BUSCAR
BUSCAR
Renováveis
CERNE defende fortalecimento das agências reguladoras para enfrentar desafios do setor elétrico
Jean-Paul Prates, diretor-presidente do CERNE, ressaltou a consolidação de uma conduta transparente e autônoma das instituições
Redação
19/05/2016 | 14:45

O diretor-presidente do CERNE, Jean-Paul Prates, presidiu ontem (18) os trabalhos do primeiro dia da conferência internacional “Brazil Power & Energy Summit”, realizada no Tivoli Mofarrej Hotel Resort, em São Paulo.  O evento apresenta anualmente o setor elétrico brasileiro para investidores internacionais, especialmente da Ásia, e debate questões sobre regulação, financiamento, gestão e oportunidades.

Durante mesa-redonda com a presença do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Tiago Correia, e do CEO da EdP Energias do Brasil, Miguel Setas, Prates traçou rápido histórico da implantação das agências reguladoras no Brasil, salientou as diferenças entre atos regulatórios e diretrizes de política setorial, e defendeu que as agências consolidem sua conduta transparente, autônoma (quanto a atos regulatórios), a partir da manutenção das competências técnicas e recursos adequados.

“Proteger o consumidor-cidadão, fiscalizar os agentes-operadores, garantir um ambiente saudável de investimentos e transações financeiras são missões difíceis de se conciliar, mas o desafios das agências é exatamente esse”, explicou.

“Faremos agora 20 anos de implantação das agências reguladoras no Brasil. Tive a oportunidade de participar deste processo deste a sua gestação. Posso assegurar que, apesar de algumas distorções e adaptações a realidades conjunturais ou emergenciais que cruzaram nosso caminho, temos um sólido histórico e um futuro plenamente viável quanto a este aspecto do nosso arcabouço regulatório”, concluiu.

O primeiro dia do BPES foi dedicado aos aspectos financeiros, operacionais (em especial quanto a linhas de transmissão) e regulatórios dos setores de energia eólica, solar e hidroelétrica.

Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro
Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador cresceu 3,45%
19/03/2024 às 08:11
Presidente da ABIH celebra interiorização do turismo no Rio Grande do Norte
Gosson ressaltou que, pela primeira vez, testemunha um esforço concreto para promover o turismo no interior do RN
19/03/2024 às 08:00
Dólar fecha acima de R$ 5 pela primeira vez desde outubro
Bolsa sobe 0,17% em meio à expectativa sobre juros
18/03/2024 às 19:28
Correios é autorizado a preparar operação de quase R$ 4 bi com Banco do Brics
As operações ainda precisam passar pelo Senado Federal
18/03/2024 às 14:31
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.