BUSCAR
BUSCAR
Taça
Troféu do Campeonato Potiguar de 2019 homenageia Parque da Cidade de Natal
Reunião no Palácio Felipe Camarão contou o prefeito Álvaro Dias e do presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, além de representantes da FNF, ABC e América
Redação
16/04/2019 | 14:05

Um dos cartões postais da cidade do Natal serviu como inspiração para a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) homenagear o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte como o troféu do vencedor do Campeonato Potiguar 2019. A obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Ana Niemeyer e Jair Varela, em 2006, é um dos principais pontos de preservação da mata atlântica no estado, sendo uma Zona de Proteção Ambiental.

A taça será entregue ao campeão Estadual deste ano, em decisão realizada com o Clássico Rei entre ABC e América. Os jogos serão realizados nos dias 17 e 24 de abril, no Estádio Frasqueirão e na Arena das Dunas, com transmissão da Inter TV RN para todo o Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira, 15, estiveram no Palácio Felipe Camarão em reunião com prefeito de Natal, Álvaro Dias, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire; o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva; o presidente do ABC Futebol Clube, Fernando Suassuna; o presidente do conselho deliberativo do América Futebol Clube, José Vasconcelos da Rocha; e o diretor comercial do América, Ricardo Valério. Na oportunidade, foi apresentado o troféu e solicitado reforço no transporte público nos dias da decisão, prontamente atendido pela Prefeitura. Além disso, foi firmada a parceria para o tour da taça do campeonato por escolas da rede municipal de educação, com a presença do mascote Cajulino e de sorteio de ingressos.

“Mantivemos a tradição de fazer troféus temáticos. Já fizemos com a Fortaleza dos Reis Magos, o Cajueiro de Pirangi, o Farol de Mãe Luiza, a Arena das Dunas, o Estádio Juvenal Lamartine, e agora o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. É uma forma de aproximar o futebol da nossa história, de um patrimônio, do dia a dia da sociedade”, conta José Vanildo, presidente da FNF.

Sobre o Parque da Cidade
O Parque da Cidade foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Ana Niemeyer e Jair Varela, com início da obra no final do ano de 2006. O parque, além de ser uma primeira experiência de gestão em Zona de Proteção Ambiental (ZPA), desempenha a função de espaço destinado ao lazer ecológico, cultural e equipamento estratégico de promoção da educação ambiental, ocupando uma área total 136,54 hectares, que abrange os bairros de Pitimbu, Candelária e Cidade Nova.

Em homenagem a Dom Nivaldo Monte, administrador Apostólico de Natal, que era um homem da terra, amante da natureza, dedicado à botânica e que deixou como herança um admirável exemplo de vida, por seu apostolado em nome da paz, o Parque da Cidade do Natal recebeu seu nome. Dom Nivaldo foi fundador da Escola de Serviço Social de Natal, a segunda do Nordeste, além de professor, escritor e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

A importância do Parque se dá por sua relevância ecológica, sendo responsável pela manutenção dos processos ecológicos e pela proteção integral da área que é uma das principais fontes de recarga do aquífero de Natal (cerca de 70% do abastecimento de água da cidade provém do subsolo), considerado um dos poucos reservatórios naturais ainda não contaminados em Natal.

Natal vai ganhar primeira rampa de surfskate pública do Brasil em formato de onda
O prefeito de Natal a ordem de serviço, nesta terça 17, para construção de uma wave ramp em Ponta Negra
17/04/2024 às 15:58
Italo Ferreira será comentarista de surfe nas Olimpíadas de Paris 2024
Além de sua conquista olímpica, Italo é campeão mundial de surfe em 2019
17/04/2024 às 11:23
Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia
Faltam 101 dias para o início da Olimpíada; Tocha passará por territórios franceses
16/04/2024 às 12:11
Sorteio da Copa do Brasil acontece nesta quarta-feira; veja times que o América pode enfrentar
Adversários possíveis para o alvirrubro potiguar surgirão do grupo 1
16/04/2024 às 10:24
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.