Especial
Vanessa Gandolfo, do Cozinha Chic, ensina receita de bacalhau no forno
Blogueira mostra o passo a passo, em vídeo, desta receita deliciosa para toda a família
Ilustração
Para variar o menu - sem deixar a saúde de lado - na sua casa, você é chef

Reunir a família e os amigos é a certeza de compartilhar momentos únicos – e deliciosos – com quem se ama. Provar novas receitas é a forma de fazer destes instantes, acontecimentos inesquecíveis.

Para variar o menu – sem deixar a saúde de lado – na sua casa, você é chef. Com uma ajudinha da blogueira da Caras, Vanessa Gandolfo, que ensina esta receita levíssima – e descomplicada – de bacalhau de forno.

Veja como fazer:

Ingredientes

1 Kg de lombo de bacalhau do Porto (salgado); 1/2 Kg de batatas; 1 cebola grande; 3 dentes de alho; 2 colheres de sopa de cheiro verde; orégano e pimenta do reino a gosto; 500 ml de azeite extra virgem Filippo Berio.

Preparo:

Coloque o bacalhau de molho em àgua gelada, e troque a água por 48 horas – até que retire o sal do seu gosto. Em uma panela, coloque 2 litros de água para ferver. Depois que estiver fervendo, acrescente o bacalhau e deixe cozinhar por, aproximadamente, 8 minutos. Retire o bacalhau desta água e reserve-o. Utilize a mesma água para cozinhar as batatas (descascadas e partidas ao meio).

Preparo do Bacalhau de forno

Em um recipiente, coloque 250ml de azeite extra virgem Filippo Berio e espalhe as batatas e o lombo de bacalhau do Porto. Então salpique o  alho picado, orégano, pimenta do reino, cheiro verde e a cebola picada em rodelas. Regue 250ml (restantes) do azeite extra virgem Filippo Berio. Adicione azeitonas pretas. Leve ao forno em180º, por aproximadamente 40 minutos.

Por que usar azeite extra virgem italiano Filippo Berio eu seu cardápio? Com mais de 150 anos de atuação, a marca traz um sabor clássico e equilibrado às receitas. Extraído da primeira prensagem a frio das azeitonas, o azeite Filippo Berio é ideal sobre alimentos crus, em molhos, marinadas e temperos (no site da marca, veja dicas de pratos que eles amam).

 

 

 

Fonte: Caras