Publicidade
Literatura esportiva
História de ex-goleiro do América-RN vira livro; lançamento será nesta quinta
Na obra, o jornalista Tiago Menezes passeia por vários momentos da carreira de Fabiano, explorando os fatos mais marcantes da trajetória e desvenda o ser humano além do atleta e ídolo
Divulgação / Assessoria
Fabiano, ex-goleiro do América, e Tiago Menezes, autor do livro

A história do ex-goleiro e ídolo das torcidas do América-RN, Fortaleza e Remo, Fabiano Bolla Lora, será retratada em “Fabiano, o Paredão”, a ser lançado no próximo dia 13 de junho pela Editora Primeiro Lugar. Na obra, o jornalista Tiago Menezes passeia por vários momentos da carreira do ex-jogador, explora os fatos mais marcantes da trajetória de Fabiano e desvenda o ser humano além do atleta e ídolo.

O livro narra as dificuldades na infância, o início no futebol amador em São Paulo, a faculdade de Odontologia, o apoio da família na ascensão ao profissional, mágoas e alegrias. Além, é claro, das defesas importantes, atuações memoráveis, títulos e grandes conquistas. A publicação ainda dedica capítulos especiais sobre a relação afetiva de Fabiano com os clubes por onde passou, especialmente o América, onde alcançou grandes conquistas e criou um laço que persiste mesmo após a aposentadoria dos gramados.

“É uma história inspiradora pela determinação e superação de uma criança que perseguiu o sonho e se tornou um grande ídolo do futebol. Fabiano é dono de uma trajetória de desafios, mas também de muito amor pelas camisas que vestiu e respeito pelas pessoas que fizeram parte dessa história. A entrega e raça dele em campo são frutos do ser humano que ele é. Um camisa 1 quase intransponível, mas essencialmente humano, e o livro mostra isso de maneira sensível e íntima”, descreve o jornalista Tiago Menezes.

O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens na trajetória de Fabiano, como o ex-jogador do América-RN, Flamengo, Corinthians e Seleção Brasileira, Souza, o médico Maeterlinck Rêgo, dentre outros. A obra conta ainda com a participação do ex-zagueiro americano Robson, assinando a orelha do livro.

“Em quase todos os clubes pelos quais Fabiano passou, seja em São Paulo, Fortaleza ou Belém, ele foi peça importante, protagonista de conquistas e títulos. No América então, ele esteve presente em campo numa das fases mais vitoriosas da história centenária do Alvirrubro. Assim, o livro se torna um registro histórico, uma oportunidade de resgatar com detalhes momentos inesquecíveis do nosso futebol e de um grande personagem”, afirma o autor.

“Fabiano, o Paredão” será lançado no dia 13 de junho, no Real Botequim, Shopping Cidade Jardim, na Avenida Engenheiro Roberto Freire. Enquanto isso, o leitor pode adquirir seu exemplar, durante a pré-venda, através do site da editora (www.edprimeirolugar.com.br).

Coleção Grandes Craques
O livro-reportagem dá sequência à coleção #GrandesCraquesRN, série de obras publicadas pela editora Primeiro Lugar que tem como proposta resgatar fatos relevantes do futebol potiguar, através de relatos das carreiras e vidas de grandes personagens que ajudaram a escrevê-la. A publicação “Fabiano, o Paredão” é o livro 3 da coleção. Em junho e julho de 2018, respectivamente, a editora lançou “Ivan, o Terrível” e “Moura, o Príncipe Negro”, que narram as histórias de outros ídolos do futebol potiguar e tantas outras torcidas do futebol brasileiro.

Sobre o autor:
Tiago Menezes é potiguar, nascido em Natal, e jornalista formado pela UFRN. Possui especialização em Assessoria de Comunicação pela UnP e MBA em Marketing Estratégico pelo UNI-RN. Atuou como repórter nos jornais Tribuna do Norte e Novo Jornal, além do Globoesporte.com, participando de coberturas como a Copa do Mundo 2014. Também foi assessor de comunicação no UNI-RN. Atualmente é vereador em Ielmo Marinho-RN e estudante de Direito. Em 2018, publicou o livro “Eu, repórter: pautas, aspas e crônicas esportivas”.

Publicidade
Publicidade