Fruit Logistica
Barcelos recebe os ministros da Agricultura e dos Transportes da Alemanha
Christian Schmidt e Peter Ramsauer foram conhecer de perto o estande # Frutas do Brasil, durante a Fruit Logística, feira líder mundial no comércio de hortifruticultura
Divulgação
Christian Schmidt, ministro da agricultura alemão, à direita, ao lado de Luiz Roberto Barcelos

O empresário da frutcicultura, Luiz Roberto Barcelos, sócio majoritário da Agrícola Famosa e postulante a uma das vagas ao Senado pelo Rio Grande do Norte, recebeu nos últimos dois dias – quarta e quinta-feira – os Ministros da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, Christian Schmidt e o dos Transportes e Logística, Peter Ramsauer.

Eles foram visitar o estande # Frutas do Brasil, durante a Fruit Logística, feira líder mundial no comércio de hortifruticultura, que acontece desde o começo da semana em Berlim, na Alemanha. O evento, que teve início no último dia 7, encerra nesta sexta-feira,9.

Luiz Roberto Barcelos, que também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), frequenta tradicionalmente os maiores eventos ligados a fruticultura no mundo.

O melão é o principal produto da pauta de exportações do Rio Grande do Norte. Só no primeiro semestre do ano passado, registrou um crescimento de 187% em relação ao mesmo período de 2016.

Na ocasião, foram exportadas 65 mil toneladas, gerando numa receita de US$ 39,2 milhões da fruta. No total o estado exportou US$ 130,9 milhões, um incremento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, puxado principalmente pela agricultura irrigada.

O empresário Luiz Roberto Barcelos, com a Agrícola Famosa, é o maior exportador de frutas do Brasil, com fazendas no Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

Luiz Roberto Barcelos é um dos grandes responsáveis pela liderança do Rio Rio Grande do Norte na exportação de frutas, especialmente o melão, para a Europa.