17/10/2019 | 16:31
1 – Anúncios e fachadas com MUITAS informações
Algo que um empresário inexperiente faz é divulgar todos os seus contatos em anúncios ou na fachada da loja. Se ele tem um número da Oi, Vivo, TIM e Claro, coloca os quatro e ainda indica as operadoras. Além disso, inclui e-mail, Instagram, Facebook etc. O problema? Ninguém consegue lembrar de NENHUM contato, nos 20 segundos de tempo que tem ao olhar a fachada ou anúncio.
Anote: Quanto menos, melhor. Só coloque UM telefone e UMA rede social, que sejam fáceis de lembrar e anotar. O resultado será muito mais eficaz.
2 – Ofertas não atraentes
Uma loja que oferece 5% de desconto não chama atenção de ninguém. Exceções à parte, no varejo do dia a dia, descontos inferiores a 20% não irão fazer o cliente visitar sua loja. Se você só pode oferecer 5% de desconto, é melhor transformá-lo em outro benefício, como cupons para compras futuras, brindes, campanhas na internet ou como um agrado ao cliente que chegou até você e não como forma de atraí-lo.
Se você vai oferecer descontos, escolha alguns itens do seu estoque e faça promoções agressivas. De 30% a 60% de desconto, por exemplo. Isso pode ser a porta de entrada para fechar outras vendas, com maior margem de lucro na venda casada.
3 – Destacar TODOS os diferenciais do seu produto ou serviço
A palavra DESTAQUE significa algo que se sobressai. Quando tudo está em destaque, nada é relevante. Se você dá a mesma ênfase a preço, produto, data, endereço, patrocinadores, marca etc, nada vai ser importante. A comunicação vai ficar tão poluída e fora de foco que seu cliente não entenderá a mensagem ou perderá o interesse.
O ideal é fazer vários anúncios com foco em diferentes aspectos. Ou estender sua campanha numa rede social ou hotsite. Porém, na chamada do anúncio, só destaque o mais relevante de forma clara e objetiva para seu público alvo.
4 – Criar OUTDOORS ou banners com muita informação.
Já notou que os outdoors que mais chamam atenção são os que anunciam a si mesmos? O famoso ANUNCIE AQUI, que ocupa toda a placa. O segredo? Apenas DUAS PALAVRAS.
Numa mídia externa, o motorista conseguirá captar no máximo 15 palavras. Esse tipo de anúncio não pode conter data, hora, local, nomes de 20 artistas ou 5 produtos. Ela não é uma mídia explicativa; é mídia de impacto, de lembrança de marca, branding.
Então, ao criar um outdoor, SÓ destaque a sua marca, fone ou site. Uma única informação em até 5 ou 10 palavras terá muito mais impacto e chamará mais atenção que uma placa com a Divina Comédia do Dante Alighieri escrita nela!
5 – Colocar coisas que você gosta nos anúncios
Um erro muito comum, provocado por nossa tendência natural, é colocar algo que achamos “bonitinho” nos anúncios.
Se, por exemplo, você gosta de gatos, um anúncio com gatinhos vai lhe parecer simpático. Porém, é muito provável que ele não tenha nada a ver com o que está anunciando. Em geral, esse recurso acaba tornando a mensagem fraca e amadora.
Evite fazer pedidos de gosto pessoal. Confie no profissional que você contrata e entenda que a comunicação é uma arte que fala com o inconsciente. Afinal, na maioria das vezes, o “essencial é invisível aos olhos”.
Autor: ENRIQUE ROBLEDO, consultor na Robleddo Consulting. @robleddoconsulting – Zap: (84) 99403-2220