Mostra
Exposição em instituto educacional tem oceanos como temática central
Evento tem sua 27ª edição nesta sexta e sábado, 21 e 22, a partir das 16h30 e das 8h, respectivamente, e conta com a participação de todos os alunos da instituição
Assessoria de Imprensa
Instituição destaca a relação dos oceanos e rios com contextos inerentes à sociedade atual

O Instituto Educacional Casa Escola promove Exposição Pedagógica abordando o tema “Oceanos: conhecer é preciso”. O evento tem sua 27ª edição nesta sexta e sábado, 21 e 22, a partir das 16h30 e das 8h, respectivamente, e conta com a participação de todos os alunos da instituição, orientados pelos professores, e acompanhados por toda a comunidade escolar.

A ideia é, além de proporcionar reflexões sobre a relação do ser humano com o mar, também pensar sua proteção a partir da intervenção do homem. “Para chegarmos a este momento, o de expor os saberes adquiridos ao longo do ano sobre os oceanos, partimos das proposições de que os mares possibilitam toda a existência de vida na Terra e que sua capacidade finita de prover está diretamente associada ao comportamento humano. Isso nos levou a pensar mais sobre a importância do respeito em relação ao mar, o que nos permite afirmar, no bom sentido, que não somos mais os mesmos, que nos propomos a recuperar o que prejudicamos”, comenta a diretora da Casa Escola, Priscila Grine.

Dentre os trabalhos, o grupo IV matutino se dedicou a compreender a importância da preservação das águas e desenvolver a conscientização e o respeito ao ambiente marinho. Já o grupo III matutino, sabendo que os oceanos abrigam uma enorme biodiversidade, vai abordar o tema “O mergulho no fundo do mar: conhecendo a flora marinha”.

Do mesmo modo, a instituição destaca a relação dos oceanos e rios com contextos inerentes à sociedade atual. Nesse sentido, serão apresentados trabalhos que evidenciam o papel social dos oceanos em relação à atuação de instituições internacionais de apoio a imigrantes.

O contexto histórico também está presente na 27ª Exposição Pedagógica com os estudantes do 5º ano que se debruçaram sobre a relação dos oceanos com a 2ª Guerra Mundial. Além disso, o elo entre literatura e mar é explorado pelo Ensino Fundamental II e os grupos I e II vespertinos, que tratam dos temas “O mar na literatura” e “Contos e encantos do fundo do mar”, respectivamente.

A Exposição Pedagógica é, inclusive, apresentada de forma lúdica ao conectar o mar às brincadeiras e ao criar o Museu da Areia, cujo objetivo é reconhecer a areia como parte do nosso patrimônio cultural, lugar de memória e infância. As exposições são abertas ao público em geral.