Pão de açaí criado em universidade no CE é premiado internacionalmente

O pão, com suas muitas variações culinárias, é um alimento sempre presente na mesa dos brasileiros, no café da manhã ou da tarde. E o açaí, fruta típica de estados do Norte do País, como o Pará, também já conquistou o gosto de muita gente. Então, por que não juntar os dois?

Foi o que fez o Laboratório de Tecnologia de Cereais da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob coordenação do professor Rafael Zambelli. Unindo os nutrientes presentes nos dois alimentos, o pão de açaí conta ainda com uma porcentagem de quitosana, substância que impede a gordura de ser absorvida.

“O açaí tem quantidade de produtos de fibras, minerais, antioxidante. Então é um produto que realmente tem um apelo nutricional interessante”, explica a doutoranda de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFC Luciana Gama.

O produto chamou atenção até em congresso na Malásia, rendendo aos pesquisadores o prêmio de Melhor Apresentação Oral.

“Aguçou a curiosidade dos participantes, causou um rebuliço enorme, porque eles não conhecem o açaí, que é uma fruta tropical presente na Amazônia. Eles ficaram muito entusiasmados, porque não conheciam a fruta e pelo resultado que trouxe ao produto”, indica o professor Rafael Zambelli.

 

 

Fonte: Tribuna do Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *