terça,
SIMAIS
Sistema de avaliação estadual mede desempenho de 25 mil alunos do ensino médio
RN Aprende será aplicado em todas as 276 escolas estaduais que ofertam o ensino médio e contará com a coordenação das Diretorias Regionais de Educação.
(Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil
Avaliação busca medir o desempenho de 25 mil alunos, da 3ª série do ensino médio

Com o objetivo de avaliar os conhecimentos de língua portuguesa e matemática, a Secretaria de Educação do RN realiza, no próximo dia 19, as provas do RN Aprende. A avaliação busca medir o desempenho de 25 mil alunos, da 3ª série do ensino médio, da rede estadual de ensino. Os resultados obtidos irão compor a base de dados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS).

O RN Aprende será aplicado em todas as 276 escolas estaduais que ofertam o ensino médio e contará com a coordenação das Diretorias Regionais de Educação. Os educadores das regionais e do órgão central da SEEC, que participarão da aplicação passarão por uma formação específica. “Essa formação será realizada pela instituição aplicadora, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, amanhã (13), na sede da secretaria”, explica Afonso Gomes, subcoordenador de avaliação escolar da SEEC. O CAEd está presente nas avaliações educacionais de 14 estados do Brasil.

A partir da coleta de dados da avaliação será possível traçar um panorama dos conhecimentos obtidos pelos alunos durante sua trajetória no ensino público. Também será realizado um estudo para avaliar se houve avanço no desempenho dos alunos em comparação com a aplicação anterior das provas, realizada no ano passado. Uma revista digital, com os resultados da prova, será entregue para os gestores envolvidos na avaliação.

“O Sistema é um conjunto de ações integradas, todas voltadas para a produção e gestão de indicadores educacionais que deverão subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da educação estadual e promover a elevação do padrão de desempenho do sistema público de ensino”, esclarece Cláudia Santa Rosa, secretária de Educação do RN.

A Secretaria de Educação do RN irá distribuir, entre as unidades de ensino com o maior número de alunos participantes, kits educacionais, divididos entre multimídia, composto por um projetor, uma tela retrátil e um notebook, e esportivo, que é formado por rede de vôlei, bola de vôlei, mesa de tênis de mesa, raquete e bolinha de tênis de mesa, bola de futebol e bola de futsal.

Para concorrerem aos kits, as escolas precisam contar com um mínimo de 60% de seus estudantes do 3º ano do Ensino Médio realizando a avaliação do RN Aprende. A partir deste mínimo, as escolas serão contempladas de acordo com o nível de participação que obtiverem, recebendo os kits as 50 com melhores taxas de participação.

O resultado será conhecido assim que o CAEd disponibilizar os dados da participação por escolas e os kits serão entregues a cada unidade de ensino vencedora no início do ano letivo de 2018.

Simais

O Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Educação, lançado em abril deste ano, é um instrumento desenvolvido pelo Governo do Estado, através da SEEC, em parceria com o Projeto Governo Cidadão. O sistema serve para diagnosticar os níveis de proficiência dos estudantes e informações para formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da educação estadual.

As informações que alimentam o Simais vêm dos resultados obtidos pelas avaliações do RN Aprende. Em sua primeira edição, no ano de 2016, as provas alcançaram mais de 120 mil alunos do 5º, 6º e 9º anos do fundamental e da 1ª e 3ª série do médio.