segunda,
Potiguar 2017
ABC vence por 2 a 1 no Frasqueirão e rebaixa o Alecrim para a segunda divisão do Estadual
Com triunfo, Alvinegro garantiu vantagem nos dois jogos da final da Copa Rio Grande do Norte; Verdão Maravilha, por sua vez, conheceu seu primeiro rebaixamento da história
Andrei Torres / ABC
ABC e Alecrim travaram duelo nesta quarta no Frasqueirão

A noite desta quarta-feira, 12, foi de definições no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. Os eternos rivais ABC e Alecrim se enfrentaram pela última rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar com objetivos distintos. Enquanto o Alvinegro lutava para sacramentar a liderança, o Verdão apenas tentava vencer para escapar do rebaixamento. O cenário, porém, foi favorável ao ABC. De virada, a equipe de Ponta Negra venceu por 2 a 1.

Depois de um primeiro tempo um tanto movimentado, a partida foi para o intervalo empatada em 0 a 0, resultado que, de certa forma, não satisfazia nenhuma das duas equipes. Nos 45 minutos finais a situação melhorou. Diante da necessidade dos gols, os times passaram a arriscar mais e foi o Alecrim que anotou o primeiro tento do duelo no Frasqueirão.

Aos 14 minutos, o atacante e artilheiro do Campeonato Estadual, Léo Bahia, colocou o Verdão em vantagem. A vitória parcial animou o Periquito, mas com o passar do tempo a condição física passou a pesar e o ABC, naturalmente, a pressionar mais. Tanto é que, aos 28 minutos o empate aconteceu. Após cruzamento da esquerda Luiz Felipe, Marques apareceu para cabecear e deixar tudo igual: 1 a 1.

Com a igualdade no marcador, o ABC ganhou mais motivação. Depois de algumas tentativas, a virada apareceu aos 44 minutos. Após jogada no meio de campo, o meio-campista Gegê recebeu bom passe dentro da área, ficou na frente do goleiro Messi e tocou na saída do arqueiro, garantindo a nova vitória Alvinegra e dando números finais ao duelo em Natal: 2 a 1.

Diante do resultado, o time de Ponta Negra alcançou o objetivo: se garantiu na liderança do segundo turno e consequentemente levou a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas finais da Copa RN, onde enfrentará o Potiguar de Mossoró. Já o Alecrim chegou ao fundo do poço. Depois de quase 102 anos de história, a tradicional equipe da capital conheceu, pela primeira vez, a dor do rebaixamento. Com apenas 7 pontos conquistados em toda a competição, o Periquito ficou na lanterna e no ano que vem terá de disputar o segundo escalão do futebol potiguar.