quarta,
Publicidade
x fechar anúncio
Publicação
Fundação José Augusto e IBGE lançam “Brasil em Números 2016” na Pinacoteca
Será lançado dia 17 de novembro, às 19h, em versão bilíngue e reúne informações sobre diferentes aspectos da realidade brasileira
Reprodução
Publicação de livro na Pinacoteca

Parte do acervo da Pinacoteca do Estado ilustrará a edição anual de uma importante publicação produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No dia 17 de novembro às 19h será lançado na própria Pinacoteca o livro “Brasil em Números 2016” em versão bilíngue, que reúne informações sobre diferentes aspectos da realidade brasileira englobando dados sociais econômicos, comércio, ciência e tecnologia, meio ambiente, turismo e informações governamentais.

A publicação terá informações históricas sobre o equipamento, textos de especialistas ilustrados com 24 imagens das obras de pintores potiguares.

O lançamento da edição 2016 terá a presença da Gerente de Relações Institucionais do IBGE nacional, Isabela Torres, além de autoridades federais e estaduais.

 

Livro de análises

Editada anualmente pelo IBGE, Brasil em Números é uma publicação com informações que aprofundam o conhecimento sobre importantes aspectos da realidade brasileira. Compacto em seu formato, o livro serve de instrumento de consulta e de base para análises e planejamentos em diversas esferas do governo e da sociedade. Pesquisas realizadas pelo IBGE, além de dados produzidos pelo Banco Central do Brasil, agências reguladoras e ministérios, serviram como fontes de conteúdo.

Através de tabelas e gráficos, o volume apresenta dados sobre território nacional, características demográficas e socioeconômicas da população, preços, contas nacionais, atividades agropecuárias, industriais, comerciais, de serviços, finanças públicas, comércio exterior, ciência e tecnologia e estatísticas básicas do governo, além de comparativos entre os estados brasileiros. Para oferecer ao leitor uma reflexão acerca de cada tema abordado, a obra é enriquecida, também, “com artigos de renomados professores, técnicos e pesquisadores de Instituições do RN (como UFRN, UERN e CERNE) e de outras renomadas universidades do país”.

 

Diferentes expressões

Com o objetivo de reunir informação estatística, conhecimento e arte, a 24ª edição do Brasil em Números é ilustrada com obras do Museu Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, localizado no centro histórico da capital potiguar. A diversidade criativa é uma das marcas do acervo da pinacoteca, que reúne diferentes expressões e estilos, como pinturas naifs, xilogravuras, litogravuras, esculturas e instalações de importantes artistas do estado e do país.

 

Artistas

Na publicação constam ilustrações de Abraham Palatnik, Antônio Diogo da Silva Parreiras , Assis Costa, Assis Marinho, Deusdeth Avelino de Araújo, Dorian Gray Caldas, Fernando Henrique de Oliveira Gurgel, Francisco Iran Dantas, Geicifran Francisco de Assis Azevedo, Iaponi Araújo, Iraken Marques de Lima, J. Medeiros, Julio Cesar Revoredo, Leopoldo Nelson de Souza Leite, Newton Navarro, Bilro, Tânia Maria de Oliveira Monte Melo, Thomé Filgueira,Vatenor,Di Oliveira , Ziltamir e Manxa.

Será aberta uma mostra coletiva das obras selecionadas para o livro, além do lançamento de um catálogo das obras selecionadas, produzido pela Fundação José Augusto (FJA).