Ação
“Domingo na Arena” deste fim de semana será dedicado ao “Setembro Amarelo”
Acolhimento, orientações, atividades de valorização da vida e o Stand Up 'Não deixe a graça passar', com Yves Justino, do Projeto Leve Vida, tornam mais especial o domingo do programa sócio-cultural
Brunno Martins
Programa dominical, apoiado pelo Sistema FIERN e projetos 'Cultura na Praça' e ‘Som na Caixa', começa às 15h

A prevenção ao suicídio está na pauta do ‘Domingo na Arena’ especial, dedicado ao ‘Setembro Amarelo’. Além das atividades lúdicas, educativas, esportivas e sócio-culturais, a edição deste dia 16 vai contar com ações de acolhimento e orientações alusivas à campanha de valorização da vida. O programa dominical, apoiado pelo Sistema FIERN e projetos ‘Cultura na Praça’ e ‘Som na Caixa’, começa às 15h. A entrada é gratuita e o espaço disponibilizado pela arena multiuso funciona ao lado sul da praça externa (às margens da BR-101).

Com o tema ‘Falar é a melhor solução’, a campanha do ‘Setembro Amarelo’ começou em 2015 com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. Foi iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

A Arena das Dunas firmou parceria com a CFM e ABP e passou a iluminar o estádio todas as noites na cor amerela, também, como parte de uma campanha interna de conscientização. Outra ação será coordenada pelo projeto ‘Leve Vida’. Trata-se de um grupo de apoio formado por pessoas que já passaram pelo problema e desenvolveram maneiras de ajudar, dando palestras, indo à casa das pessoas, em encontros na Igreja e com apresentações teatrais.

Na encenação, que será realizada, às 18h, no palco principal do ‘Domingo na Arena’, os atores falam do problema de forma leve, com o objetivo de estimular as pessoas a procurarem ajuda. Entendendo a importância de participar da campanha, a Arena das Dunas ofereceu o espaço do programa dominical para desenvolver as ações com os órgãos parceiros. “A importância de apoiarmos essas ações, faz parte do social da empresa, apoiamos o setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul”, afirmou Karla Botelho, gerente de marketing da Arena da Dunas.

Programação

Além do Stand Up ‘Não deixe a graça passar’, com Yves Justino, do projeto Leve Vida, o palco principal abre às 16h com a apresentação da turma da CarboFIT, com a zumba. ‘Frozen, Uma Aventura Congelante’, da Cia Era Uma Vez, sobe ao palco às 17h; Cia Nawar apresenta a Dança do Ventre às 18h30 e, logo depois, às 19h, Israel Tenório e Banda ‘Especial Anos 90’ embalam o público ao som de Bon Jovi, Creed, Radiohead e Foo Fighters.

Parceiro do ‘Domingo na Arena’, ao lado do projeto ‘Cultura na Praça’ e ‘Som na Caixa’, o Sistema FIERN vai estar presente com o Núcleo de Educação e Robótica e Treinamento Funcional e Circuito de Abdominais, ambos do SESI/RN. O público infantil terá o tradicional Espaço Kids, com muida diversão, brinquedos infláveis e pula-pula, tudo de forma gratuita. Larissa Fontes, do projeto ‘Bora Brincar’, estará presente com as suas maquiagens artísticas.

Neste domingo, 16, também tem os grupos 52º Grupo Escoteiro Henrique Castriciano e 64º Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos/IFRN promoverão o ‘movimento escoteiro’, com atividades, jogos e canções. A SANAR Terapias vai estar oferecendo massoterapia e terapias orientais, a partir das 15h. A Patins Mania e a Kid’s Car voltam ao espaço oferecido pela Arena para as aulas e locação de patis e locação de carrinhos elétricos, respectivamente.