Projeto
Pela primeira vez, final do Talentos Fenae/Apcefs será sediada em Natal
No evento, que ocorre no SERHS Natal Grand Hotel, haverá apresentação de intérpretes e compositores musicais, premiação e show de encerramento de Saulo Fernandes
O Portal N10
Saulo Fernandes será uma das atrações do evento

A partir desta quarta-feira, 5, até sábado, 8, Natal será a capital da música, da literatura e das artes visuais. A cidade sedia, pela primeira vez, a grande final do Talentos Fenae/Apcef 2018, projeto criado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e pelas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) para valorizar a produção artística dos empregados do banco. No evento, que ocorre no SERHS Natal Grand Hotel, haverá apresentação de intérpretes e compositores musicais, premiação e show de encerramento de Saulo Fernandes.

O Talentos foi criado em 2016, após uma fusão de outros eventos tradicionais realizados pela Fenae, como o Música Fenae e o Circuito Cultural. Nesta terceira edição, recebeu inscrições de 2.017 obras, divididas em quatro categorias e oito modalidades: Imagem (Foto e Vídeo), Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil), Literatura (Conto/Crônica e Poesia) e Música (Composição e Interpretação).

As obras passaram pelo crivo minucioso do júri técnico nas etapas regionais, além do voto popular. Agora, representando as Apcefs dos respectivos estados, disputam a fase nacional. A avaliação dos trabalhos pode ser feita pelo site www.fenae.org.br/talentos até o dia 5 de dezembro.

“A exemplo de 2016 e 2017, as obras deste ano estão de altíssimo nível. Convidamos não apenas os colegas da Caixa, mas todos a prestigiarem esses talentosos bancários”, frisa Moacir Carneiro, diretor sociocultural da Fenae.

Entre os dias 5 e 7, haverá a etapa classificatória presencial do concurso de Música. No sábado, os 12 finalistas (seis de composição e seis de interpretação) sobem ao palco para disputar o prêmio final. Neste mesmo dia, serão anunciados e premiados os vencedores das demais categorias.

Esta é a primeira vez que a grande final do Talentos Fenae/Apcef acontece em Natal. A capital foi escolhida em votação pelos presidentes das 27 Apcefs. “Receber um evento como o Talentos é grande reconhecimento para nós. Não só estamos ajudando a construir um festival importante para o pessoal da Caixa, mas também temos a oportunidade de conhecer obras muito especiais. Tenho certeza de que os associados potiguares vão gostar”, comenta o diretor da Apcef/RN, Omar Medeiros.

Mais de 2 mil obras recebidas

Segundo Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, o Talentos é um dos vários projetos e eventos desenvolvidos pela entidade para promover o bem-estar dos trabalhadores da Caixa. “Além de defender os direitos dos empregados e o caráter 100% público do banco, nosso objetivo é promover práticas sociais, esportivas e culturais. Isso se prova em eventos tão bem acolhidos, como é o caso do Talentos”, afirma.

A receptividade do pessoal da Caixa ao evento é alta. Em três anos, mais de 8 mil obras artísticas foram inscritas. Na edição 2018, foram cadastradas 2.017 obras, das quais 773 fotografias, 120 filmes, 142 desenhos infantis, 231 desenhos/pinturas, 196 contos/crônicas, 298 poesias, 99 composições musicais e 158 interpretações.

Serviço

Talentos Fenae/Apcef 2018
Classificatórias de Música: 5 a 7 de dezembro de 2018
Grande final: 8 de dezembro de 2018
Horário: A partir das 20h
Local: SERHS Natal Grand Hotel
Endereço: Via Costeira, 6045 – Parque das Dunas, Natal (RN)