Mercado
Venda de seminovos em Natal aquece no mercado com ajuda providencial da internet
Com uma venda no mercado local de 17 mil automóveis em 2017, esse crescimento nas vendas já registraram uma elevação parcial de 6% nos dois primeiros meses do ano
Rodrigo Paiva/Reuters
Em 2018, a estimativa da Anfavea para todo o país é de um mercado de três milhões de unidades

Mercado de R$ 1 bilhão por ano, as 117 lojas de multimarcas de carros usados e novos em Natal e região metropolitana começam a experimentar sinais concretos de aquecimento nas vendas depois de retrações seguidas desde 2015.

Com uma venda no mercado local de 17 mil automóveis em 2017, esse crescimento nas vendas já registraram uma elevação parcial de 6% nos dois primeiros meses do ano, segundo Ironaldo Guedes, do site bomdapeste.

Em 2018, a estimativa da Anfavea para todo o país é de um mercado de três milhões de unidades, incluindo as exportações. O volume é 300 mil veículos maior que o projetado para 2017, de 2,7 milhões de exemplares de todos os segmentos.

Isso significa uma alta de 7,3% em comparação com 2017, o que anima bastante o setor. Mas, a Anfavea aponta apenas para a manutenção de um ritmo de vendas já em curso.

Internet

Com um sistema de integração de anúncios na internet capaz de levar a oferta de um carro para todos os sites mais importantes do País, Ironaldo Guedes afirma que os consumidores preferem pesquisar e comprar a partir de sites baseados em suas próprias localidades.

Já houve tempo que essa prospecção era feitas em sites nacionais, que além de muitas imprecisões veiculavam uma infinidade de anúncios falsos (fakes), o que gera muita insegurança entre a clientela.

“É melhor para quem compra saber que está adquirindo um produto mais confiável do que os oferecidos aos milhares todos dos os dias na rede”, explica Ironaldo, cujo portal mantem uma média de 7 mil a 8 mil ofertas no seu bomdapeste.

“Nós falamos a língua do nosso consumidor e por termos acordos com as lojas locais somos de certa maneira coparticipes das vendas, o que é muito bom para quem compra”, avalia.

Com um back-end muito bem feito ((interface da loja com o administrador), sites como o bomdapeste ou tribunaauto acompanham todos os estágios da venda. Cada uma das lojas expõe suas ofertas têm seus dados protegidos, ou seja, a segurança de que suas informações jamais serão compartilhadas com outra loja cliente do portal.

“O controle individualizado de cada loja faz com que os portais tenham um relacionamento de confiança com todos eles”, explica Ironaldo.