domingo,
Ajuda
Educação do Rio Grande do Norte recebe apoio de instituições de ensino superior
Primeiro ponto de discussão de interesse direto da Educação Estadual foi o que tratou do fortalecimento da iniciação cientifica nas escolas estaduais do RN
Reprodução
Outro ponto levantado durante a fala da secretária foi o esforço que tem sido empreendido para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação

A titular da Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, a convite do Fórum dos Reitores das Instituições de Ensino Superior Públicas do RN, participou de reunião com representantes da UFRN, IFRN, UFERSA e UERN para discutir uma pauta de parcerias em prol do desenvolvimento do RN. O encontro aconteceu na reitoria da UFRN, localizada em Natal.

O primeiro ponto de discussão de interesse direto da Educação Estadual foi o que tratou do fortalecimento da iniciação cientifica nas escolas estaduais do RN, por meio de ações em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern). A titular da educação lembrou que todos os anos estudantes da Rede Estadual de Ensino participam de importantes mostras científicas, como a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada em parceria com a UFERSA, e conquistam prêmios nacionais e internacionais. “A Secretária já investe nas feiras, mas precisamos ampliar o acesso ao conhecimento científico para que mais alunos possam ter oportunidade de apresentar seus projetos e estarem mais preparados para o ingresso no ensino superior”, destacou Cláudia Santa Rosa. Como desdobramento, ficou definido que ocorrerá uma reunião entre o Fórum e representantes de outras pastas do Governo do Estado para tratar da Fapern.

Outro ponto levantado durante a fala da secretária foi o esforço que tem sido empreendido para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação. Sobre esse tema, a professora Cláudia Santa Rosa, destacou que várias ações estão em curso, em diversas áreas, e realçou a importância de ampliação das parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES). A secretária ainda elogiou projetos que integram o ambiente acadêmico com as escolas estaduais, como o Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, destacou o projeto Rede Giga Metrópole, que é realizado pela universidade e pela SEEC e vai levar internet de banda larga para as escolas públicas da Grande Natal. Na ocasião, ficou definido que será marcada a data para inauguração da rede e entrega, ao ministro da Educação, dos códigos-fonte do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) para que seja implantado em outras redes de ensino.

Cooperação

Outros projetos da área de ensino e aprendizagem, como a parceria entre a SEEC e UERN para a criação de um aplicativo destinado ao projeto #QueroAprender, foram discutidos durante o encontro.

A dirigente da UFRN, em nome do Fórum de Reitores do RN, mostrou-se disposta a ajudar a SEEC. “Estamos abertos à discussão para que ajudemos nos projetos que a Educação do RN está desenvolvendo em prol da melhoria na qualidade da aprendizagem dos potiguares”, disse a professora Ângela Paiva.

A secretária de Educação avaliou a reunião como positiva. “Acredito que possamos fazer muito mais se continuarmos contando com o apoio das Instituições de Ensino Superior do nosso Estado. Tenho a certeza de que estamos no caminho certo”, encerrou Santa Rosa.

Segurança

Na ocasião o secretário-adjunto de Segurança Pública, Raimundo Florêncio, discutiu pontos apresentados pelos reitores, ligados à segurança das instituições de ensino e sobre estratégias para implementação da cultura de paz. Durante a sua fala, o tenente-coronel lembrou da importância de ações conjuntas entre todas as unidades de ensino.

Além dos já citados, estiveram presentes na reunião os reitores Pedro Fernandes (UERN), José Arimatea de Matos (UFERSA), o vice-reitor do IFRN, Marcos Antônio de Oliveira, a diretora geral do Instituto Superior de Formação de Professores Presidente Kennedy (IFESP), coordenadora de Desenvolvimento Escolar da SEEC, Lúcia Palhano e pró-reitores das IES.