O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, irá reunir a imprensa na próxima sexta-feira 31, às 10h30 da manhã, na sede da instituição, para apresentar novas parcerias da federação com empresários e autoridades da Alemanha. A entrevista coletiva terá a presença da cônsul-geral dos europeus para o Nordeste brasileiro, Maria Könning.
Em contato com a reportagem do Agora Jornal, Queiroz não detalhou o que será debatido no encontro com os jornalistas, mas afirmou que parcerias já existentes entre a Fecomércio e o país serão “aprimoradas”. “São diversos projetos na área do turismo e da qualificação profissional. Já temos uma parceria e ela será aprimorada”, afirmou.
Em 2014, uma comitiva formada por membros da Fecomércio esteve na Alemanha para estabelecer um termo de cooperação na área do turismo. A ideia era fomentar a criação de um fluxo turístico entre o RN e o país da Europa, incluindo a troca de experiências e conhecimento em áreas como capacitação profissional, planejamento e turismo. Até a possibilidade de um voo entre Natal e a Alemanha foi discutida na oportunidade.
O principal intuito da missão de três anos atrás foi conhecer melhor as potencialidades turísticas do país, que é pouco explorado por potiguares que vão à Europa. A intenção era fazer uma divulgação dos destinos no Rio Grande do Norte. O contrário também aconteceu.
Outro objetivo da viagem, que resultou na parceria, foi estabelecer um programa de intercâmbio entre alunos do Senac e outros alemães na área do turismo. A Renânia, um dos estados da Alemanha, mantém, por exemplo, um centro de formação de mão de obra para o setor, com destaque para as áreas de gastronomia e enologia. A parceria iniciada em 2014 previa que alunos do sistema pudessem adquirir conhecimentos na Europa e vice-versa.
Na programação da comitiva, além de visitas aos principais roteiros turísticos de alguns estados alemães, foram realizadas reuniões com autoridades estatais e privadas de entidades ligadas ao setor turístico – como a cúpula da Feira Estadual de Stuttgart, um complexo que reúne as principais feiras da Alemanha em um calendário que, atualmente, tem mais de 60 feiras por ano. Também houve visitas técnicas, como a realizada ao Motor World Stuttgart – um complexo que atrai milhares de turistas e foi montado no espaço de um antigo aeroporto.