quinta,
Publicidade
x fechar anúncio
Fortalecimento
XXII FIART terá artesãos de destaque através do Programa do Artesanato Brasileiro
Vigésima segunda edição da Feira Internacional de Artesanato vai acontecer no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, das 16 às 22h
Canindé Soares
Feira Internacional de Artesanato será de 20 a 29/01 no Centro de Convenções de Natal

Agendada para o período de 20 a 29 deste mês, a vigésima segunda edição da Feira Internacional de Artesanato vai colocar no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, das 16 às 22h, renomados e qualificados artesãos de várias partes do Brasil, numa ação do Programa do Artesanato Brasileiro, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

A intenção do PAB é inserir nos melhores eventos de artesanato do País aqueles cujos trabalhos são diferenciados e dotados de grande qualidade, contribuindo assim com a divulgação do que temos de melhor e possibilitando intercâmbio entre artesãos com vistas ao compartilhamento de técnicas e procedimentos que elevam o nível do trabalho existente hoje no País.

Ainda segundo o PAB essa participação em mostras e exposições, “visa a disseminação e a valorização da produção artesanal do país em âmbito nacional e internacional. As feiras de comercialização por sua vez contribuem para a geração de renda e a participação do PAB nesses eventos se dá por meio da locação de espaços personalizados e exclusivos para artesãos cadastrados no SICAB.”

A promotora da feira, a Espacial Eventos, anuncia números positivos com relação a última Fiart. 85% dos expositores aprovaram o fluxo de visitantes. A feira movimentou R$ 9.700.000,00 com a venda de produtos e a promoção do artesanato e colocou no palco dando visibilidade e oportunidade à 1.460 artistas. Artesãos de todas as regiões do Brasil e de 14 países participaram da feira. Pesquisa da Smart apontou que 92% dos entrevistados disseram que gostariam de visitar a próxima edição.

Para 2017 o coordenador da Fiart, Neiwaldo Guedes, anuncia que o tema será, “As tramas entre a arte, o talento e as oportunidades”. Para Guedes essa temática escolhida, “objetiva valorizar uma das técnicas de artesanato mais utilizadas em nosso Estado e no Brasil, os trançados, destacando a importância do trabalho manual e artístico para o surgimento de novas oportunidades de negócios”.

A XXII FIART em 2017 contará com 385 estandes e tem o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República), Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal e SEBRAE.