BUSCAR
BUSCAR
Honrarias
Olimpíada de Matemática premia alunos medalhistas da Rede Municipal
Premiação estadual aconteceu na tarde da última sexta-feira, 1, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure)
Redação
04/09/2017 | 11:06

Alunos da Rede Municipal de Educação de Natal participaram da solenidade de premiação da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2016. A premiação estadual aconteceu na tarde da última sexta-feira (01), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré.

Presentes na solenidade estavam os estudantes, pais, professores, gestores e autoridades do Estado. Nesta edição da OBMEP, em um universo de aproximadamente 18 milhões de estudantes, as unidades municipais de Natal foram premiadas com a conquista de cinco alunos medalhistas de bronze e 22 estudantes que receberam o certificado de Menção Honrosa. A Escola Municipal 4º Centenário também foi premiada pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No total, participaram 30 escolas de Ensino Fundamental da Rede.

Uma medalha de bronze foi conquistada pelo aluno Henrique Jerônimo Nunes, de 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio. O estudante contou que sempre gostou da área de exatas e que além de estudar regularmente na escola, também realiza exercícios em casa. “Estudo todos os dias e gosto de ir além do que o professor passa. Faço muitos exercícios em casa”, afirmou.

Henrique Nunes disse que estava muito feliz com a premiação da medalha de bronze. “Minha primeira tentativa estava no 6º ano e ganhei Menção Honrosa. No 7º ano, repeti a Menção Honrosa, e no 8º ano, fui medalhista de bronze”, relembra sua trajetória na OBMEP. O estudante já foi classificado na 1ª fase da OBMEP 2017. “Vou realizar a prova da segunda fase e estudei para ganhar um ouro ou medalha de prata”, afirmou confiante o aluno.

O pai de Henrique, o autônomo, Antônio Edmilson Nunes, estava bastante orgulhoso com a conquista do filho. “Estou muito feliz. Meu filho sempre gostou de estudar e ele é muito bom em matemática. Ele está se preparando para no final do ano tentar uma vaga no IFRN”, contou o pai.

A aluna Thalyta de Souza Alves, de 15 anos, também recebeu a medalha de bronze. Na ocasião, a estudante disse que sempre sonhou em ser medalhista da OBMEP. “Me preparei bastante. Já ganhei outras premiações, porém a da matemática foi a mais gratificante. Tenho uma rotina de estudo todos os dias”. Atualmente, Thalyta cursa o 1º ano do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e nos anos anteriores era aluna da Escola Municipal 4º Centenário.

Foram premiados também os alunos medalhistas de bronze: Jeduey Lenio Fernandes Lopes, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano; Lívia Martins Nobrega e Pedro Inácio Jerônimo dos Santos, ambos da Escola Municipal 4º Centenário.

Para o professor de Matemática da 4º Centenário, Jairo de Araújo Nunes, que está em sala de aula há 30 anos, o segredo para os bons resultados é a dedicação. “A nossa escola sempre está atingindo bons resultados. Já tivemos medalhistas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas. A matemática requer muita dedicação e prática. Toda a equipe da escola está de parabéns porque realiza um trabalho muito sério. Todos os anos, preparamos as turmas do nono ano para os alunos ingressarem no Instituto Federal”, disse.

Participaram da mesa de abertura e entrega das medalhas e premiações, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos Campos de Souza, representando a titular da SME, a professora Justina Iva de Araújo Silva, e a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Funtamental, Rosemarie Loer Bellini. A equipe de matemática da SME também participou do evento.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É um projeto de inclusão social por meio da difusão do conhecimento, dirigido aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, EJA (3º e 4º níveis) e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

Com objetivos definidos, a olimpíada contribui para melhorar a qualidade de ensino da educação básica, incentivando professores e alunos a competir, buscando na sua preparação estimular o estudo de Matemática por meio da resolução de problemas motivadores e desafiadores que despertem o interesse na instigação e curiosidade na solução dos mesmos, além de revelar talentos na área e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

A OBMEP alcançou na edição de 2016, um novo recorde do número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos na 12ª edição da Olimpíada 47.474 escolas e 17.839.424 alunos, em 99,59% dos municípios de todo o país.

Os ganhadores receberam tablets, medalhas, diplomas, assinatura de revistas, kit de material didático, troféus e certificados de Menção Honrosa.

Menção Honrosa:

Nível 1
Arthur Felipe Alves de Lima – E. M. Professor Zuza
Danilo Manoel Menezes Dantas – E. M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade
Júlio Henrique Oliveira C. da Silva – E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti
Manoel Araújo Melo – E. M. Professor Antônio Severiano de Araújo
Maria Clara Couto Bezerra – E. M. Otto de Brito Guerra
Maria Alice de Assis Gomes – E. M. 4º Centenário
Mikelson Paixão Leocadio – E.M. Professor Amadeu Araújo

Nível 2
Alisson da Silva Queiroz – E. M. 4º Centenário
Clara Beatriz Fedelis da Silva – E. M. 4º Centenário
Ediana Monick de Araújo – E.M. Professor Amadeu Araújo
Elys Esther Oliveira de Melo – E. M. 4º Centenário
Felipe Eduardo da Silva Menezes – E. M. 4º Centenário
Francisco Ivan Lima Nascimento – E. M. Monsenhor Jose Alves Landim
Frederico Sangiorgio Ramos Costa – E. M. 4º Centenário
Gustavo Leandro da Silva – E. M. Monsenhor Jose Alves Landim
Heverton Modesto Ciriaco – E. M. Monsenhor Jose Alves Landim
Ildson de Oliveira Silva – E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti
Joan Victor de França Spinola – E. M. 4º Centenário
João Olimpio Campelo Neto – E. M. Professor Veríssimo de Melo
Rilary Mirela Silva Araújo – E. M. Professor Zuza
Robson Lucas da Silva Luiz – E. M. Professor Veríssimo de Melo
Rodrigo Costa de Azevedo – E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640
27/03/2024 às 21:49
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira 28
27/03/2024 às 21:41
No Brasil, Macron diz que Mercosul-UE é péssimo e pede “novo acordo”
Para o presidente francês, o acordo comercial é ultrapassado e não considera as premissas do debate global atual
27/03/2024 às 21:09
Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada
Após parecer da procuradoria, ministro vai analisar caso
27/03/2024 às 20:43
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.