Publicidade
Rendimento
Prefeitura lança editais de cultura que podem gerar investimentos de até R$ 2 mi
Atendendo todas as vertentes de produção artística e manifestações culturais da cidade, 34 editais foram lançados pelo prefeito Álvaro Dias
Prefeitura de Natal
Prefeitura do Natal apresentou, na quinta-feira, 19, o maior volume de editais na história da cultura potiguar

A Prefeitura do Natal apresentou, na quinta-feira, 19, o maior volume de editais na história da cultura potiguar. Atendendo todas as vertentes de produção artística e manifestações culturais da cidade, 34 editais foram lançados pelo prefeito Álvaro Dias em cerimônia realizada no Palácio Felipe Camarão, resultando num investimento da ordem de R$ 2 milhões para o setor.

“Esses editais vão dar um apoio inestimável à cultura na cidade do Natal e mostra a prioridade que nossa gestão tem dado a esse setor”, explicou o chefe do Executivo, durante seu pronunciamento no evento. Os editais administrados através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) têm previsão de mobilização de público estimado em 600 mil pessoas.

Os inventivos são abrangentes em todas as áreas culturais, desde o Cinema, a Circulação Teatral e Formação Teatral, Fotografia, Quadrinhos, Zines, Propostas Criativas de Tecnologias Culturais e Inovação, Carnaval, Oficinas na área de Audiovisual, editais e seleções para Poesia, Ficção, Redação, Folclore, Vídeo Documentário, Contação de Histórias, Fomento às Expressões Culturais Religiosas, Seleção Pública Festival de Cultura e Artes das Matrizes Africana e Ameríndia, entre outros.

“A política de editais e seleções é uma realidade de política pública que o segmento cultural e cadeia produtiva e da economia criativa de Natal assimilou e aprova. E está alinhado com o Plano Municipal de Cultura”, comentou o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

Projetos consolidados na cidade, como o Natal em Natal, o Carnaval de Natal, o São João e os festivais de cultura popular, absorvem o conteúdo destes editais. “A nossa cidade é uma das mais belas do mundo e precisamos aproveitar essa característica, somada com a nossa cultura pungente, para atrair turistas e potencializar o nosso desenvolvimento. Por isso apostamos tanto no turismo de eventos”, comentou Álvaro Dias, que citou ainda a importância de mudanças no Plano Diretor da cidade para consolidar o crescimento da cidade.

Os editais lançados nesta quinta seguem cronogramas específicos. Primeiro, são formatados pela equipe da Secretaria de Cultura, em consonância com cada segmento, para em seguida passarem pelos crivos dos órgãos de controle do Município de Natal e depois serem lançados. No www.blogdafuncarte.com.br e www.natal.rn.gov.br estarão disponíveis anexos e documentos necessários para participação dos interessados.

“Cada edital tem suas características, prazos e peculiaridades. Com este lançamento, estamos possibilitando que cada segmento cultural e produtivo se organize quanto a prazos e execuções com bastante antecedência”, concluiu Dácio. Do total de 34 editais, sete estão abertos, sete já foram encerrados e 20 estarão disponíveis para o segmento artístico e cadeia produtiva da economia criativa.

Publicidade
Publicidade