Publicidade
Homenagem
Socorro Lira lança álbum sobre poemas da primeira romancista brasileira
Compositora paraibana Socorro Lira lança Cantos à BeiraMar, décimo segundo álbum de carreira, com dez composições suas sobre poemas da escritora e poeta maranhense Maria Firmina dos Reis
Divulgação
Compositora paraibana Socorro Lira

A compositora e cantora Socorro Lira se apresenta o show Cantos à Beira-mar no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel – TCP, em Natal, em show intimista, acompanhando-se ao violão. Lira é paraibana e reside em São Paulo desde 2004.

A compositora paraibana Socorro Lira lança Cantos à BeiraMar, décimo segundo álbum de carreira, com dez composições suas sobre poemas da escritora e poeta maranhense Maria Firmina dos Reis cujo centenário de morte se deu em 2017 (11/03/1822 – 11/11/1917). Nascida em São Luis, Firmina viveu e morreu em Guimarães, Maranhão, aos 95 anos.

O álbum ganha o nome do livro de poesia ‘Cantos à Beira-mar’, de Maria Firmina, lançado em 1871 pela própria autora que é considerada a primeira romancista brasileira, tendo antecedido Castro Alves em seu Navio Negreiro (1869) em dez anos, com o romance antiescravista Úrsula (1859) sobre a temática abolicionista. Era negra e foi também professora. Sua obra ganha cada vez mais força e visibilidade, agora, no Brasil.

O lançamento de Cantos à Beira-mar na forma de canção integra o primeiro ciclo do projeto AvivaVoz dedicado à Maria Firmina dos Reis, de autoria das escritoras paulistas Maria Valéria Rezende e Susana Ventura que assinam a pesquisa em torno das poetas brasileiras que viveram e publicaram nos séculos XVIII a XX no Brasil e em alguns periódicos de Portugal, mas não foram reconhecidas pela crítica literária da época ou ficaram esquecidas ao longo da História; e de Socorro Lira que selecionou e musicou 102 poemas de dez autoras dentre as mais de quarenta levantadas. O conteúdo será publicado em CDs, Songbook, palestras e shows.

No repertório, dez composições de autoria de Lira sobre poemas de Maria Firmina dos Reis, mais um poema recitado: Ela, Seu Nome e O Meu Desejo são alguns deles. Jorge Ribbas assina os arranjos e a direção musical e a própria Socorro assina a produção artística do álbum. A arte da capa é de Bernardita Uhart. Com tiragem especial de 500 exemplares físicos para colecionadores, colecionadoras e imprensa e venda exclusiva pelo sítio
www.socorrolira.com.br/loja, o CD Cantos à Beira-mar está disponível nas principais plataformas digitais.

Cantos à Beira-mar ao vivo: https://youtu.be/PPd08PgrNwo
Projeto AvivaVOZ (video-release) https://youtu.be/fFd3PDnxua0
Ouvir CD Cantos à Beira-mar
Spotify https://goo.gl/tbXgQq
iTunes https://goo.gl/B6rbRL

Serviço
Show: Socorro Lira apresenta Cantos à Beira-mar
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel – TCP.
Rua Jundiaí, 641 – Tirol, Natal – RN
Ingresso: R$40,00 (inteira); R$20,00 (meia)
Classificação: Livre

Publicidade
Publicidade