Orientações
Confira as melhores dicas para trazer mais sustentabilidade para sua casa
É cada vez mais presente entre a população a preocupação com os recursos naturais e com a forma de se relacionar com o planeta
Shutterstock.com
Conheça algumas dicas que trarão mais sustentabilidade à sua rotina

Como trazer a sustentabilidade para dentro do lar? É difícil manter o conforto sem agredir o meio ambiente? É cada vez mais presente entre a população a preocupação com os recursos naturais e com a forma de se relacionar com o planeta. Tornar essa preocupação concreta e transformá-la em ação é o primeiro passo para um mundo mais equilibrado. Conheça algumas dicas que trarão mais sustentabilidade à sua rotina.

Um lar mais sustentável: o planeta agradece

Que tal substituir o chuveiro elétrico por um aquecedor solar para banho? Além de trazer impactos positivos para o bolso, resultando em uma significativa economia, o uso do sistema solar de aquecimento da água poupa o planeta, uma vez que utiliza a energia do sol, fonte inesgotável e gratuita. O investimento inicial para instalação do sistema é recuperado em no máximo 24 meses de uso.

Prefira o uso das lâmpadas de baixo consumo. Os modelos em LED são um pouco mais caros do que os outros tipos, porém representam até 80% de economia no gasto com a iluminação residencial.

Jamais deixe os aparelhos elétricos ligados na tomada enquanto não estiverem em uso. O chamado modo stand by é um grande vilão do gasto de energia, apesar de parecer inofensivo. Sempre retire os aparelhos da tomada quando for sair de casa, viajar, ou até mesmo quando estiver na residência mas não for utilizá-los por algumas horas.

Cuide do seu lixo. Separe o material orgânico do inorgânico, e destine os recicláveis às cooperativas e aos catadores. Materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores e demais resíduos eletrônicos devem ser separados e destinados à coleta específica para esse tipo de material, evitando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. O mesmo serve para medicamentos vencidos, que podem ser depositados em farmácias que recolham esse tipo de item.

Considere substituir a descarga comum, uma das maiores responsáveis pelo desperdício de água, por uma com caixa acoplada. Equipadas com dois botões, elas liberam apenas três litros de água no acionamento do botão menor e seis litros no maior, contra 10 a 20 litros do sistema convencional.

Por último, lembre-se: cuidar do planeta é uma rotina que deve ser adotada não só em casa, mas em todos os lugares.