Publicidade
Agropecuária
Gerações de políticos se encontram em homenagem à Anorc durante a Festa do Boi
Ex-governadores, senadores, deputados e empresários se encontram para celebrar os 60 anos da Associação Norte-rio-grandense dos Criadores
João Gilberto / ALRN
Presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, citou contribuições da Assembleia para o setor produtivo e a economia

Aproveitando a 57ª edição da Festa do Boi, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu nesta segunda-feira, 14, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, uma sessão solene em homenagem à Associação Norte-rio-grandense dos Criadores (Anorc), promotora do evento, com homenagem a 24 personalidades que contribuíram para agropecuária do Estado.

Os homenageados já falecidos da lista foram representados por familiares. Além deles, muitas personalidades da política de diferentes gerações se reuniram no evento, como o ex-ministro Henrique Eduardo Alves; o ex-ministro, ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho, o ex-senador e ex-governador José Agripino Maia, o empresário Bira Rocha e o ex-senador e ex-governador Geraldo Melo.

Num longo pronunciamento lido, o presidente da Assembleia e propositor da homenagem, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), lembrou a atuação do legislativo potiguar, principalmente nos últimos cinco anos, em favor do setor produtivo e da economia.

Ao falar em nome dos demais homenageados, o ex-governador Geraldo Melo lembrou que foi alvo de críticas quando, na sua administração, o Parque Aristófanes Fernandes passou a ser administrado pela Anorc.

Lembrou que, com a depredação do local durante os outros meses do ano, ficou inviável para o Estado arcar com tantos custos anuais a cada Festa do Boi. “Tínhamos praticamente que refazer todas as instalações e o tempo provou que eu estava certo. A Anorc está sendo fiel às suas finalidades e objetivos, como um instrumento de transformação da atividade agropecuária nos últimos anos no RN”, afirmou.

Já o presidente da Anorc, Marcelo Passos, agradeceu a homenagem do Legislativo e citou as principais dificuldades para o setor, como a falta de crédito, a insegurança e a seca. Reconheceu os esforços do governo estadual para auxiliar o setor produtivo e encerrou: “Não haverá um novo ciclo de crescimento sem um novo olhar para o produtor”, disse Passos.

Outro homenageado, Bira Rocha, que foi secretário de Agricultura e também presidiu a Federação das Indústrias do RN (Fiern), disse que, com a homenagem, a Anorc e a Assembleia Legislativa estão fazendo história.

Participaram da sessão solene, além do presidente Ezequiel, os deputados Coronel Azevedo (PSC), Dr. Bernardo (Avante), Raimundo Fernandes (PSDB), Kleber Rodrigues (Avante), Isolda Dantas (PT), Vivaldo Costa (PSD), Ubaldo Fernandes (PL), George Soares (PR), Tomba Farias (PSDB), Nelter Queiroz (MDB), Gustavo Carvalho (PSDB), José Dias (PSDB), Getúlio Rêgo (DEM) e Hermano Morais.

O vice-governador Antenor Roberto representou a governadora Fátima Bezerra. Participaram ainda do evento os deputados federais Benes Leocádio (Republicanos) e Walter Alves (MDB); o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira; o secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha; Alexandre Confessor, presidente da Associação Norte-rio-grandense dos Caprinos e Ovinos; e Edilson Trindade, representante da Fiern.

Homenageados

Abelírio Vasconcelos da Rocha, Alexandre Chaves Dantas Barretto, Antônio Alexandre Confessor Júnior, Aluízio Alves (in memoriam), Clovis Veloso Freire (In memoriam), Cristovam Praxedes, Eduardo Carlos de Melo, Flávio Mousinho Moreira, Garibaldi Alves Filho, Geraldo José da Câmara Melo, Guilherme Moraes Saldanha, João Bosco Costa, João Dinarte Patriota (In memoriam), José Bezerra de Araújo Júnior, Kleber de Carvalho Bezerra, Marcelo Passos Sales, Moacir Torres Duarte (In memoriam), Nélio Silveira Dias (In memoriam), Otto Wagner de Araújo, Ottoni Fernandes Maia (In memoriam), Roosevelt José Meira Garcia, Rosano Taveira da Cunha, Sílvio Pizza Pedroza (In memoriam) e Tarcísio de Vasconcelos Maia (In memoriam).

Publicidade
Publicidade