Representante
Professor da UFRN é novo membro da Academia Brasileira de Ciências
José Renan de Medeiros, do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, será membro titular da área de Ciências Físicas da ABC, com posse prevista para 2018
Cícero Oliveira
Professor José Renan de Medeiros

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terá representação na Academia Brasileira de Ciências (ABC), que divulgou na última quarta-feira, 6, o resultado das eleições para novos membros titulares, correspondentes e afiliados. O professor José Renan de Medeiros, do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, será membro titular da área de Ciências Físicas da ABC, com posse prevista para 2018. Podem se tornar titulares os cientistas radicados no Brasil há mais de 10 anos e que apresentem destacada atuação científica.

Professor da UFRN desde 1977, José Renan de Medeiros desenvolve atividades em astronomia e astrofísica estelar. Atualmente é membro titular do Conselho Científico do Instituto Internacional de Física de Natal e coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos do Espaço (INEspaço). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (1997-2000), presidente da Comissão Brasileira de Astronomia (2002-2005) e membro do Comitê Assessor Física-Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2005-2009).