Educação
Salesiano promove atividades de adaptação e sondagem para novos alunos
Encontro acontece neste sábado, 24, a partir das 7h30, nas unidades Dom Bosco e São José, com acompanhamento de professores e psicólogos educacionais
Divulgação / Assessoria
Proposta é dar oportunidade para que o aluno possa vivenciar o dia a dia na nova escola

Com a proximidade do término do calendário letivo, muitos pais e responsáveis buscam uma nova escola para que seus filhos possam ter um desenvolvimento educacional mais amplo. Pensando no acolhimento integral da família, o Salesiano promove neste sábado, 24, o processo de adaptação e sondagem para novos educandos.

A atividade acontece a partir das 7h30, nas unidades Dom Bosco, em Nova Parnamirim, e São José, na Ribeira. A proposta é dar oportunidade para que o aluno possa vivenciar o dia a dia na nova escola, conhecendo a metodologia salesiana, sendo avaliado o nível de aprendizagem. Ao mesmo tempo, os pais descobrem a estrutura física da escola, o sistema de ensino e o corpo educacional.

De acordo com a psicóloga educacional Ana Cristina Gomes, que é gestora do Serviço de Apoio Psicopedagógico da Rede Salesiana no RN, a atividade de sondagem é importante para que o aluno passe por uma avaliação no nível de aprendizado, baseado método educacional do Sistema Preventivo de Dom Bosco, que aponta três itens para a formação do aluno: a razão, a religião e o amor.

“O aluno vem vivenciar uma atividade com os nossos professores, em um período em que se assemelha a um turno na escola. São aplicadas algumas tarefas para sondar o nível de aprendizagem desse aluno e entender como a escola pode trabalhar com o educando. A aplicação do processo é para que o corpo docente possa conhecer o aluno que vai ingressar no Salesiano, quais as possibilidades de dificuldades que ele apresenta e executar o ensino de forma preventiva, que baseia o nosso trabalho no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que busca anteceder algumas dificuldades e avaliar, minimamente, o desenvolvimento do aluno”, conta a psicóloga educacional.

Ana Cristina destaca que o processo de sondagem é importante para a descoberta familiar, já que a mudança de escola pode ocasionar alterações na rotina do aluno e dos pais.

“Junto com os pais, o Salesiano trabalha na troca de conhecimentos, destacando as reações mais comuns que são apresentadas pelos filhos no ingresso da nova escola, como a ajuda nas atividades de casa, a interação com os novos amigos de sala e a disciplina na instituição”.

Giovanna Medeiros, que também é psicóloga educacional do Salesiano, aponta ainda a preservação dos valores morais para a construção social de cada educando, seja do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

“Além de toda essa estrutura educacional, a presença dos valores morais e educativos no Salesiano são essenciais em nossa educação, como a preservação da família. Não é só o resultado com as notas, mas a nossa preocupação é com a formação de um ser humano íntegro. Para isso, o primeiro passo é o aluno e os pais conhecerem a nossa escola, a proposta educacional e entender se as necessidades almejadas são atendidas”, comentou Giovanna.

As inscrições para o processo de adaptação e sondagem estão abertas no Salesiano Dom Bosco e São José e podem ser feitas nas secretarias das escolas. Para participar, é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência do responsável financeiro; boletim atualizado do aluno; declaração de escolaridade do aluno ou relatório de desempenho 2018; além de cópias do RG, CPF e certidão de nascimento do aluno. Outras informações pelo site: www.salesianorn.com.br.