Publicidade
Solar Ferreiro Torto passa por processo de revitalização

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Macaíba (SMCT), em parceria com a de Infraestrutura, está revitalizando o Solar do Ferreiro Torto, único museu do país situado em área de mata atlântica. De acordo com o secretário da SMCT, Roberto Medeiros, os turistas que antes vinham visitar Macaíba e saíam insatisfeitos, criticando por o museu não dispor do serviço de guias de turismo, podem ficar tranquilos, pois o solar conta atualmente com dois estudantes de Turismo estagiando como guias, além de um terceiro que responde pelo treinamento dos estagiários e está realizando o serviço de catalogação do acervo histórico.

Desde que iniciou a revitalização e catalogação do acervo o número de visitas ao Ferreiro Torto aumentou. Este ano cerca de mil já foram registradas, entre elas constam a presença de alunos de escolas públicas e particulares da cidade e de outros municípios potiguares, como também de universitários e, ainda, turistas de outros estados e países, além de familiares do coronel Estevão José Barbosa de Moura, proprietário do casarão – construído no século XIX, precisamente no ano de 1847.

“O Solar é o marco da colonização portuguesa no município, por isso jamais poderia continuar da forma como estava, completamente abandonado. A prefeitura está realizando este trabalho para que Macaíba continue tendo seu espaço histórico aberto a visitas, principalmente para que os macaibenses possam conhecer a origem do seu município e a história dos seus antepassados”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.

 

Publicidade
Publicidade