domingo,
Oportunidade
Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal divulga calendário de cursos para 2017.2
Inscrições das vagas remanescentes para outras instituições serão realizadas de 27 de julho até 04 de agosto, os cursos são da área tecnológica e de informática
Reprodução
Os cursos começam a partir do dia 07 de agosto e todos os concluintes receberão certificado

A Secretaria Municipal de Educação divulgou a programação dos cursos na área tecnológica e de informática para o segundo semestre deste ano (2017), oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE Natal). Os cursos são direcionados para professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino. Ao todo são 500 vagas distribuídas em 25 cursos, ofertados com aulas teóricas e práticas, e carga horária que varia de 25h até 90 horas, nos três turnos. A lista completa dos cursos está disponível no www.natal.rn.gov.br/sme/.

As inscrições acontecem de 17 a 26 de julho para professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino. As inscrições das vagas remanescentes para outras instituições serão realizadas de 27 de julho até 04 de agosto. Os cursos começam a partir do dia 07 de agosto e todos os concluintes receberão certificado.

Os interessados devem procurar a sala da coordenação do NTE Natal para efetuarem sua inscrição no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705 Nossa Senhora de Nazaré (ao lado do Terminal Rodoviário da Cidade da Esperança).

Na lista de cursos oferecidos estão: Construção de Jogos em Scratch, Manutenção de Laboratório de Informática, Gameterapia Pedagógica Intermediária, Curta Vídeo na Escola II, Ambientes Colaborativos de Aprendizagem (Prezi), Redes Literárias, Áudio Livro Digital, Oficina de Lousa Digital, Aplicativos do Office (Word/Excel/Power Point), Informática Básica, Objetivos Digitais de Aprendizagem (Português), entre outros.

Um dos cursos com bastante procurados é o de Gameterapia Pedagógica Intermediária, com carga horária de 50h, e com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre jogos/games aprendendo a analisá-los de forma pedagógica e sistemática, tendo como produto final a criação de um jogo (real/virtual) a ser utilizado na realidade de trabalho em sala de aula.

“Procuramos atender as necessidades e disponibilidades dos professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação”, explica o chefe do Setor de Tecnologia e Desenvolvimento de Pessoas, Mailson Corsino de Barros, sobre a programação semestral oferecida pelo NTE Natal.

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal compreende um espaço destinado a formação e aperfeiçoamento dos professores e funcionários da rede, especialmente quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas pedagógicas, e ao apoio técnico aos laboratórios de informática das unidades de ensino. O NTE funciona nas dependências do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Com exceção de Informática Básica, todos os cursos exigem o conhecimento prévio de informática. Os cursistas têm direito a Carteira de Estudante e Certificado ao término dos cursos. O NTE Natal é composto por dois laboratórios, ambos com conexão banda larga e com 20 computadores em cada laboratório.