. Com realização no auditório da CTGás, o evento terá início às 08h, e é voltado para profissionais da área de saúde, estudantes e demais interessados na temática. Inscrição: uma lata de leite em pó. Saiba mais em http://bit.ly/2hxvsZv

Pinacoteca do RN apresenta exposição “Retratos da Vida”

Talentoso, discreto, além de despontar como um defensor das raízes nordestinas, o cantor e compositor Dorgival Dantas se apresenta hoje no Teatro Riachuelo. “Passei a noite no forró” é o título do show que traz grandes sucessos da sua carreira. No setlist, canções como “Pode Chorar”, “Destá”, “Conselho Amigo”, “Declaração”, “Paixão Errada”, “Coração” entre outros. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

Brasil Sabor

Tem início hoje e segue até domingo, na Arena das Dunas, a 12ª edição do Festival Brasil Sabor em Natal. Numa realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o evento é composto por desafios de grandes chefs do Estado a criarem pratos inéditos. Este ano, o encontro tem como tema “Original do Brasil”, que busca valorizar os produtos de cada região, além do aproveitamento do alimento, como também aproximar toda a cadeia produtiva.

Detran/RN

“Curto Dirigir Bem” esse foi o título da campanha educativa do Detran/RN, considerada a melhor no Brasil pelo Denatran. A peça, que foi produzida pela Executiva Propaganda para o órgão e o governo do RN, foi destaque durante o XVI Prêmio Denatran de Educação de Trânsito, que tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema.

Matemática

Ainda falando em premiação. Orgulho para o nosso Estado e, claro, para a família e seu município. Refiro-me à Ana Luíza Mafra Costa, de 14 anos, aluna da 7ª série na Escola Municipal Padre Joaquim Félix, na cidade São João do Sabugi, região do Seridó.  A estudante participou, no Rio de janeiro, da Olimpíada Nacional de Matemática, e conquistou medalha de ouro. Além de talentosa, ela é muito bonita, representou muitíssimo bem no RN.

Exposição

“Retratos da Vida” é tema da exposição da artista plástica açuense Martha Salem (in memorian), que está em cartaz na Pinacoteca do Estado. A mostra conta com 40 obras, em óleo sobre tela e aquarela, e traz em cartaz a obra desta grande mulher que destinou sua vida para ensinar arte, que foi sua grande paixão.

Alerta!!!

A Gol Linhas Aéreas usou sua conta no Twitter para alertar seus clientes sobre uma tentativa de golpe, usando o seu nome. De acordo com a empresa, um site na internet, chamado “Voedegol” vem tentando, de forma fraudulenta, conseguir dados dos clientes prometendo passagens gratuitas.

Macaíba em Alvoroço

O presidente da Academia Norte Rio-grandense de Letras, o advogado Diógenes da Cunha Lima, e a Mariz Comunicação Integrada, convidando para o lançamento do livro de Racine Santos.  Tendo como título “ Macaíba em Alvoroço” a obra será apresentada ao público no próximo dia 23, as 18h, na sede da própria ANL.

Família

Natal sediará neste fim de semana o curso de formação internacional em Constelação Familiar Sistêmica, que trabalha questões e comportamentos que se repetem ao longo das gerações, nos conflitos familiares. De acordo com a coordenação, o curso agregará dezenas de psicólogos, profissionais da Saúde, Educação, Justiça, Pedagogia e outros interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas pelo 99406-9965.

Consciência Negra

O Movimento n’ABOCA promoverá nesta segunda-feira véspera do feriado, a partir das 17h, evento de celebração ao “Dia da Consciência Negra”. O encontro encerra a temporada 2017 do projeto. Com realização na casa 16 da rua Frei Miguelinho, na Ribeira, a ocasião contará com o show da cantora Khrystal, que irá embalar o público com seus sucessos, além de destacar a importância do empoderamento da mulher negra. 

Exportações no RN

Uma boa notícia para a economia potiguar. De cada dez itens mais exportados pelo Rio Grande do Norte, cinco são frutas. O estado chegou ao patamar de U$$ 136 milhões, recorde absoluto desde que se iniciaram as exportações no RN. O melão é a grande estrela. Só no primeiro semestre deste ano, o aumento da colheita, em relação ao mesmo período do ano passado ficou em torno de 170%, o que corresponde a uma movimentação financeira de U$$ 39,2 milhões.

Compartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral e a Polícia Federal vão compartilhar banco de dados que deve reduzir em até 60% o tempo de atendimento para tirar passaporte. O TSE poderá fornecerá à PF impressões digitais e fotografias de eleitores cadastrados que tenham protocolo de agendamento com o objetivo de emitir passaporte. Já a PF poderá usar os dados do TSE para pesquisar fragmentos de digitais em caso de investigação criminal.

Aniversários

Ainda em tempo de cumprimentar os gêmeos André e Adriano Fonseca Lopes, pelo aniversário.  Hoje os vivas vão para Maria Helena da Cunha Melo. Amanhã, os parabéns são para o advogado, escritor e Conselheiro do Tribunal de Contas do RN, Valério Mesquita, e para a simpática e querida Geraldine Marinho Melo Dias.

Novembro Roxo

O Hospital Unimed realiza amanhã um encontro especial para comemorar o “Novembro Roxo”, mês da Campanha Mundial da Prematuridade. Na ocasião, mães que tiveram filhos prematuros na Maternidade Unimed se reunirão numa grande roda de conversa.

***O encontro acontece a partir das 8h no Parque das Dunas. Também participarão do evento a equipe multidisciplinar da maternidade, que conta com médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e psicólogos e que acompanharam toda a evolução dos recém-nascidos durante sua permanência na UTI neonatal.

Rodrigo Maia palestra em Natal nesta sexta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, estará em Natal nesta sexta-feira. O deputado virá a terra do presidente Café Filho para proferir palestra, tendo como tema a modernização da lei trabalhista.  “Novas regras trabalhistas: Agora é Lei” é o título do evento que promete ser disputado, e acontecerá no Hotel Holliday Inn da avenida Salgado Filho, a partir das 08h30.

*** Os interessados em participar do encontro deverão manter contato com uma das entidades seguintes: Fecomércio, Fiern, Faern e Fetronor, que estão à frente da organização do evento, para ter acesso ao convite.

Royal Salute

Um recall a época áurea da boate Royal Salute, que marcou à noite de Natal nos anos 80. Essa é a proposta da festa que acontecerá no dia 02 dezembro, na Pink Elephant. Ocasião para relembrar os momentos da era Disco, e também do DJ Solon Silvestre, que comandava os hits musicais da casa.

***Instalada no antigo hotel Reis Magos, na praia do Meio, a Royal Salute, foi um espaço disputado pela sociedade potiguar, por paraibanos e pernambucanos, e é claro, por turistas que por aqui circulavam.  Tendo como título “DISCO 40 – nos tempos da Royal Salute”, o evento que tem assinatura de Bosco Galindo, terá animação dos DJ’s MEME, Solon Silvestre e Nando Du B.

Escritores Potiguares

Após temporada nos municípios das regiões Litoral Norte e Borborema, a Caravana de Escritores Potiguares está de volta a capital. Desta vez, o projeto aportará na Escola Estadual Almirante Newton Braga, no bairro do Alecrim. Na programação uma palestra, recheada com intervenções e recitações, seguida de sorteio de livros.

*** A Caravana de Escritores Potiguares é um projeto que visa promover a leitura, a literatura e divulgar a produção literária norte-rio-grandense por meio da interação autor/aluno/docente, realizada diretamente nas comunidades. Cada encontro procura reunir autores diferentes, objetivando divulgar estilos literários variados, além de valorizar os escritores locais.

Recomendação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que a Secretária de Saúde de Natal padronize o acolhimento dos usuários do SUS que procuram as Unidades Municipais de Saúde. Entre as medidas recomendadas está o fim da distribuição de fichas de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família. A Secretaria tem prazo de 60 dias para adotar as providências administrativas recomendadas.

*** Pela recomendação, a SMS deve ofertar marcação de consultas e procedimentos especializados todos os dias da semana, durante o horário de funcionamento da unidade de saúde, não devendo haver qualquer limitação, a exemplo de distribuição de fichas. A Secretaria também deve elaborar um fluxograma para acolhimento dos usuários SUS para a marcação de consultas e procedimentos especializados pelas unidades.

Alerta !!!

Adolescentes que passam muitas horas diárias usando computadores, tablets e smartphones têm maior probabilidade de apresentar quadros de depressão e comportamentos suicidas, revela estudo realizado por pesquisadores das universidades estaduais de San Diego e da Flórida. A descoberta serve de alerta para que pais monitorem o chamado tempo de tela dos filhos.

*** Os resultados mostraram que a taxa de suicídio para garotas entre 13 e 18 anos aumentou 65% entre 2010 e 2015, e o número de meninas sofrendo com comportamentos relacionados ao suicídio subiu 12% no mesmo período. O número das que relataram sintomas de depressão severa cresceu 58%. A informação é do jornal O Globo.

Alzheimer

Um estudo publicado na revista científica Scientific Reports traz uma nova abordagem sobre o Alzheimer. De acordo com os pesquisadores, o desenvolvimento tardio da doença pode ter relação com o metabolismo do corpo do portador.

*** Ainda segundo eles, o fato do Alzheimer normalmente acometer pessoas de idades mais avançadas, em um momento da vida em que ocorrem diversas disfunções no metabolismo, é a chave para entender. Um dos motivos para os estudiosos terem associado uma coisa à outra é o fato de que o cérebro é a parte do corpo que mais exige energia e a doença afeta totalmente a sua estrutura.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para a arquiteta Aldaniza Pereira Sá, o artista plástico César Revoredo e a simpática Márcia Dantas Varela.

Circuito Gourmet em Natal

A capital potiguar será palco da primeira edição do Circuito Gourmet Potigás, com produção do blog Gastronomia em Natal. Durante uma semana, o natalense vai poder apreciar o melhor da nossa gastronomia. Com realização de 22 de novembro a 03 de dezembro, o evento reunirá várias casas com menus autorais elaborados por chefs da cidade.

Black Friday Brasil 2017

O Procon de São Paulo fez um ranking onde revela os sites que devem ser evitados pelo internauta ao fazer compras durante a Black Friday Brasil 2017. Na lista constam 518 lojas virtuais e todas as páginas citadas tiveram reclamações de consumidores. Além do endereço do site, a lista ainda mostra informações da empresa ou pessoa responsável pela página. Confira no sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite.

Luis Fabiano Pereira toma posse como procurador-chefe do MPT no RN

Com elegante cerimônia na Procuradoria do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, o Procurador Luis Fabiano Pereira tomou posse como Procurador-Chefe do MPT no RN. A ocasião bastante prestigiada, contou com a presença do Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, do presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Fabiano de Farias Costa, a quem a coluna cumprimentas pelo seu discurso e saudação ao empossado.

*** A solenidade teve início com o melhor da MPB ao som do grupo Potibones, da Universidade Federal do RN. Também destacar a presença do desembargador do TRT 21ª Região, José Rego Júnior, da Secretária de Segurança Pública do Estado, Sheila Freitas, que representou o governador, o presidente em exercício da Câmara Municipal do Natal, vereador Sueldo Medeiros, entre demais autoridades.

Qualidade no serviço

Ainda falando sobre o órgão que rege os direitos do trabalho, o TRT-RN vai avaliar suas atividades através da Pesquisa de Satisfação do Usuário Externo 2017. Podem participar advogados, trabalhadores, empregadores, estudantes, membros do Ministério Público e usuários em geral.

*** O questionário, que pode ser preenchido até o próximo dia 26, permite que os usuários se manifestem sobre fatores relacionados à prestação jurisdicional, tais como qualidade do atendimento, tempo de espera, instalações físicas, cumprimento de prazos, ferramentas de comunicação, entre outros, e também há espaço para comentários adicionais.

Vigília

A comunidade católica de Natal programou uma noite toda especial, dedicada a muitas orações. Amanhã, a paróquia de Santo Agostinho sediará a segunda edição do NightFever.  O evento que teve início na Alemanha em 2005, hoje está presente em 16 países entre eles, EUA, Inglaterra, França, Espanha, Canadá, Itália e Suíça.

*** Mais de 200 voluntários de várias paróquias da capital potiguar estão envolvidos na organização do encontro que começará às 22h. Será uma noite inteira de oração à luz de velas, voltada para jovens e adultos, pedindo pela paz. Mais informações no www.facebook.com/nightfevernatal.

Novembro Azul

O laboratório DNA Center se alia a programação do “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata. O laboratório vai oferecer, gratuitamente, exames de PSA para homens a partir de 50 anos de idade. O antígeno prostático específico ou PSA, como é conhecido, é usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens assintomáticos.

*** Para ter direito ao exame, é necessário ter 50 anos ou mais e agendar presencialmente o procedimento, até esta sexta-feira, das 6h às 16h, na unidade DNA Center Neópolis, na avenida Ayrton Senna, 1652. É necessário levar um documento de identificação. A coleta para o exame será realizada entre os dias 20 e 30 deste mês.

Cadastro de adoção

As equipes de tecnologia da informação dos Tribunais de Justiça vão auxiliar na construção do novo Cadastro Nacional da Adoção, coordenado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça.  Os estados de Rondônia, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, colocaram suas equipes à disposição para auxiliar na implementação das mudanças propostas pelos magistrados da área da infância.

*** Até o fim de 2017, o novo CNA deve entrar em fase de testes em alguns estados e, até o primeiro semestre de 2018, estará operacional para as varas de Infância e Juventude de todo o país. As propostas foram aprovadas pela maioria dos servidores e magistrados, que participaram de cinco workshops que ocorreram pelo País este ano.

Meteorologia mundial

Um estudo apresentado pela Organização Meteorológica Mundial, da ONU, indicou que 2017 pode ser um dos três anos mais quentes já registrados. A informação é da agência EFE. Os vários episódios climáticos de efeitos devastadores deste ano, como furacões e inundações, ondas de calor e secas, e alerta para o aumento dos principais indicadores do aquecimento global, como as emissões de gases contaminantes e a alta do nível do mar.

*** Como consequência do intenso episódio do El Niño, é provável que o ano de 2016 continue sendo o mais quente já registrado, com 2017 e 2015 em segundo e terceiro lugar. O período de 2013 a 2017 será o quinquênio mais quente dos que se tem registro”, afirma o relatório, publicado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

Aniversários

Ainda em tempo de cumprimentar o professor Antônio Capistrano, Penha Xavier, Sônia Fonseca e Zélia Pinheiro pela mudança de idade. Os parabéns hoje vão para Júlia Monte e a executiva Catarina Belmont.

João Almino – Imortal da ABL

Imortal da Academia Brasileira de Letras, João Almino, escritor mossoroense, estará na sua terra natal, nesta sexta-feira, para sessão de autógrafos do seu sétimo livro “Entre Facas, Algodão”.  O evento acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A obra conta a história de um homem de 70 anos que acaba de se separar e sai em busca da própria identidade.

*** João Almino tomou posse em 28 de julho deste ano, como o mais novo imortal da ABL, ocupando a cadeira de número 22, que tem como patrono o poeta José Bonifácio, e como antecessor o médico Ivo Pitanguy.

Fátima Soares lança livro sobre direitos da mulher

A prima magistrada Fátima Maria Costa Soares lançou na última quinta-feira, no Palácio da Cultura, seu livro que tem como título “Direitos da Mulher como Fator de Justiça e Desenvolvimento”.  A obra faz uma abordagem sobre a legislação constitucional e infraconstitucional. O lançamento foi super prestigiado e contou com a apresentação da Orquestra de Violinos de Goianinha, que deu um toque todo especial ao evento.

No seu estilo meigo e carinhoso de ser, Fátima reuniu em sua residência familiares e amigos mais chegados após a sessão de autógrafos. Ocasião de celebração à  família e à amizade, quando a magistrada recebeu o abraço da desembargadora Corregedora Zeneide Bezerra, e do seu colega Fábio Wellington Athaide, a quem esta colunista  conheceu mais de perto, tornando-se grande fã.

Engenharia Civil

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil da UFRN dá início hoje a III Semana de Engenharia Civil, que segue até esta quinta-feira. “Gestão, eficiência e sustentabilidade: impulsionando a engenharia” é o tema do evento, que tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais

*** A ação tem como objetivo promover discussões sobre os temas abordados, além de aproximar os participantes da realidade do mercado de trabalho. Entre as atividades do evento, acontecem palestras, minicursos, mesas-redondas e visitas técnicas conduzidas por profissionais da área.

Alerta!

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição que é causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta foi feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, que enfatiza o hábito dos adolescentes usarem esse equipamento de som com volume muitíssimo alto.

*** Preocupada com esta realidade, a presidente da CFFa, Thema Costa ressalta, “a gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E a perda pode ser irreversível”. Ainda segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som.

Revista Brouhaha

Tendência mundial na comunicação, as revistas digitais são uma realidade. A capital potiguar também está no foco desta atividade através do retorno da revista Brouhaha após 10 anos de sua criação. A publicação da Secretaria de Cultura está disponível para leitura no Blog da Funcarte no endereço www.blogdafuncarte.com.br.

*** Em formato digital, gratuita, de fácil acesso, a publicação foi produzida com total conteúdo voltado para a cultura potiguar, suas ações, curiosidades e projetos culturais de destaque. A nova #Brouhaha será trimestral e digital, com reportagens produzidas por jornalistas e redatores convidados.

Cinema de Gostoso

Cinema, oficinas e palestras, aliados a um cenário paradisíaco do município de São Miguel do Gostoso, que a partir desta sexta-feira será palco da 4ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso. O projeto que é realizado pela Heco Produções e pelo Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, oferece uma série de cursos de formação técnica e audiovisual para jovens do município e distritos arredores.

*** A Praia do Maceió sediará sessões ao ar livre como também na sala de cinema do Centro de Cultura, onde a população terá a oportunidade de assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. O público terá acesso a um leque de atividades e sessões gratuitas, além de mesas de debate com realizadores e convidados.

Praia Limpa

Após um projeto piloto com mais de 100 kg de lixo recolhidos nos municípios de Baía Formosa e Canguaretama, no mês de setembro, a equipe da Secretaria de Estado do Turismo do RN se prepara agora para a segunda edição do ‘Praia Limpa Começa Aqui’. Uma prática que além de educativa, tem como prioridade cuidar do meio ambiente.

*** Dessa vez, o município de Maxaranguape será contemplado. A programação será distribuída durante cinco dias em três distritos. A partir da próxima terça-feira serão realizadas capacitações para professores em Maracajaú. As ações também serão realizadas nas praias de Caraúbas e Ponta Gorda.

Dívidas em atraso

O “Feirão Limpa Nome” da Serasa, que auxilia os consumidores com pendência a regularizar as dívidas em atraso, segue até o dia 30 deste mês. Para fazer a renegociação, o consumidor precisa acessar o site da Serasa, fazer o cadastro, verificar se a empresa está participando do feirão. Os descontos oferecidos chegam a 90%. No site, também é possível fazer uma consulta gratuita para verificar as pendências do CPF.

Quintal Urbano

Para celebrar seu primeiro aniversário, o projeto Quintal Urbano promove amanhã, a partir das 19h, a 1ª edição do Cinema de Rua. O evento é organizado pela coordenação do projeto e o Programa de Educação Tutorial de Arquitetura e Urbanismo da UnP e acontecerá na Avenida Praia de Areia Branca, no bairro de Ponta Negra.

*** Como todas as ações da iniciativa, a atividade terá um caráter colaborativo: a entrada é gratuita e proposta é que cada pessoa leve sua cadeira para assistir ao lançamento do documentário “No Meu Quintal Urbano” e ao curta-metragem “O Fim da História”.

Barro Vermelho ganha charme com chegada da “Confeitaria Aída Cortez”

Com sua primazia e tradição, o Barro Vermelho ganhou um charme a mais com a chegada da “Confeitaria Aída Cortez”.  Aconchegante e charmoso, localizado em área privilegiada, o espaço traz o toque do clássico na sua ambientação, além de detalhes rebuscados, acentuando toda atmosfera do lugar que é destinado para lanches e comemorações.

*** Para apresentar a confeitaria para a sociedade potiguar a cake designer Aída Cortez, ou Aidinha como carinhosamente é chamada, recebeu seus convidados a lado da sua mãe Aída Ramalho Cortez Pereira, ex-primeira dama do RN, e de sua irmã Aíla Cortez.  Ocasião bastante concorrida e de agradecimento a Deus, com a benção do padre Vicente Laurentino de Araújo, seguida pelos brindes.

CasaCor Inclusiva

César Revoredo e Luciano Almeida celebrando o sucesso de mais uma edição da CasaCorRN. Este ano, o evento ganhou destaque na revista Caras, em especial por sua iniciativa de tornar os ambientes da amostra acessíveis as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Sob o título “CasaCor Inclusiva”, a revista enfatizou a importância da arquitetura moderna estabelecer mecanismos para que todas as pessoas possam se locomover por seus ambientes.

*** Para tornar os ambientes expostos pela CasaCor “inclusivos”, a organização do evento firmou uma parceria com a empresa Adapte Acessibilidade, que ficou responsável por deixar a exposição acessível para qualquer pessoa com dificuldade de locomoção. Com espaço assinado pela arquiteta e diretora da Adapte Acessibilidade e também especialista no tema, Danielle Sá.

Poesia Cantada

A cena cultural de Natal ganhará na próxima terça-feira um importante registro musical que promete marcar época. Trata-se do CD “Poesia Cantada”, que reúne ícones da música potiguar em torno de sambas autorais dos poetas populares “seu Luiz”, Souza e Evilásio Galdino.  Temas inspirados no bairro das Rocas, berço do gênero na Cidade do Sol, darão o tom a obra que será lançada no SESC – Cidade Alta, às 19h, e tem entrada franca.

*** O CD Poesia Cantada tem produção, arranjo musical e gravações dos maestros Jubileu Filho e Chico Bethoven, reúne um leque de renomados interpretes potiguares com canções inéditas. São eles:  Isaque Galvão, Dodora Cardoso, Nara Costa, Laryssa Costa, Damiana Chaves, Silvana Martins, João Ceará, Analuh Soares, Evilasio Galdino, Ivando Monte, Ana Tomaz e Anna Fernandéz.

Fora do ar

A TV Globo decidiu afastar o jornalista William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou a circular na internet. No filme, minutos antes de ir ao ar, num ao vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, irritado, faz comentários, segundo o Globo supostamente de cunho racista.

***De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a emissora é contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Ainda segundo o texto, “Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação”.

Contratação temporária

A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, está com edital aberto para contratação temporária. São oferecidas 52 vagas, sendo 48 destinadas a professores, e quatro vagas para auxiliares administrativos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online.

*** Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições preenchendo o formulário eletrônico disponível no http://www.pronateceajufrn.com.br até o dia 16 de novembro. É preciso inserir documentações comprobatórias da formação acadêmica e experiências profissionais. Cada candidato pode se inscrever em até duas vagas.

Em busca de paz

Na busca da paz, tranquilidade e segurança, o grupo Renascer com o apoio de vários parceiros como a Rede EuSouDoAmor, resolveu realizar a I Caminhada Por Mais Amor e Menos Medo. O movimento acontecerá neste sábado, às 15h, e tem como ponto de concentração o Shopping Reis Magos, na avenida Maria Lacerda Montenegro, Nova Parnamirim, e segue até o ginásio Jorge Tavares, na Avenida Abel Cabral.

***Segundo os idealizadores, centenas de pessoas devem participar do ato, que é voltado para o bem comum. A caminhada tem o objetivo de fortalecer os laços entre vizinhos, moradores de diferentes bairros, firmando elos através do diálogo e da solidariedade. Como também proporcionar ações imediatas e futuras para melhorar a segurança e resgatar a autoconfiança da nossa capital.

Aniversários

Os parabéns da coluna hoje vão para Cláudio Emerenciano e o cantor Diogo das Virgens. Amanhã, os vivas são para Suzana Ledebour, o ex-deputado Wober Júnior, a executiva Marília Moraes e Regina Emerenciano. No domingo, tintim para os jornalistas Luiz Antônio Felipe e Fernanda Souza, e o querido Michargan Faraday.

Imposto de renda

O sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2017 está aberto para consulta. Ele contempla 2.358.433 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,8 bilhões. O lote multiexercício de restituição do IRPF contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.  Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

Autora potiguar lança livro sobre Direitos da Mulher

“Direitos da Mulher como Fator de Justiça e Desenvolvimento”. Este é o título do livro que a magistrada Fátima Maria Costa Soares de Lima estará lançando hoje, a partir das 17h, no Palácio da Cultura, na Cidade Alta.  A obra faz uma abordagem sobre a legislação constitucional e infraconstitucional. A sessão de autógrafos contará com a participação especial da Orquestra de Violinos de Goianinha, que recepcionará os convidados.

Forró na Praia

O Beach Club promete movimentar a Via Costeira no próximo dia 20, véspera de feriado, quando será palco da festa “Forró na Praia”. O evento contará com shows dos fenômenos do momento Márcia Fellipe, Mano Walter e Henry Freitas. No repertório, eles darão o tom aos sucessos que estão no topo das paradas. Os ingressos estão à venda na Ótica Diniz Prime, Bransk, app “Outgo Eventos” o ainda no site www.forronapraia.com.

Noite Italiana

A Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, através da Pastoral de Eventos, promove mais uma edição da tradicional “Noite Italiana”. Com realização nesta sexta-feira, no Guinza Recepções, o evento tem como objetivo de arrecadar recursos para ações sociais. Com início às 20h, a festa será animada por Jaedson Silva Sax, Luciano Queiroz e Projeto Baco. As senhas estão à vendas na Secretaria da Igreja matriz de Santa Teresinha, no Tirol.

Teatro infantil

O projeto Bosque Encena deste domingo traz ao Anfiteatro Pau-brasil, no Parque das Dunas, a Cia. Era Uma Vez. O grupo apresenta “As Aventuras de Moana, Patrulha Canina e Frozen”. Em um dia de comemoração, Moana vivencia histórias superdivertidas e as preferidas das crianças. Ela irá passear com Maui pela Baía da Aventura onde vive a turminha da Patrulha Canina e de lá seguirão para Arendelle onde a rainha Elsa prepara uma festa surpresa para Anna com a presença do boneco de neve Olaf.

Gratuidade

As ligações locais e de longa distância nacional para telefones fixos realizadas a partir orelhões da concessionária Oi em 15 estados brasileiros não podem ser cobradas. Os Estados onde a gratuidade no uso dos telefones públicos foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações são:  Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, RN, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

***A Anatel informa que a gratuidade se manterá até o dia 30 de março de 2018, quando deverá ser divulgado o resultado da próxima aferição das condições de disponibilidade dos orelhões.

No celular

O Papa Francisco enfatizou que fica triste quando vê fiéis, e até religiosos, usarem o celular para fazer fotos durante a missa. Na audiência geral, na Praça São Pedro, enquanto falava da importância de determinados aspectos na Igreja, ele usou uma metáfora para questionar o uso excessivo de aparelhos nas celebrações.

***”Por que, a um certo ponto, o sacerdote diz ‘corações ao alto?’ Ele não diz ‘celulares ao alto para tirar foto!’ Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares para cima. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares”, declarou.

*** É, mas, a falta de educação dos fieis pelo visto é no mundo todo.  Recentemente, estive numa missa de sétimo dia e presenciei várias pessoas que, ao invés de acompanhar as palavras do padre, estavam atentas aos celulares. Fiquei chocada com a falta de educação e principalmente de respeito, já que a ocasião exigia.

Fique atento!

O mundo do consumo e do comércio vive a expectativa da realização da chamada “Black Friday”, que neste ano acontece no dia 24 de novembro, e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte faz um alerta para os cuidados que devem ser tomados ao realizar compras em lojas ou sites durante a promoção.

*** De acordo com a defensora pública Cláudia Carvalho Queiroz, que integra o Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas, mesmo sendo um período promocional, os direitos dos consumidores devem ser garantidos. É preciso que os mesmos fiquem atentos na hora das compras, especialmente pela internet.

***Outra dica importante é printar a tela da oferta no site da loja virtual, bem como se, durante o procedimento de compra, a página da internet apresentar erro. O consumidor deverá enviar para o atendimento virtual da empresa ofertante, uma vez que, em se tratando de erro persistente, o fornecedor deverá cumprir a oferta.

Planos de saúde

A partir de janeiro de 2018, a cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde será ampliada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. A nova listagem terá a inclusão de 18 novos procedimentos, entre exames, terapias e cirurgias, além da ampliação de cobertura para outros sete, incluindo medicamentos orais contra o câncer. Pela primeira vez, um medicamento para tratamento da esclerose múltipla foi incluído.

*** A atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde foi publicada no Diário Oficial da União e passa a valer a partir do dia 02 de janeiro. A nova lista é obrigatória para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656 de 1998, ou àqueles que foram adaptados. As operadoras que não cumprirem a nova listagem serão punidas com multas de R$ 80 mil por infração cometida.

Ronaldo Fleury participa de solenidade de transmissão de cargo de Procurador-Chefe

O Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, e o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho no RN, Fábio Romero Aragão, convidando para a solenidade de transmissão do cargo de Procurador-Chefe ao procurador do Trabalho, Luiz Fabiano Pereira. A solenidade acontecerá amanhã, às 15h30, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho 21ª Região. Esta colunista confirma presença.

Sessão de autógrafos

A magistrada Fátima Maria Costa Soares de Lima convidando para o lançamento do seu livro, que tem como título “Direitos da Mulher como Fator de Justiça e Desenvolvimento”. A obra traz uma abordagem sobre a legislação constitucional e infraconstitucional. A sessão de autógrafos acontecerá amanhã, a partir das 17 horas, na Pinacoteca Potiguar.  A ocasião contará com apresentação da Orquestra de Violinos de Goianinha.

Home Care

Elogiar é preciso! Quero registrar e parabenizar o serviço home care oferecido pela Unimed. Funciona muitíssimo bem, com profissionais capacitados e atenciosos. Após passar pelo processo cirúrgico no tornozelo, meu pai está recebendo esta essencial e cômoda assistência em casa, desde curativos a fisioterapia. Ah! Aproveitando a oportunidade para agradecer as orientações de Kalianny Bezerra, do Setor de Comunicação da Unimed.

Péricles In Concert

O cantor Péricles chega a Natal com seu show “Péricles In Concert” em cartaz no próximo dia 16, às 21h, no Teatro Riachuelo. Ele se apresentará em tom mais intimista, com músicas inéditas, além dos sucessos que o consagraram na época do Exaltasamba. Além de muito romantismo num trabalho com 12 faixas inéditas, quando o cantor celebra momento especial de sua carreira. A Inova realiza o evento e a B! Shows assina a produção

Más condições

A Confederação Nacional dos Transportes divulgou um relatório que atesta um fator conhecido para quem anda nas rodovias do RN: o Estado tem quase um terço de suas estradas em condições ruins ou péssimas. De acordo com o estudo, que englobou estradas de todos os estados brasileiros, 28,1% das rotas que cortam o RN, sejam federais ou estaduais, estão em más condições. Mas houve pontos “positivos”: no quesito qualidade do pavimento e a sinalização. Se é que se pode considerar quando o problema maior é desviar dos buracos.

Premiação

Mais de 20 empresas instaladas no Rio Grande do Norte foram premiadas na edição 2017 do Programa Alimento Seguro, Senac RN, instituição do Sistema Fecomércio. O PAS, criado em 1998, é um projeto que certifica empresas de diversos segmentos que adotaram boas práticas de manipulação e procedimentos de qualidade dos alimentos oferecidos a população. A cerimônia teve como palco o hotel Holliday Inn da avenida Salgado Filho.

NightFever

A comunidade católica de Natal programou para 14 de novembro, um dia todo especial dedicado a muitas orações. A paróquia de Santo Agostinho sediará mais uma edição do NightFever.  O evento que teve início na Alemanha em 2005, hoje está presente em 16 países entre eles, EUA, Inglaterra, França, Espanha, Canadá, Itália e Suíça. Mais de 200 voluntários de várias paróquias da capital potiguar estão envolvidos na organização do encontro.  Será uma noite inteira de oração à luz de velas, voltada para jovens e adultos, pedindo pela paz. Mais informações no www.facebook.com/nightfevernatal

Especialização e idiomas

Se o mercado de trabalho está acirrado para todos os brasileiros, para os jovens o desafio é ainda maior – dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, demonstram que mesmo com a leve queda no segundo semestre de 2017, a faixa etária de 18 a 24 anos ainda representa a parcela mais atingida pelo desemprego: atualmente, 27,3% desses trabalhadores encontram-se desocupados.

*** Num momento no qual as empresas priorizam a mão de obra qualificada, a estratégia para vencer a falta de experiência profissional e conseguir uma vaga tem sido investir em capacitação, especialmente em cursos de especialização e idiomas. É o que revela um estudo realizado pela Companhia de Estágios – consultoria e assessoria especializada em programas de estágio e trainee, que ouviu 2.193 estudantes de todas as regiões do Brasil.

*** De acordo com seu levantamento, mais de 46% dos entrevistados apostaram no aprendizado de uma língua estrangeira ou em especializações para aumentar sua competitividade nos processos seletivos. E, segundo o estudo, tais medidas não só ajudaram a melhorar a empregabilidade e remuneração desses jovens trabalhadores, como também a sua percepção diante da crise do emprego.

Violência contra a mulher

Natal sediará de 08 a 11 de novembro a nona edição do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, tendo como tema “Violência contra a mulher: um fenômeno mundial e multidisciplinar”. O evento, que acontecerá no Serhs Natal Grand Hotel, objetiva contribuir para a visibilidade e efetivação de ações e políticas articuladas de prevenção, enfrentamento e combate a essa prática.

***De acordo com o juiz Deyvis Marques, presidente do Fonavid e responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJRN, a programação pautada no diálogo entre experiências do Judiciário brasileiro, da comunidade internacional e de outros ramos do conhecimento, como a neurociência e a sociologia.

1 2 3 15