sábado, 27 de maio de 2017
Balanço
“Quero deixar um legado no esporte de Natal”, diz secretário José Vanildo
Titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL), advogado apresentou balanço dos primeiros quatro meses à frente da pasta
Augusto César Gomes
José Vanildo, presidente da FNF e titular da SEL-Natal

Anunciado como novo secretário de esportes e lazer de Natal desde o último dia 10 de janeiro, o presidente da Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva, completou recentemente quatro meses na titularidade da pasta. Em conversa com a reportagem do Agora Jornal, o cartola fez um balanço das ações realizadas pela sua gestão na SEL, e como principal medida, apontou um “processo de reorganização” no departamento.

“A gente tem feito um trabalho de reorganização na Secretaria, sobretudo em sua parte estrutural. Estamos lutando em busca de novos recursos, de novas parcerias e de também estimular os servidores da casa. Este é um processo que nós já começamos e já avançamos muito, mas pretendemos subir ainda mais”, projetou Vanildo, que assumiu o lugar deixado por Eduardo Machado no ano passado.

No último dia 10, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, anunciou oficialmente o calendário esportivo do município para 2017. Em evento realizado no Palácio dos Esportes e que contou com a presença do prefeito Carlos Eduardo e do próprio José Vanildo, foram anunciados 80 eventos, com 37 entidades esportivas e 29 modalidades. Ao todo, o calendário vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas na capital.

“Recentemente, lançamos o calendário esportivo da cidade para este ano num evento que teve um verdadeiro sentimento de renovação. Reunimos desportistas natalenses e mostramos a eles o nosso planejamento para 2017. A Secretaria espera que milhares de pessoas se envolvam direta ou indiretamente com os mais de 70 eventos que serão promovidos para fomentar o esporte local”, celebrou o secretário.

INVESTIMENTOS
Além de incentivar a prática de esportes na cidade através da promoção de competições, a SEL também vem trabalhando, segundo José Vanildo, na reestruturação de praças esportivas da capital para que a comunidade – de modo geral – possa usufruir mais dos equipamentos existentes. Com isso, diversas reformas estão sendo pleiteadas junto ao prefeito Carlos Eduardo na intenção de beneficiar a população.

“Estamos avançando em alguns projetos que estavam parados, como por exemplo a retomada do Palácio dos Esportes para sua plena utilização e o avanço do projeto de reestruturação do Ginásio Nélio Dias (esse, inclusive, já está autorizado pelo prefeito). Em breve nós iremos trabalhar na recuperação de pelo menos 45 quadras esportivas que estão espalhadas na intenção de incentivar a prática de exercícios”, completou.

Quando questionado sobre o legado que pretende deixar em Natal após sua passagem pela Secretaria, Vanildo disse que sua grande missão será tornar o esporte, de uma vez por todas, uma prioridade permanente do Poder Executivo, algo que na visão dele, até o momento em que pegou a pasta, não existia.

“Espero fazer com que todos entendam que o esporte é um projeto permanente de governo e precisa ser visto como tal. Ele tem o poder de alavancar vidas e faz um trabalho primordial sobretudo com os jovens. Pretendo que isso seja implementado de maneira permanente na minha gestão e seja levado em consideração em todas as outras que estão por vir nos próximos governos”, projetou.

INTEGRAÇÃO LEGISLATIVA
No mês passado, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Câmara Municipal do Natal firmaram uma parceria para incentivar a prática esportiva nos bairros da capital. O acordo foi selado entre o presidente do legislativo natalense, vereador Raniere Barbosa (PDT) e o titular da secretaria, com previsão de ser formalizado nas próximas semanas através da assinatura de convênio.

“Estamos estreitando a relação envolvendo os veículos de comunicação que a Câmara dispõe e a estrutura que podemos oferecer. Esporte é saúde, é vida e é prevenção para muitos problemas sociais. Estamos trabalhando nessa vertente”, contou o secretário no dia em que se reuniu com Raniere na sede do legislativo municipal. O presidente da Casa, por sua vez, explicou algumas medidas que serão seladas com o acordo.

“Faremos especiais do programa Câmara Esportiva da TV Câmara, que também deverá abrir espaço maior na sua grade para a cobertura de eventos esportivos realizados pela secretaria. Nosso plano de gestão tem o objetivo de aproximar a Câmara da População e, por meio do esporte, a gente atinge diretamente os jovens”, completou o vereador pedetista.

O acordo entre Câmara e SEL deverá permanecer, pelo menos, até o fim da gestão de Raniere Barbosa na Casa, que tem seu primeiro mandato previsto para se encerrar no final do ano que vem. Há, no entanto, a possibilidade de renovação do mandato, caso seja do interesse do parlamentar e dos demais vereadores da capital norte-rio grandense.