Programa estudantil
Equipe Car-Kará da UFRN conquista vaga para competição internacional
Com o resultado, o grupo da UFRN está entre os três classificados para a competição Baja SAE Kansas, realizada de 17 a 22 de maio em Pittsburg, Kansas (EUA)
Divulgação/Car-Kará Baja SAE
Equipe Car-Kará Baja SAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A equipe Car-Kará Baja SAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conquistou o melhor desempenho entre os representantes da região Nordeste, a primeira colocação na prova de enduro e o terceiro lugar na classificação geral da 24ª competição Baja SAE Brasil – Petrobras, que aconteceu de 22 a 25 de fevereiro em São José dos Campos, interior de São Paulo. Com o resultado, o grupo da UFRN está entre os três classificados para a competição Baja SAE Kansas, realizada de 17 a 22 de maio em Pittsburg, Kansas (EUA).

A equipe Car-Kará foi a primeira do Brasil a vencer em 1998 a competição mundial do Baja SAE, programa estudantil criado nos Estados Unidos nos anos 1970 e que iniciou as atividades no Brasil em 1991. A competição oferece a oportunidade para alunos aplicarem na prática o aprendizado em sala de aula, a partir do desenvolvimento de um veículo off road desde a sua concepção até a construção e os testes.

Projeto do departamento de Engenharia Mecânica da UFRN, a equipe Car-Kará foi criada em 1995 e compete desde 1996 nas edições anuais de Baja SAE, na qual já conquistou um título mundial, dois nacionais e um regional. Na edição de 2018, o grupo ainda assumiu o segundo lugar nas provas de aceleração e velocidade com o protótipo CK 18, veículo desenvolvido pelos alunos para a competição.