Publicidade
Incentivo
Governo do RN promove artesanato potiguar na 25ª Multifeira Mostra Brasil
De acordo com a organização do evento, mais de 30 mil pessoas já passaram pela feira até esta segunda. A feira segue até o dia 15 de setembro, no Arena das Dunas, em Natal.
Ivanízio Ramos / Assecom
Oito associações de artesãos estão expondo no pavilhão do Governo do Estado

Em visita à 25ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, na noite da segunda-feira, 9, a governadora Fátima Bezerra destacou a participação de artesãos potiguares vindos de diversas regiões do Rio Grande do Norte. “Por meio do Programa ProArte, o Governo do Estado viabilizou a participação de cerca de 126 artesãos. O artesanato potiguar enche os olhos pela beleza e pela diversidade de produtos. A Brasil Mostra Brasil é uma vitrine, uma grande oportunidade de mostrar o nosso artesanato para milhares de pessoas”, ressaltou.

Oito associações de artesãos estão expondo no pavilhão do Governo do Estado. Eles comercializam diversos tipos de produtos, como: renda de Bilro, macramê, crochê, esculturas de madeira, rocha e argila, peças de fibras vegetais, bonecas de pano, utensílios domésticos e muito mais. Alguns estão participando da Feira pela primeira vez, como é o caso de Jussier Brasa que trabalha há 25 anos com esculturas em madeira e com teatro de bonecos, conhecidos como: calunga ou João redondo. “Tem sido uma grande experiência conhecer outros artesãos e outros trabalhos. Estou muito feliz em estar aqui representando a minha arte e o meu Estado”, disse. 

A Multifeira Brasil Mostra Brasil teve início na última sexta-feira, 6, e segue até o próximo dia 15 de setembro na Arena das Dunas, em Natal. De acordo com a organização do evento, mais de 30 mil pessoas já passaram pela feira até esta segunda. Para os dez dias de evento, a expectativa é que cerca de 100 mil pessoas visitem o local. “O Governo do RN tem um olhar diferenciado para a valorização da arte e do artesanato do Estado. Por identificar o papel socioeconômico do evento que movimenta a economia e o turismo, além de levar o artesanato do Rio Grande do Norte para outras regiões do país. A professora Fátima sempre apoiou a Multifeira Brasil Mostra Brasil, nunca deixou de nos prestigiar”, lembrou Wilson Martinez, organizador do evento.

Uma das maiores feiras do Norte e Nordeste, a Brasil Mostra Brasil oferece uma variedade de produtos artesanais e industriais, além de praça de alimentação e setores de serviços. Neste ano, a feira conta com cerca de 350 expositores, oriundos de diversos lugares, outras cidades e até mesmo de outros estados.

Proarte-RN

O Programa Estadual de Artesanato (Proarte) atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Conta com quase 9 mil artesãos cadastrados.

Neste primeiro semestre, o Proarte já viabilizou a participação dos artesãos potiguares na 24º edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), no 12º Salão de Artesanato de Brasília e na 20º edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) e feiras regionais. Em apenas três feiras, os artesãos venderam cerca de R$ 1 milhão.

Publicidade
Publicidade