BUSCAR
BUSCAR
Celulares antigos ‘pegam sinal’ até 10x melhor que smartphones atuais
Estudo realizado por uma empresa britânica ainda revelou elementos que podem atrapalhar na captação do sinal
Redação
08/12/2015 | 09:08

De acordo com um estudo recente realizado pela “Anatel britânica”, Ofcon, celulares básicos conseguem captar sinal das torres de operadoras com muito mais eficiência em comparação com smartphones atuais.

Isso quer dizer que, caso você queira realizar uma chamada ou mandar um SMS para alguém em uma localidade com sinal fraco, as chances de ter sucesso são até 10 vezes maiores com um celular comum.

Os testes realizados para esse estudo foram feitos em laboratório pelo órgão britânico, e a principal causa para essa diferença entre celulares modernos e antigos existir é os materiais da carcaça. Quanto mais vidro e metal cobrindo o dispositivo, pior é a recepção de sinal.

É curioso constatar isso justamente quando os smartphones mais caros e modernos da atualidade usam exatamente esses dois materiais com abundância no acabamento. Bons exemplos seriam os novos iPhones 6s, Galaxys S6, Notes 5 e Xperias Z5. A Ofcon, entretanto, não revelou quais aparelhos utilizou em seus testes.

Em cada rede

O relatório diz que alguns smartphones testados requerem um sinal até 10 vezes mais forte do que o necessário em um celular básico apenas para realizar uma ligação.

Em média, na rede 2G, smartphones precisam de sinal sete vezes mais fortes que celulares e, na rede 3G, o pior smartphone testado precisava de nove vezes mais intensidade de sinal.

Já na rede 4G, o pior smartphone na captação de sinal precisou de sete vezes mais intensidade que o mínio definido pela GSMA (autoridade padronizadora de tecnologias de telefonia móvel) para enviar e receber dados.

Tecmundo

Natal zera óbitos em acidentes de trânsito com embriaguez nos últimos 16 meses
O último acidente com vítima fatal registrado mediante fator de álcool na capital do Estado ocorreu no dia 17 de dezembro de 2022
17/04/2024 às 18:05
Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
Com prêmios de até R$ 7 mil, inscrições para festival musical do SESI encerram neste sábado
As inscrições direcionadas aos trabalhadores da indústria da regional Polo Natal, no Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções
17/04/2024 às 17:45
Marco Legal do Hidrogênio Verde é aprovado em comissão da Assembleia Legislativa
Proposta normatiza atividades relacionadas ao Hidrogênio Verde, tido como 'combustível do futuro', e regulamenta políticas de incentivos ao setor energético
17/04/2024 às 17:12
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.