Exposição
Memorial da História do RN será lançado neste domingo no Natal Shopping
Dentre os destaques, haverá um painel que apresenta a atuação política do escritor e folclorista Câmara Cascudo
Assessoria de Imprensa
Busto do escritor e folclorista Câmara Cascudo fará parte da exposição

Potiguares e turistas poderão conhecer mais sobre a história e cidadania do Rio Grande do Norte através de exposição que é iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa, com o Instituto Ludovicus e com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. A exibição que reunirá documentos, raridades e informações históricas sobre a evolução do voto, integra a programação do Setembro Cidadão. O Memorial da História do RN será lançado neste domingo dia 16, a partir das 16h, no Natal Shopping. O evento estará em exibição até o dia 30 de setembro.

Entre os destaques, haverá um painel que apresenta a atuação política do escritor e folclorista Câmara Cascudo como deputado estadual, durante a Revolução de 1930. Estarão expostos também modelos de todos os tipos de urnas de votação já utilizadas no país: a urna de ferro do início do século até a atual (eletrônica). O visitante encontrará também ilustrações referentes à evolução do voto, como a apresentação do primeiro Título de Eleitor do Rio Grande do Norte. O Memorial da História do RN será instalado no corredor principal, no primeiro piso do Natal Shopping, no Espaço Dorian Gray, com visitações abertas diariamente entre 16h e 22h.

 Setembro Cidadão

O Rio Grande do Norte, definido por lei complementar (494/2013), como o estado cidadão do Brasil, conta a partir deste sábado com 30 dias dedicados à promoção de uma série de atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, estado e do país.

Batizado como Setembro Cidadão, o mês da cidadania é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado e dirigido pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que visa despertar o país para a educação cidadã. Desde o início do mês, vem sendo realizada uma vasta programação, com o apoio de instituições e municípios, para levar a discussão da cidadania a crianças e adultos por todo o RN.