Congelamento
Sapatos com laser ajudam pacientes de Parkinson a andar
Sapatos foram desenvolvidos para atenuar o chamando congelamento da marcha
Ilustração
Os sintomas de congelamento se tornam mais severos durante os estágios mais avançados da doença

Um dos sintomas mais debilitantes do Mal de Parkinson é a condição que impede muitos pacientes de caminharem normalmente denominada congelamento da marcha. Mas agora os cientistas da Universidade de Twente, na Holanda, desenvolveram sapatos equipados com raios laser que lhes permitem superar o problema.

O congelamento da marcha faz com que o pé do paciente permaneça firmemente no chão, mas a parte superior do corpo continua a avançar, o que ocasiona perda equilíbrio e até quedas. Para superar o problema, os sapatos se aproveitam de uma peculiaridade da doença cerebral.

Enquanto as pessoas com a doença congelam quando tentam caminhar normalmente, elas ainda podem andar conscientemente sobre os obstáculos. Então, cada sapato projeta alternadamente uma linha de laser no chão na frente do pé.

O paciente então trata cada linha como um obstáculo para ser pisado com o outro pé e consegue caminhar normalmente. Os sintomas de congelamento se tornam mais severos durante os estágios mais avançados da doença.

Os pesquisadores, da Universidade de Twente, disseram que, quando os pacientes tentam passar por cima das linhas, desencadeiam um circuito diferente no cérebro, permitindo superar o problema.

Um estudo com 21 pacientes descobriu que os sapatos com laser reduziram os incidentes de congelamento de marcha em quase 50% dos casos. A maioria dos pacientes disse que ficaria feliz em usar os calçados e não se importariam que a linha fosse projetada mesmo quando o problema não fosse detectado.

 

 

Fonte: Leia Já