Dicas
Aprenda como fazer um bolo perfeito em apenas dez simples passos
Para fazer o melhor bolo do mundo você só precisa de um pouquinho de paciência
Ilustração
Separe os ingredientes, os utensílios e mão na massa

O bolo é um ótimo companheiro, aquele amigo para todas as horas, presente em aniversários, encontros em família e até nos momentos de fossa. Seja com recheio, com cobertura ou em várias camadas, não há quem rejeite essa delícia. Para fazer o melhor bolo do mundo você só precisa de um pouquinho de paciência, das nossas preciosas dicas e de boas receitas. Separe os ingredientes, os utensílios e mão na massa.

1 O primeiro passo, e um dos mais importantes, é verificar todas as medidas da receita. Uma balança digital ou um medidor específico ajudam a calcular a quantidade correta dos ingredientes. Lembre-se de fazer uma dupla checagem para evitar erros.

2 Não faça a massa com os ingredientes gelados. O ideal é que eles sejam retirados da geladeira pelo menos meia hora antes do preparo para que atinjam a temperatura ambiente.

3 Passe os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento etc) em uma peneira para que a massa fique mais leve e não empelote.

4 O fermento em pó deve ser adicionado por último na massa. Fique atento à validade do produto e guarde-o sempre em um local fresco e livre de umidade.

5 Tudo à mão para iniciar os trabalhos? Comece ligando o forno na temperatura indicada na receita para preaquecê-lo. E já deixe a forma preparadinha para receber a massa.

6 Por falar em forma, uma assadeira bem untada e enfarinhada é essencial para evitar frustrações ao desenformar o bolo. Se a fôrma for cheia de detalhes, com ondulações, por exemplo, vale aplicar um desmoldante  ̶  à venda em lojas especializadas na versão líquida ou em spray.

7 Coloque a forma no centro do forno para que a massa doure toda por igual.  Está curioso para checar o resultado? Controle a ansiedade e não abra a porta até começar a sentir aquele cheirinho de bolo assando. Caso contrário, o trabalho pode ir por água abaixo.

8 Quando retirar o bolo do forno coloque-o sobre o fogão. Apoiá-lo em superfícies frias pode fazer a massa murchar.

9 Para o bolo não quebrar ao desenformá-lo é importante esperar a massa esfriar completamente. Aproveite esse tempo para cozinhar uma calda saborosa. Uma superfície lisa também garante um bolo sem rachaduras.

10 Cuidado para não carregar nos sabores nem na quantidade da cobertura. Ela deve estar em equilíbrio com o restante do bolo e não “matar” a massa.

 

 

 

Fonte: Casa & Jardim